“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayala, Mariana Menezes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88120
Resumo: O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.
id UFRGS-2_27efeca1432419023b069003040b644f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88120
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ayala, Mariana MenezesFortuna, Tânia Ramos2014-03-01T01:54:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/88120000912063O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.application/pdfporEducação infantilSucataCriatividade“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912063.pdf000912063.pdfTexto completoapplication/pdf435194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/1/000912063.pdf41a2cb222602605b479cd43fb8b5e869MD51TEXT000912063.pdf.txt000912063.pdf.txtExtracted Texttext/plain75671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/2/000912063.pdf.txt777668d65547564314eea72b9ae6c658MD52THUMBNAIL000912063.pdf.jpg000912063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/3/000912063.pdf.jpg681b5da18975def2b520c45b1f51396fMD5310183/881202018-10-18 08:12:13.666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
title “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
spellingShingle “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
Ayala, Mariana Menezes
Educação infantil
Sucata
Criatividade
title_short “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
title_full “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
title_fullStr “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
title_full_unstemmed “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
title_sort “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
author Ayala, Mariana Menezes
author_facet Ayala, Mariana Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayala, Mariana Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortuna, Tânia Ramos
contributor_str_mv Fortuna, Tânia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Sucata
Criatividade
topic Educação infantil
Sucata
Criatividade
description O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88120
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912063
url http://hdl.handle.net/10183/88120
identifier_str_mv 000912063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/1/000912063.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/2/000912063.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88120/3/000912063.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41a2cb222602605b479cd43fb8b5e869
777668d65547564314eea72b9ae6c658
681b5da18975def2b520c45b1f51396f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122221203456