Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Guilherme Nascimento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Marcelo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552
Resumo: Este artigo parte de um relatório de pesquisa em Iniciação à Docência, transcorrida entre outubro e dezembro de 2020. Realizada no âmbito da Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II, a pesquisa “Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: reflexões e possibilidades” contou com um bolsista e utilizou-se de variados instrumentos de pesquisa sob o formato online, buscando a alcançando a contribuição de docentes da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro. Investigando o fazer destes atores, a pesquisa inscreveu-se na fronteira entre formação de professores e currículo (pendendo mais para este último) e intenta, neste artigo, além de elaborar uma Introdução, apresentar e descrever as metodologias utilizadas (a saber, GoogleForms, grupo focal e entrevista individual) e, por fim, indicar algumas conclusões. Estas conclusões apontaram que há um déficit da aplicação de conteúdos antropológicos no documento prescritivo Currículo Mínimo (que referencia os planos bimestrais a serem aplicados na interação com os estudantes). Inversamente, vimos que as temáticas propriamente antropológicas têm lugar cativo nos planos de aula docentes, o que faz com que haja uma curiosa, porém, compreensível, assintonia entre estas realidades. Compreendemos, em razão da extensão e profundidade da pesquisa, que tais conclusões são muito mais exploratórias e indicativas que definitivas. Deste modo, desejamos que este texto contribua, acima de tudo, para iluminar um cenário e propor, a partir disso, reflexões e debates.
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