Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renan Santiago de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados.  Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante.
id CP2-1_795b710f8dacdc99abacb0d924fce367
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1551
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporâneaEducação MusicalEducação BásicaMulticulturalidadeEste artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados.  Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 32-382594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551/1116Souza, Renan Santiago deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:56:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1551Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-04-30T18:56:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
title Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
spellingShingle Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
Souza, Renan Santiago de
Educação Musical
Educação Básica
Multiculturalidade
title_short Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
title_full Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
title_fullStr Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
title_full_unstemmed Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
title_sort Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea
author Souza, Renan Santiago de
author_facet Souza, Renan Santiago de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renan Santiago de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Educação Básica
Multiculturalidade
topic Educação Musical
Educação Básica
Multiculturalidade
description Este artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados.  Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1551/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 32-38
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v3i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181387091968