TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica com o conteúdo Dança durante o período do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, na cidade de Tocantinópolis (TO). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo, com o uso da autonarrativa. A análise do recorte empírico foi organizada em seis etapas, quais sejam: 1- Contextualização da Problemática; 2- Fase do planejamento/preparação; 3- Aulas teóricas; 4- Atividades práticas; 5- Ensaios das coreografias; 6- Momento da culminância. Os resultados da experiência apontaram que apesar dos desafios para ministrar a Dança ao longo do bimestre, sobretudo, em virtude da resistência por parte dos alunos do sexo masculino, é possível e necessário trabalhar com tal conteúdo nas aulas de Educação Física, incluindo aspetos de natureza teórica e prática, tal como o evento de dança realizado na escola.Abstract: The supervised internship is crucial in the training of future teachers, preparing them for the challenges of the teaching career. The aim of this study was to report the pedagogical experience through the content of Dance during the Supervised Curricular Internship in Physical Education in the Lower Secondary Education, at the Federal University of Northern Tocantins, in the city of Tocantinópolis (TO). This is an experience report, of a descriptive qualitative nature, using auto-narrative. The analysis of the empirical data was organized into six stages, namely: 1- Contextualization of the Problem; 2- Planning/preparation phase; 3- Theoretical classes; 4- Practical activities; 5- Choreography rehearsals; 6- Culmination moment. The results of the experience indicated that despite the challenges of teaching the "Dance" content in the bi-monthly planning, especially due to resistance from male students, it is possible and necessary to develop the content in Physical Education classes.Keywords: Supervised Internship; Experience Report; Dance. |
id |
CP2-1_7e21b66387432936e039feb9ec924a9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3980 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience reportEstágio SupervisionadoRelato de experiênciaDançaO presente estudo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica com o conteúdo Dança durante o período do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, na cidade de Tocantinópolis (TO). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo, com o uso da autonarrativa. A análise do recorte empírico foi organizada em seis etapas, quais sejam: 1- Contextualização da Problemática; 2- Fase do planejamento/preparação; 3- Aulas teóricas; 4- Atividades práticas; 5- Ensaios das coreografias; 6- Momento da culminância. Os resultados da experiência apontaram que apesar dos desafios para ministrar a Dança ao longo do bimestre, sobretudo, em virtude da resistência por parte dos alunos do sexo masculino, é possível e necessário trabalhar com tal conteúdo nas aulas de Educação Física, incluindo aspetos de natureza teórica e prática, tal como o evento de dança realizado na escola.Abstract: The supervised internship is crucial in the training of future teachers, preparing them for the challenges of the teaching career. The aim of this study was to report the pedagogical experience through the content of Dance during the Supervised Curricular Internship in Physical Education in the Lower Secondary Education, at the Federal University of Northern Tocantins, in the city of Tocantinópolis (TO). This is an experience report, of a descriptive qualitative nature, using auto-narrative. The analysis of the empirical data was organized into six stages, namely: 1- Contextualization of the Problem; 2- Planning/preparation phase; 3- Theoretical classes; 4- Practical activities; 5- Choreography rehearsals; 6- Culmination moment. The results of the experience indicated that despite the challenges of teaching the "Dance" content in the bi-monthly planning, especially due to resistance from male students, it is possible and necessary to develop the content in Physical Education classes.Keywords: Supervised Internship; Experience Report; Dance.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24062525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980/2539Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias de Almeida, Ana PaulaLopes de Souza, AdrielleLopes de Souza, Adriano2024-06-14T00:39:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3980Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-14T00:39:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
title |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
spellingShingle |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report Farias de Almeida, Ana Paula Estágio Supervisionado Relato de experiência Dança |
title_short |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
title_full |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
title_fullStr |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
title_full_unstemmed |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
title_sort |
TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report |
author |
Farias de Almeida, Ana Paula |
author_facet |
Farias de Almeida, Ana Paula Lopes de Souza, Adrielle Lopes de Souza, Adriano |
author_role |
author |
author2 |
Lopes de Souza, Adrielle Lopes de Souza, Adriano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias de Almeida, Ana Paula Lopes de Souza, Adrielle Lopes de Souza, Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado Relato de experiência Dança |
topic |
Estágio Supervisionado Relato de experiência Dança |
description |
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica com o conteúdo Dança durante o período do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, na cidade de Tocantinópolis (TO). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo, com o uso da autonarrativa. A análise do recorte empírico foi organizada em seis etapas, quais sejam: 1- Contextualização da Problemática; 2- Fase do planejamento/preparação; 3- Aulas teóricas; 4- Atividades práticas; 5- Ensaios das coreografias; 6- Momento da culminância. Os resultados da experiência apontaram que apesar dos desafios para ministrar a Dança ao longo do bimestre, sobretudo, em virtude da resistência por parte dos alunos do sexo masculino, é possível e necessário trabalhar com tal conteúdo nas aulas de Educação Física, incluindo aspetos de natureza teórica e prática, tal como o evento de dança realizado na escola.Abstract: The supervised internship is crucial in the training of future teachers, preparing them for the challenges of the teaching career. The aim of this study was to report the pedagogical experience through the content of Dance during the Supervised Curricular Internship in Physical Education in the Lower Secondary Education, at the Federal University of Northern Tocantins, in the city of Tocantinópolis (TO). This is an experience report, of a descriptive qualitative nature, using auto-narrative. The analysis of the empirical data was organized into six stages, namely: 1- Contextualization of the Problem; 2- Planning/preparation phase; 3- Theoretical classes; 4- Practical activities; 5- Choreography rehearsals; 6- Culmination moment. The results of the experience indicated that despite the challenges of teaching the "Dance" content in the bi-monthly planning, especially due to resistance from male students, it is possible and necessary to develop the content in Physical Education classes.Keywords: Supervised Internship; Experience Report; Dance. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980/2539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2406 2525-5916 10.33025/tefe.v9i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179279454208 |