TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias de Almeida, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lopes de Souza, Adrielle, Lopes de Souza, Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980
Resumo: O   presente   estudo   tem   como   objetivo relatar a experiência pedagógica com o conteúdo Dança durante o período do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, na cidade de Tocantinópolis (TO). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo, com o uso da autonarrativa. A análise do recorte empírico foi organizada em seis etapas, quais sejam: 1- Contextualização da Problemática; 2- Fase do planejamento/preparação; 3- Aulas teóricas; 4- Atividades práticas; 5- Ensaios das coreografias; 6- Momento da culminância. Os resultados da experiência apontaram que apesar dos desafios para ministrar a Dança ao longo do bimestre, sobretudo, em virtude da resistência por parte dos alunos do sexo masculino, é possível e necessário trabalhar com tal conteúdo nas aulas de Educação Física, incluindo aspetos de natureza teórica e prática, tal como o evento de dança realizado na escola.Abstract: The supervised internship is crucial in the training of future teachers, preparing them for the challenges of the teaching career. The aim of this study was to report the pedagogical experience through the content of Dance during the Supervised Curricular Internship in Physical Education in the Lower Secondary Education, at the Federal University of Northern Tocantins, in the city of Tocantinópolis (TO). This is an experience report, of a descriptive qualitative nature, using auto-narrative. The analysis of the empirical data was organized into six stages, namely: 1- Contextualization of the Problem; 2- Planning/preparation phase; 3- Theoretical classes; 4- Practical activities; 5- Choreography rehearsals; 6- Culmination moment. The results of the experience indicated that despite the challenges of teaching the "Dance" content in the bi-monthly planning, especially due to resistance from male students, it is possible and necessary to develop the content in Physical Education classes.Keywords: Supervised Internship; Experience Report; Dance.
id CP2-1_7e21b66387432936e039feb9ec924a9f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3980
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience reportEstágio SupervisionadoRelato de experiênciaDançaO   presente   estudo   tem   como   objetivo relatar a experiência pedagógica com o conteúdo Dança durante o período do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, na cidade de Tocantinópolis (TO). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo, com o uso da autonarrativa. A análise do recorte empírico foi organizada em seis etapas, quais sejam: 1- Contextualização da Problemática; 2- Fase do planejamento/preparação; 3- Aulas teóricas; 4- Atividades práticas; 5- Ensaios das coreografias; 6- Momento da culminância. Os resultados da experiência apontaram que apesar dos desafios para ministrar a Dança ao longo do bimestre, sobretudo, em virtude da resistência por parte dos alunos do sexo masculino, é possível e necessário trabalhar com tal conteúdo nas aulas de Educação Física, incluindo aspetos de natureza teórica e prática, tal como o evento de dança realizado na escola.Abstract: The supervised internship is crucial in the training of future teachers, preparing them for the challenges of the teaching career. The aim of this study was to report the pedagogical experience through the content of Dance during the Supervised Curricular Internship in Physical Education in the Lower Secondary Education, at the Federal University of Northern Tocantins, in the city of Tocantinópolis (TO). This is an experience report, of a descriptive qualitative nature, using auto-narrative. The analysis of the empirical data was organized into six stages, namely: 1- Contextualization of the Problem; 2- Planning/preparation phase; 3- Theoretical classes; 4- Practical activities; 5- Choreography rehearsals; 6- Culmination moment. The results of the experience indicated that despite the challenges of teaching the "Dance" content in the bi-monthly planning, especially due to resistance from male students, it is possible and necessary to develop the content in Physical Education classes.Keywords: Supervised Internship; Experience Report; Dance.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e24062525-591610.33025/tefe.v9i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980/2539Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias de Almeida, Ana PaulaLopes de Souza, AdrielleLopes de Souza, Adriano2024-06-14T00:39:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3980Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-14T00:39:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
title TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
spellingShingle TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
Farias de Almeida, Ana Paula
Estágio Supervisionado
Relato de experiência
Dança
title_short TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
title_full TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
title_fullStr TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
title_full_unstemmed TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
title_sort TRABALHANDO A DANÇA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Working with dance in Supervised Internship: an experience report
author Farias de Almeida, Ana Paula
author_facet Farias de Almeida, Ana Paula
Lopes de Souza, Adrielle
Lopes de Souza, Adriano
author_role author
author2 Lopes de Souza, Adrielle
Lopes de Souza, Adriano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias de Almeida, Ana Paula
Lopes de Souza, Adrielle
Lopes de Souza, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado
Relato de experiência
Dança
topic Estágio Supervisionado
Relato de experiência
Dança
description O   presente   estudo   tem   como   objetivo relatar a experiência pedagógica com o conteúdo Dança durante o período do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental II, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, na cidade de Tocantinópolis (TO). Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo, com o uso da autonarrativa. A análise do recorte empírico foi organizada em seis etapas, quais sejam: 1- Contextualização da Problemática; 2- Fase do planejamento/preparação; 3- Aulas teóricas; 4- Atividades práticas; 5- Ensaios das coreografias; 6- Momento da culminância. Os resultados da experiência apontaram que apesar dos desafios para ministrar a Dança ao longo do bimestre, sobretudo, em virtude da resistência por parte dos alunos do sexo masculino, é possível e necessário trabalhar com tal conteúdo nas aulas de Educação Física, incluindo aspetos de natureza teórica e prática, tal como o evento de dança realizado na escola.Abstract: The supervised internship is crucial in the training of future teachers, preparing them for the challenges of the teaching career. The aim of this study was to report the pedagogical experience through the content of Dance during the Supervised Curricular Internship in Physical Education in the Lower Secondary Education, at the Federal University of Northern Tocantins, in the city of Tocantinópolis (TO). This is an experience report, of a descriptive qualitative nature, using auto-narrative. The analysis of the empirical data was organized into six stages, namely: 1- Contextualization of the Problem; 2- Planning/preparation phase; 3- Theoretical classes; 4- Practical activities; 5- Choreography rehearsals; 6- Culmination moment. The results of the experience indicated that despite the challenges of teaching the "Dance" content in the bi-monthly planning, especially due to resistance from male students, it is possible and necessary to develop the content in Physical Education classes.Keywords: Supervised Internship; Experience Report; Dance.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3980/2539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 9 n. 1 (2024): JAN/DEZ Publicação contínua; e2406
2525-5916
10.33025/tefe.v9i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179279454208