Promoção da igualdade de gênero pela educação: análise da jurisprudência no sistema interamericano de direitos humanos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27081 |
Resumo: | The gender represents the socially and historic conception of the male and female which reflects in women’s inequality and submission. Education as a public policy responsible for transmitting culture, values and critical sense is essential to modify gender stereotypes in order to promote equal opportunities to women in order to achieve political, social and economic equality of the sexes. The purpose was to examine decisions of the InterAmerican Court of Human Rights in which the violation was due to this social conception given to women and acknowledged the necessity of education public policies for gender equality |
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Porto, Júlia Pinto FerreiraSouza, Tamíres Ferreira de2022-08-23T23:43:21Z2022-08-23T23:43:21Z2018-09-29Souza, Tamíres Ferreira de. Promoção da igualdade de gênero pela educação: análise da jurisprudência no sistema interamericano de direitos humanos. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Constitucional) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27081The gender represents the socially and historic conception of the male and female which reflects in women’s inequality and submission. Education as a public policy responsible for transmitting culture, values and critical sense is essential to modify gender stereotypes in order to promote equal opportunities to women in order to achieve political, social and economic equality of the sexes. The purpose was to examine decisions of the InterAmerican Court of Human Rights in which the violation was due to this social conception given to women and acknowledged the necessity of education public policies for gender equalityO gênero representa a formação histórica e social do feminino e do masculino, que reflete em desigualdades e submissão da mulher. A educação enquanto política pública responsável pela transmissão de cultura, valores e senso crítico é essencial para a alteração destes estereótipos de gênero atribuídos às mulheres, para promover oportunidades iguais para este grupo, a fim de alcançar a igualdade política, social e econômica dos sexos. O objetivo foi a análise de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos em que a violação ocorreu em virtude dessa concepção social atribuída à mulher e houve o reconhecimento da necessidade de políticas públicas educacionais para promover a igualdade de gêneroporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Direito ConstitucionalPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALIgualdade de gêneroEducaçãoPolíticas públicasGender equalityEducationPublic policyPromoção da igualdade de gênero pela educação: análise da jurisprudência no sistema interamericano de direitos humanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTAMÍRES FERREIRA DE SOUZA.pdfapplication/pdf3372128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27081/1/TAM%c3%8dRES%20FERREIRA%20DE%20SOUZA.pdf7e217793607b2ad10addf35c3deede30MD51TEXTTAMÍRES FERREIRA DE SOUZA.pdf.txtTAMÍRES FERREIRA DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain196343https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27081/2/TAM%c3%8dRES%20FERREIRA%20DE%20SOUZA.pdf.txt5f0c75871e096bc755c138128ffa0d4fMD52THUMBNAILTAMÍRES FERREIRA DE SOUZA.pdf.jpgTAMÍRES FERREIRA DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27081/3/TAM%c3%8dRES%20FERREIRA%20DE%20SOUZA.pdf.jpg4c4d89ca7419ec8c858dca9b450705daMD53handle/270812022-08-24 01:02:42.726oai:repositorio.pucsp.br:handle/27081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-24T04:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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