Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553 |
Resumo: | Este artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente. |
id |
CP2-1_64fe6bb64af5b8990466b610c2ee3402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3553 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativasEste artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 57-691983-007610.33025/rps.v0i28reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553/2205Damasceno, LeonardoCamões, Maria Clara Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T16:24:57Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3553Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-21T16:24:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
title |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
spellingShingle |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas Damasceno, Leonardo |
title_short |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
title_full |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
title_fullStr |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
title_full_unstemmed |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
title_sort |
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas |
author |
Damasceno, Leonardo |
author_facet |
Damasceno, Leonardo Camões, Maria Clara Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Camões, Maria Clara Santiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, Leonardo Camões, Maria Clara Santiago |
description |
Este artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3553/2205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 57-69 1983-0076 10.33025/rps.v0i28 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176231243776 |