“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88120 |
Resumo: | O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento. |
id |
UFRGS-2_27efeca1432419023b069003040b644f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88120 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ayala, Mariana MenezesFortuna, Tânia Ramos2014-03-01T01:54:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/88120000912063O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.application/pdfporEducação infantilSucataCriatividade“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912063.pdf000912063.pdfTexto completoapplication/pdf435194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/1/000912063.pdf41a2cb222602605b479cd43fb8b5e869MD51TEXT000912063.pdf.txt000912063.pdf.txtExtracted Texttext/plain75671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/2/000912063.pdf.txt777668d65547564314eea72b9ae6c658MD52THUMBNAIL000912063.pdf.jpg000912063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/3/000912063.pdf.jpg681b5da18975def2b520c45b1f51396fMD5310183/881202018-10-18 08:12:13.666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
title |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
spellingShingle |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil Ayala, Mariana Menezes Educação infantil Sucata Criatividade |
title_short |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
title_full |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
title_fullStr |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
title_full_unstemmed |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
title_sort |
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil |
author |
Ayala, Mariana Menezes |
author_facet |
Ayala, Mariana Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayala, Mariana Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fortuna, Tânia Ramos |
contributor_str_mv |
Fortuna, Tânia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Sucata Criatividade |
topic |
Educação infantil Sucata Criatividade |
description |
O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88120 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912063 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88120 |
identifier_str_mv |
000912063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/1/000912063.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/2/000912063.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/3/000912063.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41a2cb222602605b479cd43fb8b5e869 777668d65547564314eea72b9ae6c658 681b5da18975def2b520c45b1f51396f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122221203456 |