POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Peres, Marcus Vinicius
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308
Resumo: This article proposes to reaffirm the importance of teaching Civil-Military Dictatorship in Brazil, in response to a series of demands of present. I understand this subject as a "sensitive issue" (Araújo, 2013) as well as considering the approach of its continuities and effects as a part of a History Teaching in order to building a democratic society. I see this discussion as a part of the curriculum field, and I seek help from a post-foundational approach to understand such matters. 
id CP2-1_92f554194d1c7a24956f02f6ef6a2717
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/308
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.Teaching of HistoryCivil-Military Dictatorshipdemocratic societypost-fundational approach.Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional.This article proposes to reaffirm the importance of teaching Civil-Military Dictatorship in Brazil, in response to a series of demands of present. I understand this subject as a "sensitive issue" (Araújo, 2013) as well as considering the approach of its continuities and effects as a part of a History Teaching in order to building a democratic society. I see this discussion as a part of the curriculum field, and I seek help from a post-foundational approach to understand such matters. Esse artigo se propõe a reafirmar a importância do ensino da Ditadura Civil-Militar no Brasil, como resposta a uma série de demandas do nosso presente. Entendo esse objeto de estudo como um “tema sensível” (ARAÚJO, 2013), e considero crucial a abordagem de suas permanências e efeitos no presente como parte de um ensino de História voltado para a construção de uma sociedade mais democrática. Eu vejo essa discussão como parte do campo do currículo, e procuro me aproximar de uma abordagem pós-fundacional para entender tais questões. Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308Revista Encontros; Vol. 12 No. 22 (2014): TIME & HISTORY (1964-2014); 61-79Revista Encontros; v. 12 n. 22 (2014): Tempo & História - 1964-2014; 61-792447-61961807-386710.33025/enc.v12i22reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308/248Monteiro Peres, Marcus Viniciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T21:23:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/308Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-26T21:23:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
title POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
spellingShingle POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
Monteiro Peres, Marcus Vinicius
Teaching of History
Civil-Military Dictatorship
democratic society
post-fundational approach.
Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional.
title_short POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
title_full POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
title_fullStr POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
title_full_unstemmed POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
title_sort POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
author Monteiro Peres, Marcus Vinicius
author_facet Monteiro Peres, Marcus Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro Peres, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching of History
Civil-Military Dictatorship
democratic society
post-fundational approach.
Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional.
topic Teaching of History
Civil-Military Dictatorship
democratic society
post-fundational approach.
Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional.
description This article proposes to reaffirm the importance of teaching Civil-Military Dictatorship in Brazil, in response to a series of demands of present. I understand this subject as a "sensitive issue" (Araújo, 2013) as well as considering the approach of its continuities and effects as a part of a History Teaching in order to building a democratic society. I see this discussion as a part of the curriculum field, and I seek help from a post-foundational approach to understand such matters. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308/248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista Encontros; Vol. 12 No. 22 (2014): TIME & HISTORY (1964-2014); 61-79
Revista Encontros; v. 12 n. 22 (2014): Tempo & História - 1964-2014; 61-79
2447-6196
1807-3867
10.33025/enc.v12i22
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179342368768