Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594 |
Resumo: | O artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano. |
id |
CP2-1_7f98cdbc931866d379b34b4ce923d4dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/594 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro IIO artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana1983-007610.33025/rps.v1i5/6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594/507Ferreira, Fátima Ivone de OliveiraGuimarães, Eduardo Ribas De BiaseVendramin, Leandro Longoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T17:40:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/594Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-13T17:40:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
title |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira |
title_short |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
title_full |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
title_sort |
Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II |
author |
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira Guimarães, Eduardo Ribas De Biase Vendramin, Leandro Longo |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Eduardo Ribas De Biase Vendramin, Leandro Longo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira Guimarães, Eduardo Ribas De Biase Vendramin, Leandro Longo |
description |
O artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594/507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana 1983-0076 10.33025/rps.v1i5/6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042175393431552 |