Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guimarães, Eduardo Ribas De Biase, Vendramin, Leandro Longo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594
Resumo: O artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano.
id CP2-1_7f98cdbc931866d379b34b4ce923d4dc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/594
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro IIO artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana1983-007610.33025/rps.v1i5/6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594/507Ferreira, Fátima Ivone de OliveiraGuimarães, Eduardo Ribas De BiaseVendramin, Leandro Longoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T17:40:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/594Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-13T17:40:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
title Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
spellingShingle Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
title_short Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
title_full Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
title_fullStr Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
title_sort Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II
author Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
author_facet Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
Guimarães, Eduardo Ribas De Biase
Vendramin, Leandro Longo
author_role author
author2 Guimarães, Eduardo Ribas De Biase
Vendramin, Leandro Longo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fátima Ivone de Oliveira
Guimarães, Eduardo Ribas De Biase
Vendramin, Leandro Longo
description O artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/594/507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 5/6: Cidade, política e sociedade: reflexões sobre Sociologia Urbana
1983-0076
10.33025/rps.v1i5/6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175393431552