Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Leonardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camões, Maria Clara Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553
Resumo: Este artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente.
id CP2-1_64fe6bb64af5b8990466b610c2ee3402
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3553
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativasEste artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 57-691983-007610.33025/rps.v0i28reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553/2205Damasceno, LeonardoCamões, Maria Clara Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T16:24:57Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3553Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-21T16:24:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
title Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
spellingShingle Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
Damasceno, Leonardo
title_short Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
title_full Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
title_fullStr Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
title_full_unstemmed Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
title_sort Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
author Damasceno, Leonardo
author_facet Damasceno, Leonardo
Camões, Maria Clara Santiago
author_role author
author2 Camões, Maria Clara Santiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Leonardo
Camões, Maria Clara Santiago
description Este artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553/2205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 57-69
1983-0076
10.33025/rps.v0i28
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176231243776