O SEGREDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011 |
Resumo: | O presente estudo de caso aborda, de maneira simples e didática, os dilemas impostos pelo relativismo cultural que se refletem nos conceitos éticos e morais de acordo com determinada sociedade. Trata-se de um caso que ilustra a conversa entre duas amigas, em que uma comete um ato passível de punição. Contudo, ao confidenciar o ato para sua amiga – a segunda personagem – se vê colocada em um dilema moral. Nesse sentido, tal proposta se mostra relevante por possibilitar a reflexão dos educandos sobre aspectos morais inerentes à sociedade. A partir do direcionamento do professor, equipes definidas e o caso apresentado, a sequência didática segue com o uso da metodologia do brainwriting, ou seja, o debate de ideias sobre o problema. Após esta fase, a atividade segue com a “árvore de problemas”, uma estratégia voltada à análise de problemas que permite identificar suas causas e os efeitos do problema central. Por fim, como método avaliativo, é solicitado aos alunos, a partir do uso de uma ferramenta digital, a criação de uma história em quadrinhos (storyboard). Espera-se que por meio desse estudo de caso os alunos possam refletir sobre o conceito de moral e compreender sua relação com a sociedade na qual estão inseridos compreendendo que a ética e a moral são alicerces de toda convivência humana. |
id |
CP2-1_7c9d36d86564c1a58c60ca005044f550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3011 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O SEGREDOéticamoralrelativismo culturalestudo de casoO presente estudo de caso aborda, de maneira simples e didática, os dilemas impostos pelo relativismo cultural que se refletem nos conceitos éticos e morais de acordo com determinada sociedade. Trata-se de um caso que ilustra a conversa entre duas amigas, em que uma comete um ato passível de punição. Contudo, ao confidenciar o ato para sua amiga – a segunda personagem – se vê colocada em um dilema moral. Nesse sentido, tal proposta se mostra relevante por possibilitar a reflexão dos educandos sobre aspectos morais inerentes à sociedade. A partir do direcionamento do professor, equipes definidas e o caso apresentado, a sequência didática segue com o uso da metodologia do brainwriting, ou seja, o debate de ideias sobre o problema. Após esta fase, a atividade segue com a “árvore de problemas”, uma estratégia voltada à análise de problemas que permite identificar suas causas e os efeitos do problema central. Por fim, como método avaliativo, é solicitado aos alunos, a partir do uso de uma ferramenta digital, a criação de uma história em quadrinhos (storyboard). Espera-se que por meio desse estudo de caso os alunos possam refletir sobre o conceito de moral e compreender sua relação com a sociedade na qual estão inseridos compreendendo que a ética e a moral são alicerces de toda convivência humana.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 111-1212525-28792525-287910.33025/ceb.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011/2064FAVACHO, MARIVANE DE FÁTIMA DA CRUZinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T16:28:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3011Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T16:28:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SEGREDO |
title |
O SEGREDO |
spellingShingle |
O SEGREDO FAVACHO, MARIVANE DE FÁTIMA DA CRUZ ética moral relativismo cultural estudo de caso |
title_short |
O SEGREDO |
title_full |
O SEGREDO |
title_fullStr |
O SEGREDO |
title_full_unstemmed |
O SEGREDO |
title_sort |
O SEGREDO |
author |
FAVACHO, MARIVANE DE FÁTIMA DA CRUZ |
author_facet |
FAVACHO, MARIVANE DE FÁTIMA DA CRUZ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FAVACHO, MARIVANE DE FÁTIMA DA CRUZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ética moral relativismo cultural estudo de caso |
topic |
ética moral relativismo cultural estudo de caso |
description |
O presente estudo de caso aborda, de maneira simples e didática, os dilemas impostos pelo relativismo cultural que se refletem nos conceitos éticos e morais de acordo com determinada sociedade. Trata-se de um caso que ilustra a conversa entre duas amigas, em que uma comete um ato passível de punição. Contudo, ao confidenciar o ato para sua amiga – a segunda personagem – se vê colocada em um dilema moral. Nesse sentido, tal proposta se mostra relevante por possibilitar a reflexão dos educandos sobre aspectos morais inerentes à sociedade. A partir do direcionamento do professor, equipes definidas e o caso apresentado, a sequência didática segue com o uso da metodologia do brainwriting, ou seja, o debate de ideias sobre o problema. Após esta fase, a atividade segue com a “árvore de problemas”, uma estratégia voltada à análise de problemas que permite identificar suas causas e os efeitos do problema central. Por fim, como método avaliativo, é solicitado aos alunos, a partir do uso de uma ferramenta digital, a criação de uma história em quadrinhos (storyboard). Espera-se que por meio desse estudo de caso os alunos possam refletir sobre o conceito de moral e compreender sua relação com a sociedade na qual estão inseridos compreendendo que a ética e a moral são alicerces de toda convivência humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3011/2064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 111-121 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180599611392 |