Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados. Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante. |
id |
CP2-1_795b710f8dacdc99abacb0d924fce367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1551 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporâneaEducação MusicalEducação BásicaMulticulturalidadeEste artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados. Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 32-382594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551/1116Souza, Renan Santiago deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:56:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1551Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-04-30T18:56:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
title |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
spellingShingle |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea Souza, Renan Santiago de Educação Musical Educação Básica Multiculturalidade |
title_short |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
title_full |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
title_fullStr |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
title_sort |
Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea |
author |
Souza, Renan Santiago de |
author_facet |
Souza, Renan Santiago de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renan Santiago de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Educação Básica Multiculturalidade |
topic |
Educação Musical Educação Básica Multiculturalidade |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados. Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551/1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 32-38 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v3i4 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181387091968 |