Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3385 |
Resumo: | A Língua e a sua transversalidade, de forma interdisciplinar, tendo a compreensão em leitura como suporte, são a base para a apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da ação docente. O ensinar requer saber aprender e saber construir e, nesse sentido, juntamente com os nossos alunos, desenvolvemos, de forma fundamentada, e com o devido suporte legal, um trabalho suscetível de modificar práticas, através da planificação e aplicação de uma Unidade Didática onde o “Hino da Região Autónoma da Madeira”, de João Victor Costa, deu voz a uma experiência pedagógica enquadrada em práticas de abordagem e desenvolvimento da compreensão em leitura, recorrendo a um conjunto de vozes que o texto contém. Assim, no sentido de tornarmos o hino supracitado mais claro, no que se refere aos mecanismos de compreensão, desenvolvemos uma panóplia de atividades que apelaram, sobretudo, à intertextualidade integrada em relações de multiculturalidade e “desocultação”1. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didáticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências conducentes às aprendizagens significativas dos nossos alunos e, desde logo, mais eficazes. |
id |
RCAP_d13a97b657d04674d054e4c12f15f0c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musicalEducação musical - Leitura - MulticulturalidadeEducação musical - Leitura - TransversalidadeLiteracia musicalEducação musical - CriançasEducação musical - Hábitos de leituraMúsica - Educação - CidadaniaA Língua e a sua transversalidade, de forma interdisciplinar, tendo a compreensão em leitura como suporte, são a base para a apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da ação docente. O ensinar requer saber aprender e saber construir e, nesse sentido, juntamente com os nossos alunos, desenvolvemos, de forma fundamentada, e com o devido suporte legal, um trabalho suscetível de modificar práticas, através da planificação e aplicação de uma Unidade Didática onde o “Hino da Região Autónoma da Madeira”, de João Victor Costa, deu voz a uma experiência pedagógica enquadrada em práticas de abordagem e desenvolvimento da compreensão em leitura, recorrendo a um conjunto de vozes que o texto contém. Assim, no sentido de tornarmos o hino supracitado mais claro, no que se refere aos mecanismos de compreensão, desenvolvemos uma panóplia de atividades que apelaram, sobretudo, à intertextualidade integrada em relações de multiculturalidade e “desocultação”1. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didáticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências conducentes às aprendizagens significativas dos nossos alunos e, desde logo, mais eficazes.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCastro, Alexandra Maria Sousa2015-05-27T11:53:00Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.049333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
title |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
spellingShingle |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical Castro, Alexandra Maria Sousa Educação musical - Leitura - Multiculturalidade Educação musical - Leitura - Transversalidade Literacia musical Educação musical - Crianças Educação musical - Hábitos de leitura Música - Educação - Cidadania |
title_short |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
title_full |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
title_fullStr |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
title_full_unstemmed |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
title_sort |
Transversalidade e multiculturalidade da leitura na aula de educação musical |
author |
Castro, Alexandra Maria Sousa |
author_facet |
Castro, Alexandra Maria Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Alexandra Maria Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical - Leitura - Multiculturalidade Educação musical - Leitura - Transversalidade Literacia musical Educação musical - Crianças Educação musical - Hábitos de leitura Música - Educação - Cidadania |
topic |
Educação musical - Leitura - Multiculturalidade Educação musical - Leitura - Transversalidade Literacia musical Educação musical - Crianças Educação musical - Hábitos de leitura Música - Educação - Cidadania |
description |
A Língua e a sua transversalidade, de forma interdisciplinar, tendo a compreensão em leitura como suporte, são a base para a apresentação desta reflexão, como dimensões pedagógicas da ação docente. O ensinar requer saber aprender e saber construir e, nesse sentido, juntamente com os nossos alunos, desenvolvemos, de forma fundamentada, e com o devido suporte legal, um trabalho suscetível de modificar práticas, através da planificação e aplicação de uma Unidade Didática onde o “Hino da Região Autónoma da Madeira”, de João Victor Costa, deu voz a uma experiência pedagógica enquadrada em práticas de abordagem e desenvolvimento da compreensão em leitura, recorrendo a um conjunto de vozes que o texto contém. Assim, no sentido de tornarmos o hino supracitado mais claro, no que se refere aos mecanismos de compreensão, desenvolvemos uma panóplia de atividades que apelaram, sobretudo, à intertextualidade integrada em relações de multiculturalidade e “desocultação”1. Concluímos, acreditando que o ensino e a aprendizagem, a partir de sequências didáticas planificadas, tendo em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, possibilitam o desenvolvimento de competências conducentes às aprendizagens significativas dos nossos alunos e, desde logo, mais eficazes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-10 2012-01-01T00:00:00Z 2015-05-27T11:53:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3385 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136344998412288 |