POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308 |
Resumo: | This article proposes to reaffirm the importance of teaching Civil-Military Dictatorship in Brazil, in response to a series of demands of present. I understand this subject as a "sensitive issue" (Araújo, 2013) as well as considering the approach of its continuities and effects as a part of a History Teaching in order to building a democratic society. I see this discussion as a part of the curriculum field, and I seek help from a post-foundational approach to understand such matters. |
id |
CP2-1_92f554194d1c7a24956f02f6ef6a2717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/308 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia.Teaching of HistoryCivil-Military Dictatorshipdemocratic societypost-fundational approach.Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional.This article proposes to reaffirm the importance of teaching Civil-Military Dictatorship in Brazil, in response to a series of demands of present. I understand this subject as a "sensitive issue" (Araújo, 2013) as well as considering the approach of its continuities and effects as a part of a History Teaching in order to building a democratic society. I see this discussion as a part of the curriculum field, and I seek help from a post-foundational approach to understand such matters. Esse artigo se propõe a reafirmar a importância do ensino da Ditadura Civil-Militar no Brasil, como resposta a uma série de demandas do nosso presente. Entendo esse objeto de estudo como um “tema sensível” (ARAÚJO, 2013), e considero crucial a abordagem de suas permanências e efeitos no presente como parte de um ensino de História voltado para a construção de uma sociedade mais democrática. Eu vejo essa discussão como parte do campo do currículo, e procuro me aproximar de uma abordagem pós-fundacional para entender tais questões. Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308Revista Encontros; Vol. 12 No. 22 (2014): TIME & HISTORY (1964-2014); 61-79Revista Encontros; v. 12 n. 22 (2014): Tempo & História - 1964-2014; 61-792447-61961807-386710.33025/enc.v12i22reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308/248Monteiro Peres, Marcus Viniciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T21:23:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/308Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-06-26T21:23:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
title |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
spellingShingle |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. Monteiro Peres, Marcus Vinicius Teaching of History Civil-Military Dictatorship democratic society post-fundational approach. Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional. |
title_short |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
title_full |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
title_fullStr |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
title_full_unstemmed |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
title_sort |
POR QUE ENSINAR A DITADURA CIVIL-MILITAR? A formação de um sujeito por meio da democracia. |
author |
Monteiro Peres, Marcus Vinicius |
author_facet |
Monteiro Peres, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro Peres, Marcus Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching of History Civil-Military Dictatorship democratic society post-fundational approach. Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional. |
topic |
Teaching of History Civil-Military Dictatorship democratic society post-fundational approach. Ensino de História - Ditadura Civil Militar - sociedade democrática - currículo - abordagem pós fundacional. |
description |
This article proposes to reaffirm the importance of teaching Civil-Military Dictatorship in Brazil, in response to a series of demands of present. I understand this subject as a "sensitive issue" (Araújo, 2013) as well as considering the approach of its continuities and effects as a part of a History Teaching in order to building a democratic society. I see this discussion as a part of the curriculum field, and I seek help from a post-foundational approach to understand such matters. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/308/248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Encontros; Vol. 12 No. 22 (2014): TIME & HISTORY (1964-2014); 61-79 Revista Encontros; v. 12 n. 22 (2014): Tempo & História - 1964-2014; 61-79 2447-6196 1807-3867 10.33025/enc.v12i22 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179342368768 |