Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938
Resumo: Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
id UNICAMP-30_f55478fb30bc2535005c50e232639a68
oai_identifier_str oai::1345998
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motionWind bands and their teachings : paradigms in motionBandas (Música)Educação musicalEnsinoBands (Music)Music educationTeachingOrientador: Silvia Cordeiro NassifTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: As bandas de música remontam sua atuação desde o século da chegada dos portugueses ao Brasil, por volta de 1549. Com o tempo essas manifestações se envolveram em diversas atividades como festas populares, religiosas, solenidades políticas, militares, eventos esportivos, desfiles, apresentações públicas, a partir das quais construíram suas identidades culturais interagindo então com os mais diferentes segmentos da sociedade. Porém, o vínculo com as atividades de ensino de música nos parece ser um dos mais demarcados, sobretudo por estar ligado de modo direto com o perpetuar dos grupos e, concomitantemente, à sobrevivência da cultura de bandas. No ensino, uma tradição mais conservadora aparece, especialmente, por proximidades a concepções pedagógicas que resguardam à partitura o objeto musical, ou seja, dão centralidade ao aprendizado da partitura nas aulas de música. Assim, investigamos aqui de que maneira essas diferentes ideologias, sobretudo as mais conservadoras, vêm persuadindo o ensino de música nas bandas. As questões que levantamos são: como esses fundamentos mais tradicionalistas continuam afetando as práticas de ensino na banda? Quais ideologias e posturas dão sustentação a esse paradigma mesmo frente a um contexto de mudanças e inovações pedagógicas? Quais outros elementos, práticas e pressupostos estão envolvidos nesse emaranhado e como trazê-los à discussão? Já os objetivos devem ser lidos juntamente das questões apresentadas: Investigar os papeis e a relevância atribuídos à leitura musical durante o processo de ensino em uma banda de música; Identificar valores, costumes e ideologias que ainda sustentam essa postura mais tradicionalista nesses espaços; Discutir essas relações de sustentação de valores frente às estratégias pedagógicas adotadas na banda identificando seus entraves e potencialidades. Assim, em estudo de caso realizado na Corporação Musical União dos Artistas da cidade de Itu/SP (Banda União), assumimos: a base epistemológica do materialismo histórico e dialético; a teoria enunciativo-discursiva e a compreensão da música como uma forma de linguagem socialmente significada para discutir a atribuição de sentido à música e às práticas pedagógicas; a teoria do desvio e a noção de cultura de Howard Becker para complementar essas discussões. Pudemos observar que os valores e costumes que informam a construção de um discurso musical na banda estudada são dinâmicos e controversos; sua cultura, identidade, discursos musicais e práticas de ensino guardam relativas estabilidades e convergências que transitam entre o tradicionalismo e poucas, mas avultadas, experiências de aberturas para uma progressão do objeto musical para além desse tradicionalismo partindo da partitura e suas estruturas teóricas e sistemáticas para a sonoridade, a performance, a experiência coletiva e as interações sociais. A banda se mostrou um campo aberto para diferentes possibilidades significativas com diferentes tendências e enfoques em certos momentos históricos e contextos de atuaçãoAbstract: The wind bands date back to their performance since the century of the arrival of the Portuguese in Brazil, around 1549. Over time these demonstrations became involved in various activities such as popular and religious festivals, political and military solemnities, sporting events, parades, public presentations, from which they built their cultural identities interacting with the most different segments of society. However, the link with music teaching activities seems to us to be one of the most demarcated, especially because it is directly linked to the perpetuation of groups and, concomitantly, to the survival of band culture. In teaching, a more conservative tradition appears, especially, by proximity to pedagogical conceptions that protect the musical object to the score, that is, give centrality to the learning of the score in music classes. Thus, we investigate here how these different ideologies, especially the more conservative ones, have been persuading the teaching of music in bands. The questions we raise are: How do these more traditionalist fundamentals continue to affect teaching practices in the band? What ideologies and postures support this paradigm even in a context of pedagogical changes and innovations? What other elements, practices, and assumptions are involved in this tangle and how to bring them into the discussion? The objectives should be read along with the questions presented: Investigate the roles and relevance attributed to musical reading during the teaching process in a wind band; Identify values, customs and ideologies that still sustain this more traditionalist stance in these spaces; Discuss these relationships of sustaining values in the face of the pedagogical strategies adopted in the band, identifying their obstacles and potentialities. Thus, in a case study carried out at the Corporação Musical União dos Artistas da cidade de Itu/SP (Banda União), we assume: the epistemological basis of historical and dialectical materialism; the enunciative-discursive theory and the understanding of music as a form of socially signified language to discuss the attribution of meaning to music and pedagogical practices; Howard Becker's theory of deviance and notion of culture to complement these discussions. We could observe that the values and customs that inform the construction of a musical discourse in the studied band are dynamic and controversial; Its culture, identity, musical discourses and teaching practices keep relative stability and convergences that transit between traditionalism and few, but large, experiences of openings for a progression of the musical object beyond this traditionalism starting from the score and its theoretical and systematic structures for sonority, performance, collective experience and social interactions. The band proved to be an open field for different significant possibilities with different tendencies and approaches in certain historical moments and contexts of performanceDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em Música[s.n.]Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-Barbosa, Joel Luis da SilvaSchroeder, Jorge LuizCruvinel, Flavia MariaNascimento, Marco Antonio ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Fernando Vieira da, 1985-20232023-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938CRUZ, Fernando Vieira da. Bandas de música e seus ensinos: paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345998porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T18:31:44Zoai::1345998Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-25T18:31:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
Wind bands and their teachings : paradigms in motion
title Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
spellingShingle Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
Bandas (Música)
Educação musical
Ensino
Bands (Music)
Music education
Teaching
title_short Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
title_full Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
title_fullStr Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
title_full_unstemmed Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
title_sort Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion
author Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
author_facet Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Barbosa, Joel Luis da Silva
Schroeder, Jorge Luiz
Cruvinel, Flavia Maria
Nascimento, Marco Antonio Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Bandas (Música)
Educação musical
Ensino
Bands (Music)
Music education
Teaching
topic Bandas (Música)
Educação musical
Ensino
Bands (Music)
Music education
Teaching
description Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938
CRUZ, Fernando Vieira da. Bandas de música e seus ensinos: paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938
identifier_str_mv CRUZ, Fernando Vieira da. Bandas de música e seus ensinos: paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345998
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138580578172928