Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coutinho, Marvin Oliveira, Martins, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794
Resumo: : o artigo relata uma experiência no debate sobre o tema ideologia em turmas da 1ª série do Ensino Médio do campus Niterói do Colégio Pedro II/RJ, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atendendo aos temas do programa curricular (Ideologia, indústria cultural e Contra-Hegemonia), discutiu-se a relação entre ideologia, indústria cultural e seu efeito corrente, o consumismo, nas transmissões da mídia do sistema capitalista. Apresentando três vídeos, captados do Youtube, e um texto de José Rodorval Ramalho, empenhamo-nos em uma discussão coletiva baseados nos vídeos, texto e o conteúdo aprendido nas interações pedagógicas. Tendo por hipótese o fato de que as propagandas de produtos na mídia ocidental capitalista conseguem emitir uma inequívoca, apesar de interpretativa, mensagem que associa consumo e existência social, os resultados, além da percepção e da tessitura das relações entre teoria e realidade social pelos educandos, demonstraram que estes identificam as propagandas no mundo capitalista como geradoras e veiculadoras de ideologias de consumo, as quais reproduzem padrões de status quo, cuja mensagem associa sucesso e realização como aspectos que só serão alcançados mediante o enquadramento à formula capitalista do TER mais que SER. Assim, pudemos perceber a evocação do sociólogo Émile Durkheim, de Karl Marx, além das reflexões do filósofo esloveno Slavoj Žižek como referências conceituais feitas pelos próprios educandos em seu tratamento do tema.
id CP2-1_8ecdf4412612313489602620f8a14948
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1794
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino MédioEnsino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo.: o artigo relata uma experiência no debate sobre o tema ideologia em turmas da 1ª série do Ensino Médio do campus Niterói do Colégio Pedro II/RJ, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atendendo aos temas do programa curricular (Ideologia, indústria cultural e Contra-Hegemonia), discutiu-se a relação entre ideologia, indústria cultural e seu efeito corrente, o consumismo, nas transmissões da mídia do sistema capitalista. Apresentando três vídeos, captados do Youtube, e um texto de José Rodorval Ramalho, empenhamo-nos em uma discussão coletiva baseados nos vídeos, texto e o conteúdo aprendido nas interações pedagógicas. Tendo por hipótese o fato de que as propagandas de produtos na mídia ocidental capitalista conseguem emitir uma inequívoca, apesar de interpretativa, mensagem que associa consumo e existência social, os resultados, além da percepção e da tessitura das relações entre teoria e realidade social pelos educandos, demonstraram que estes identificam as propagandas no mundo capitalista como geradoras e veiculadoras de ideologias de consumo, as quais reproduzem padrões de status quo, cuja mensagem associa sucesso e realização como aspectos que só serão alcançados mediante o enquadramento à formula capitalista do TER mais que SER. Assim, pudemos perceber a evocação do sociólogo Émile Durkheim, de Karl Marx, além das reflexões do filósofo esloveno Slavoj Žižek como referências conceituais feitas pelos próprios educandos em seu tratamento do tema.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 42-542525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794/1287Araujo, Marcelo da SilvaCoutinho, Marvin OliveiraMartins, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1794Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
title Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
spellingShingle Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
Araujo, Marcelo da Silva
Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo.
title_short Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
title_full Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
title_fullStr Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
title_full_unstemmed Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
title_sort Ideologia em imagens: o PIBID e a atividade com turmas de 1ª série do Ensino Médio
author Araujo, Marcelo da Silva
author_facet Araujo, Marcelo da Silva
Coutinho, Marvin Oliveira
Martins, Victor
author_role author
author2 Coutinho, Marvin Oliveira
Martins, Victor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Marcelo da Silva
Coutinho, Marvin Oliveira
Martins, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo.
topic Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Ideologia. Indústria Cultural. Consumismo.
description : o artigo relata uma experiência no debate sobre o tema ideologia em turmas da 1ª série do Ensino Médio do campus Niterói do Colégio Pedro II/RJ, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atendendo aos temas do programa curricular (Ideologia, indústria cultural e Contra-Hegemonia), discutiu-se a relação entre ideologia, indústria cultural e seu efeito corrente, o consumismo, nas transmissões da mídia do sistema capitalista. Apresentando três vídeos, captados do Youtube, e um texto de José Rodorval Ramalho, empenhamo-nos em uma discussão coletiva baseados nos vídeos, texto e o conteúdo aprendido nas interações pedagógicas. Tendo por hipótese o fato de que as propagandas de produtos na mídia ocidental capitalista conseguem emitir uma inequívoca, apesar de interpretativa, mensagem que associa consumo e existência social, os resultados, além da percepção e da tessitura das relações entre teoria e realidade social pelos educandos, demonstraram que estes identificam as propagandas no mundo capitalista como geradoras e veiculadoras de ideologias de consumo, as quais reproduzem padrões de status quo, cuja mensagem associa sucesso e realização como aspectos que só serão alcançados mediante o enquadramento à formula capitalista do TER mais que SER. Assim, pudemos perceber a evocação do sociólogo Émile Durkheim, de Karl Marx, além das reflexões do filósofo esloveno Slavoj Žižek como referências conceituais feitas pelos próprios educandos em seu tratamento do tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1794/1287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 42-54
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180188569600