PENSANDO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO: APONTAMENTOS E POSSIBILIDADES
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1472 |
Resumo: | Os estudos de gênero compõem um campo fértil para pensar a promoção de uma cultura de direitos humanos no interior da escola básica, através do reconhecimento da alteridade e da diversidade. Nesse sentido, a perspectiva da interseccionalidade contribui para esse reconhecimento na medida em que entende as categorias feminino e masculino de forma plural e não fixa, pois são atravessadas por outras categorias como classe, raça, etnia e orientação sexual. Com base em parte do debate produzido sobre o tema, este artigo busca levantar algumas reflexões sobre as possibilidades, geradas pela articulação entre interseccionalidade e multiculturalismo, no desenvolvimento de práticas para a educação em direitos humanos. Nesta articulação, o equacionamento da igualdade e da diferença, considerado um dilema por algumas das reflexões feministas, mostra-se possível através da construção de parâmetros éticos. Uma ética pautada pela noção de justiça social e que norteie tanto as relações sociais quanto a prática pedagógica.Palavras-chave: Educação em direitos humanos; Gênero e educação; Interseccionalidade; Multiculturalismo. |
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PENSANDO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO: APONTAMENTOS E POSSIBILIDADESOs estudos de gênero compõem um campo fértil para pensar a promoção de uma cultura de direitos humanos no interior da escola básica, através do reconhecimento da alteridade e da diversidade. Nesse sentido, a perspectiva da interseccionalidade contribui para esse reconhecimento na medida em que entende as categorias feminino e masculino de forma plural e não fixa, pois são atravessadas por outras categorias como classe, raça, etnia e orientação sexual. Com base em parte do debate produzido sobre o tema, este artigo busca levantar algumas reflexões sobre as possibilidades, geradas pela articulação entre interseccionalidade e multiculturalismo, no desenvolvimento de práticas para a educação em direitos humanos. Nesta articulação, o equacionamento da igualdade e da diferença, considerado um dilema por algumas das reflexões feministas, mostra-se possível através da construção de parâmetros éticos. Uma ética pautada pela noção de justiça social e que norteie tanto as relações sociais quanto a prática pedagógica.Palavras-chave: Educação em direitos humanos; Gênero e educação; Interseccionalidade; Multiculturalismo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1472Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 20: Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação; 23-381983-007610.33025/rps.v0i20reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1472/1066de Oliveira, Natália Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T13:38:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1472Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-12-10T13:38:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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