Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552 |
Resumo: | Este artigo parte de um relatório de pesquisa em Iniciação à Docência, transcorrida entre outubro e dezembro de 2020. Realizada no âmbito da Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II, a pesquisa “Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: reflexões e possibilidades” contou com um bolsista e utilizou-se de variados instrumentos de pesquisa sob o formato online, buscando a alcançando a contribuição de docentes da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro. Investigando o fazer destes atores, a pesquisa inscreveu-se na fronteira entre formação de professores e currículo (pendendo mais para este último) e intenta, neste artigo, além de elaborar uma Introdução, apresentar e descrever as metodologias utilizadas (a saber, GoogleForms, grupo focal e entrevista individual) e, por fim, indicar algumas conclusões. Estas conclusões apontaram que há um déficit da aplicação de conteúdos antropológicos no documento prescritivo Currículo Mínimo (que referencia os planos bimestrais a serem aplicados na interação com os estudantes). Inversamente, vimos que as temáticas propriamente antropológicas têm lugar cativo nos planos de aula docentes, o que faz com que haja uma curiosa, porém, compreensível, assintonia entre estas realidades. Compreendemos, em razão da extensão e profundidade da pesquisa, que tais conclusões são muito mais exploratórias e indicativas que definitivas. Deste modo, desejamos que este texto contribua, acima de tudo, para iluminar um cenário e propor, a partir disso, reflexões e debates. |
id |
CP2-1_977759f4c067f87741e1a5f5ccdbfcdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3552 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docênciaEste artigo parte de um relatório de pesquisa em Iniciação à Docência, transcorrida entre outubro e dezembro de 2020. Realizada no âmbito da Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II, a pesquisa “Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: reflexões e possibilidades” contou com um bolsista e utilizou-se de variados instrumentos de pesquisa sob o formato online, buscando a alcançando a contribuição de docentes da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro. Investigando o fazer destes atores, a pesquisa inscreveu-se na fronteira entre formação de professores e currículo (pendendo mais para este último) e intenta, neste artigo, além de elaborar uma Introdução, apresentar e descrever as metodologias utilizadas (a saber, GoogleForms, grupo focal e entrevista individual) e, por fim, indicar algumas conclusões. Estas conclusões apontaram que há um déficit da aplicação de conteúdos antropológicos no documento prescritivo Currículo Mínimo (que referencia os planos bimestrais a serem aplicados na interação com os estudantes). Inversamente, vimos que as temáticas propriamente antropológicas têm lugar cativo nos planos de aula docentes, o que faz com que haja uma curiosa, porém, compreensível, assintonia entre estas realidades. Compreendemos, em razão da extensão e profundidade da pesquisa, que tais conclusões são muito mais exploratórias e indicativas que definitivas. Deste modo, desejamos que este texto contribua, acima de tudo, para iluminar um cenário e propor, a partir disso, reflexões e debates.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 40-561983-007610.33025/rps.v0i28reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552/2204Prates, Guilherme NascimentoAraújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T16:24:57Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3552Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-21T16:24:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
title |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
spellingShingle |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência Prates, Guilherme Nascimento |
title_short |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
title_full |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
title_fullStr |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
title_sort |
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência |
author |
Prates, Guilherme Nascimento |
author_facet |
Prates, Guilherme Nascimento Araújo, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Marcelo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prates, Guilherme Nascimento Araújo, Marcelo da Silva |
description |
Este artigo parte de um relatório de pesquisa em Iniciação à Docência, transcorrida entre outubro e dezembro de 2020. Realizada no âmbito da Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II, a pesquisa “Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: reflexões e possibilidades” contou com um bolsista e utilizou-se de variados instrumentos de pesquisa sob o formato online, buscando a alcançando a contribuição de docentes da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro. Investigando o fazer destes atores, a pesquisa inscreveu-se na fronteira entre formação de professores e currículo (pendendo mais para este último) e intenta, neste artigo, além de elaborar uma Introdução, apresentar e descrever as metodologias utilizadas (a saber, GoogleForms, grupo focal e entrevista individual) e, por fim, indicar algumas conclusões. Estas conclusões apontaram que há um déficit da aplicação de conteúdos antropológicos no documento prescritivo Currículo Mínimo (que referencia os planos bimestrais a serem aplicados na interação com os estudantes). Inversamente, vimos que as temáticas propriamente antropológicas têm lugar cativo nos planos de aula docentes, o que faz com que haja uma curiosa, porém, compreensível, assintonia entre estas realidades. Compreendemos, em razão da extensão e profundidade da pesquisa, que tais conclusões são muito mais exploratórias e indicativas que definitivas. Deste modo, desejamos que este texto contribua, acima de tudo, para iluminar um cenário e propor, a partir disso, reflexões e debates. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3552/2204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 40-56 1983-0076 10.33025/rps.v0i28 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176229146624 |