MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/714 |
Resumo: | Este estudo envolveu duas escolas do munícipio de Nova Iguaçú/RJ (Escola Municipalizada Engenho Pequeno e Escola Municipal Capistrano de Abreu). O objetivo do trabalho foi o de possibilitar o desenvolvimento de conteúdos que fazem parte da Educação Física escolar a partir da confecção de brinquedos feitos com sucatas. Foram realizadas quatro oficinas de construção de brinquedos com turmas do 2º, 3º e 5º anos do primeiro ciclo do ensino fundamental de ambas as escolas. A pesquisa é de natureza qualitativa referenciada numa pesquisa-ação. Para coletar as informações, foram utilizados um diário de campo e a observação participante, durante e após as oficinas. Os resultados demonstraram que o processo de construção pode despertar o senso criativo e a capacidade de resolução de problemas dos educandos, além de favorecer o diálogo e o trabalho coletivo. Assim, a confecção de brinquedos pode fazer parte das aulas de Educação Física, sem que essas percam qualidade. |
id |
CP2-1_8d89d79fcc06842c370cf0a7fd028702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/714 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSsucatamaterial alternativoeducação físicaEste estudo envolveu duas escolas do munícipio de Nova Iguaçú/RJ (Escola Municipalizada Engenho Pequeno e Escola Municipal Capistrano de Abreu). O objetivo do trabalho foi o de possibilitar o desenvolvimento de conteúdos que fazem parte da Educação Física escolar a partir da confecção de brinquedos feitos com sucatas. Foram realizadas quatro oficinas de construção de brinquedos com turmas do 2º, 3º e 5º anos do primeiro ciclo do ensino fundamental de ambas as escolas. A pesquisa é de natureza qualitativa referenciada numa pesquisa-ação. Para coletar as informações, foram utilizados um diário de campo e a observação participante, durante e após as oficinas. Os resultados demonstraram que o processo de construção pode despertar o senso criativo e a capacidade de resolução de problemas dos educandos, além de favorecer o diálogo e o trabalho coletivo. Assim, a confecção de brinquedos pode fazer parte das aulas de Educação Física, sem que essas percam qualidade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/714Temas em Educação Física Escolar; v. 2 n. 1 (2017): Jan./Jun. 2017; 15-292525-591610.33025/tefe.v2i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/714/pdfPeixoto, Rodrigo PortalAzevedo, Ivone Ouverney Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-05T11:43:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/714Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-05T11:43:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
spellingShingle |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Peixoto, Rodrigo Portal sucata material alternativo educação física |
title_short |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_full |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_fullStr |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
title_sort |
MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
author |
Peixoto, Rodrigo Portal |
author_facet |
Peixoto, Rodrigo Portal Azevedo, Ivone Ouverney Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Ivone Ouverney Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Rodrigo Portal Azevedo, Ivone Ouverney Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sucata material alternativo educação física |
topic |
sucata material alternativo educação física |
description |
Este estudo envolveu duas escolas do munícipio de Nova Iguaçú/RJ (Escola Municipalizada Engenho Pequeno e Escola Municipal Capistrano de Abreu). O objetivo do trabalho foi o de possibilitar o desenvolvimento de conteúdos que fazem parte da Educação Física escolar a partir da confecção de brinquedos feitos com sucatas. Foram realizadas quatro oficinas de construção de brinquedos com turmas do 2º, 3º e 5º anos do primeiro ciclo do ensino fundamental de ambas as escolas. A pesquisa é de natureza qualitativa referenciada numa pesquisa-ação. Para coletar as informações, foram utilizados um diário de campo e a observação participante, durante e após as oficinas. Os resultados demonstraram que o processo de construção pode despertar o senso criativo e a capacidade de resolução de problemas dos educandos, além de favorecer o diálogo e o trabalho coletivo. Assim, a confecção de brinquedos pode fazer parte das aulas de Educação Física, sem que essas percam qualidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/714 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/714/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 2 n. 1 (2017): Jan./Jun. 2017; 15-29 2525-5916 10.33025/tefe.v2i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178356707328 |