PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880 |
Resumo: | baseado em uma pesquisa acerca da presença e da importância da Antropologiano currículo de Sociologia do Ensino Médio, na modalidade Normal (formação de professorespara os anos iniciais), o texto considera, a partir dos temas privilegiados de cada etapa doCurrículo Mínimo praticados nas unidades escolares da rede estadual de educação do Rio deJaneiro, da 1ª, 2ª e 3ª séries da modalidade Curso Normal (Formação de Professores), versão2013, um diálogo com as/os docentes de Sociologia, objetivando compreender quais ospontos de vista, análises e interpretações destas e destes sobre conteúdos antropológicospresentes no currículo. Tal cenário contou com múltiplas e qualitativas abordagens depesquisa, às quais descrevemos e problematizamos, a fim de ofertar aos demais pesquisadoresque se debrucem nesta mesma temática um leque de opções e oportunidades de abordagem,bem como da evitação de erros comuns nos quais toda e qualquer pesquisa podeinvariavelmente esbarrar. |
id |
CP2-1_8b87d76536a946a1811aa036a7728afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3880 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIAbaseado em uma pesquisa acerca da presença e da importância da Antropologiano currículo de Sociologia do Ensino Médio, na modalidade Normal (formação de professorespara os anos iniciais), o texto considera, a partir dos temas privilegiados de cada etapa doCurrículo Mínimo praticados nas unidades escolares da rede estadual de educação do Rio deJaneiro, da 1ª, 2ª e 3ª séries da modalidade Curso Normal (Formação de Professores), versão2013, um diálogo com as/os docentes de Sociologia, objetivando compreender quais ospontos de vista, análises e interpretações destas e destes sobre conteúdos antropológicospresentes no currículo. Tal cenário contou com múltiplas e qualitativas abordagens depesquisa, às quais descrevemos e problematizamos, a fim de ofertar aos demais pesquisadoresque se debrucem nesta mesma temática um leque de opções e oportunidades de abordagem,bem como da evitação de erros comuns nos quais toda e qualquer pesquisa podeinvariavelmente esbarrar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 30 (2022): Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; 4-231983-007610.33025/rps.vi30reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880/2412Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Beatriz de MeloAraújo, Marcelo da Silva2024-07-22T20:37:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3880Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-22T20:37:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
title |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
spellingShingle |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA Araújo, Beatriz de Melo |
title_short |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
title_full |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
title_fullStr |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
title_sort |
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE PESQUISA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: BREVES APONTAMENTOS SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE SOCIOLOGIA |
author |
Araújo, Beatriz de Melo |
author_facet |
Araújo, Beatriz de Melo Araújo, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Marcelo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Beatriz de Melo Araújo, Marcelo da Silva |
description |
baseado em uma pesquisa acerca da presença e da importância da Antropologiano currículo de Sociologia do Ensino Médio, na modalidade Normal (formação de professorespara os anos iniciais), o texto considera, a partir dos temas privilegiados de cada etapa doCurrículo Mínimo praticados nas unidades escolares da rede estadual de educação do Rio deJaneiro, da 1ª, 2ª e 3ª séries da modalidade Curso Normal (Formação de Professores), versão2013, um diálogo com as/os docentes de Sociologia, objetivando compreender quais ospontos de vista, análises e interpretações destas e destes sobre conteúdos antropológicospresentes no currículo. Tal cenário contou com múltiplas e qualitativas abordagens depesquisa, às quais descrevemos e problematizamos, a fim de ofertar aos demais pesquisadoresque se debrucem nesta mesma temática um leque de opções e oportunidades de abordagem,bem como da evitação de erros comuns nos quais toda e qualquer pesquisa podeinvariavelmente esbarrar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3880/2412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 30 (2022): Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; 4-23 1983-0076 10.33025/rps.vi30 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176263749632 |