PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Beatriz de Melo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Marcelo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880
Resumo: baseado em uma pesquisa acerca da presença e da importância da Antropologiano currículo de Sociologia do Ensino Médio, na modalidade Normal (formação de professorespara os anos iniciais), o texto considera, a partir dos temas privilegiados de cada etapa doCurrículo Mínimo praticados nas unidades escolares da rede estadual de educação do Rio deJaneiro, da 1ª, 2ª e 3ª séries da modalidade Curso Normal (Formação de Professores), versão2013, um diálogo com as/os docentes de Sociologia, objetivando compreender quais ospontos de vista, análises e interpretações destas e destes sobre conteúdos antropológicospresentes no currículo. Tal cenário contou com múltiplas e qualitativas abordagens depesquisa, às quais descrevemos e problematizamos, a fim de ofertar aos demais pesquisadoresque se debrucem nesta mesma temática um leque de opções e oportunidades de abordagem,bem como da evitação de erros comuns nos quais toda e qualquer pesquisa podeinvariavelmente esbarrar.
id CP2-1_8b87d76536a946a1811aa036a7728afd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3880
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIAbaseado em uma pesquisa acerca da presença e da importância da Antropologiano currículo de Sociologia do Ensino Médio, na modalidade Normal (formação de professorespara os anos iniciais), o texto considera, a partir dos temas privilegiados de cada etapa doCurrículo Mínimo praticados nas unidades escolares da rede estadual de educação do Rio deJaneiro, da 1ª, 2ª e 3ª séries da modalidade Curso Normal (Formação de Professores), versão2013, um diálogo com as/os docentes de Sociologia, objetivando compreender quais ospontos de vista, análises e interpretações destas e destes sobre conteúdos antropológicospresentes no currículo. Tal cenário contou com múltiplas e qualitativas abordagens depesquisa, às quais descrevemos e problematizamos, a fim de ofertar aos demais pesquisadoresque se debrucem nesta mesma temática um leque de opções e oportunidades de abordagem,bem como da evitação de erros comuns nos quais toda e qualquer pesquisa podeinvariavelmente esbarrar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 30 (2022): Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; 4-231983-007610.33025/rps.vi30reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880/2412Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Beatriz de MeloAraújo, Marcelo da Silva2024-07-22T20:37:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3880Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-22T20:37:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
title PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
spellingShingle PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
Araújo, Beatriz de Melo
title_short PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
title_full PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
title_fullStr PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
title_full_unstemmed PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
title_sort PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
author Araújo, Beatriz de Melo
author_facet Araújo, Beatriz de Melo
Araújo, Marcelo da Silva
author_role author
author2 Araújo, Marcelo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Beatriz de Melo
Araújo, Marcelo da Silva
description baseado em uma pesquisa acerca da presença e da importância da Antropologiano currículo de Sociologia do Ensino Médio, na modalidade Normal (formação de professorespara os anos iniciais), o texto considera, a partir dos temas privilegiados de cada etapa doCurrículo Mínimo praticados nas unidades escolares da rede estadual de educação do Rio deJaneiro, da 1ª, 2ª e 3ª séries da modalidade Curso Normal (Formação de Professores), versão2013, um diálogo com as/os docentes de Sociologia, objetivando compreender quais ospontos de vista, análises e interpretações destas e destes sobre conteúdos antropológicospresentes no currículo. Tal cenário contou com múltiplas e qualitativas abordagens depesquisa, às quais descrevemos e problematizamos, a fim de ofertar aos demais pesquisadoresque se debrucem nesta mesma temática um leque de opções e oportunidades de abordagem,bem como da evitação de erros comuns nos quais toda e qualquer pesquisa podeinvariavelmente esbarrar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880/2412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 30 (2022): Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; 4-23
1983-0076
10.33025/rps.vi30
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176263749632