Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794 |
Resumo: | : o artigo relata uma experiência no debate sobre o tema ideologia em turmas da 1ª série do Ensino Médio do campus Niterói do Colégio Pedro II/RJ, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atendendo aos temas do programa curricular (Ideologia, indústria cultural e Contra-Hegemonia), discutiu-se a relação entre ideologia, indústria cultural e seu efeito corrente, o consumismo, nas transmissões da mídia do sistema capitalista. Apresentando três vídeos, captados do Youtube, e um texto de José Rodorval Ramalho, empenhamo-nos em uma discussão coletiva baseados nos vídeos, texto e o conteúdo aprendido nas interações pedagógicas. Tendo por hipótese o fato de que as propagandas de produtos na mídia ocidental capitalista conseguem emitir uma inequívoca, apesar de interpretativa, mensagem que associa consumo e existência social, os resultados, além da percepção e da tessitura das relações entre teoria e realidade social pelos educandos, demonstraram que estes identificam as propagandas no mundo capitalista como geradoras e veiculadoras de ideologias de consumo, as quais reproduzem padrões de status quo, cuja mensagem associa sucesso e realização como aspectos que só serão alcançados mediante o enquadramento à formula capitalista do TER mais que SER. Assim, pudemos perceber a evocação do sociólogo Émile Durkheim, de Karl Marx, além das reflexões do filósofo esloveno Slavoj Žižek como referências conceituais feitas pelos próprios educandos em seu tratamento do tema. |
id |
CP2-1_8ecdf4412612313489602620f8a14948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1794 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino MédioEnsino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo.: o artigo relata uma experiência no debate sobre o tema ideologia em turmas da 1ª série do Ensino Médio do campus Niterói do Colégio Pedro II/RJ, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atendendo aos temas do programa curricular (Ideologia, indústria cultural e Contra-Hegemonia), discutiu-se a relação entre ideologia, indústria cultural e seu efeito corrente, o consumismo, nas transmissões da mídia do sistema capitalista. Apresentando três vídeos, captados do Youtube, e um texto de José Rodorval Ramalho, empenhamo-nos em uma discussão coletiva baseados nos vídeos, texto e o conteúdo aprendido nas interações pedagógicas. Tendo por hipótese o fato de que as propagandas de produtos na mídia ocidental capitalista conseguem emitir uma inequívoca, apesar de interpretativa, mensagem que associa consumo e existência social, os resultados, além da percepção e da tessitura das relações entre teoria e realidade social pelos educandos, demonstraram que estes identificam as propagandas no mundo capitalista como geradoras e veiculadoras de ideologias de consumo, as quais reproduzem padrões de status quo, cuja mensagem associa sucesso e realização como aspectos que só serão alcançados mediante o enquadramento à formula capitalista do TER mais que SER. Assim, pudemos perceber a evocação do sociólogo Émile Durkheim, de Karl Marx, além das reflexões do filósofo esloveno Slavoj Žižek como referências conceituais feitas pelos próprios educandos em seu tratamento do tema.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 42-542525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794/1287Araujo, Marcelo da SilvaCoutinho, Marvin OliveiraMartins, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1794Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
title |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
spellingShingle |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio Araujo, Marcelo da Silva Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo. |
title_short |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
title_full |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
title_fullStr |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
title_sort |
Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio |
author |
Araujo, Marcelo da Silva |
author_facet |
Araujo, Marcelo da Silva Coutinho, Marvin Oliveira Martins, Victor |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Marvin Oliveira Martins, Victor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Marcelo da Silva Coutinho, Marvin Oliveira Martins, Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo. |
topic |
Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo. |
description |
: o artigo relata uma experiência no debate sobre o tema ideologia em turmas da 1ª série do Ensino Médio do campus Niterói do Colégio Pedro II/RJ, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atendendo aos temas do programa curricular (Ideologia, indústria cultural e Contra-Hegemonia), discutiu-se a relação entre ideologia, indústria cultural e seu efeito corrente, o consumismo, nas transmissões da mídia do sistema capitalista. Apresentando três vídeos, captados do Youtube, e um texto de José Rodorval Ramalho, empenhamo-nos em uma discussão coletiva baseados nos vídeos, texto e o conteúdo aprendido nas interações pedagógicas. Tendo por hipótese o fato de que as propagandas de produtos na mídia ocidental capitalista conseguem emitir uma inequívoca, apesar de interpretativa, mensagem que associa consumo e existência social, os resultados, além da percepção e da tessitura das relações entre teoria e realidade social pelos educandos, demonstraram que estes identificam as propagandas no mundo capitalista como geradoras e veiculadoras de ideologias de consumo, as quais reproduzem padrões de status quo, cuja mensagem associa sucesso e realização como aspectos que só serão alcançados mediante o enquadramento à formula capitalista do TER mais que SER. Assim, pudemos perceber a evocação do sociólogo Émile Durkheim, de Karl Marx, além das reflexões do filósofo esloveno Slavoj Žižek como referências conceituais feitas pelos próprios educandos em seu tratamento do tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794/1287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 42-54 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v3i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180188569600 |