A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Elaine Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/800
Resumo: Este artigo, parte de uma tese acerca da construção da (in)disciplina na escola, tem como objetivo discutir as mudanças pela qual a escola atual tem passado, devido ao fato da mesma estar inserida no contexto sócio-histórico da pós-modernidade. A escola não pode mais ser a mesma criada no século XIX, mas ainda não consegue se reconstruir como uma instituição que representa e reproduz a sociedade atual, com seus valores, crenças e verdades. Conclui-se que a instituição escolar precisa se reconstruir para reencontrar seu espaço no contexto de uma sociedade pós-moderna. Ela ainda possui um status muito importante na sociedade atual, uma vez que é o espaço obrigatório de formação, para qual são enviados as crianças e os jovens de cada cidade, estado, país. No entanto, seu status simbólico, sua relevância, seu papel, estão cada vez menos claros e definidos. Por isso, a escola precisa se redefinir para manter sua importância e seu papel na sociedade atual.
id CP2-1_9793e92fda8e7b120c0861956233b9ce
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/800
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Modernoescolamodernidadepós modernidadecriseparadigmasEste artigo, parte de uma tese acerca da construção da (in)disciplina na escola, tem como objetivo discutir as mudanças pela qual a escola atual tem passado, devido ao fato da mesma estar inserida no contexto sócio-histórico da pós-modernidade. A escola não pode mais ser a mesma criada no século XIX, mas ainda não consegue se reconstruir como uma instituição que representa e reproduz a sociedade atual, com seus valores, crenças e verdades. Conclui-se que a instituição escolar precisa se reconstruir para reencontrar seu espaço no contexto de uma sociedade pós-moderna. Ela ainda possui um status muito importante na sociedade atual, uma vez que é o espaço obrigatório de formação, para qual são enviados as crianças e os jovens de cada cidade, estado, país. No entanto, seu status simbólico, sua relevância, seu papel, estão cada vez menos claros e definidos. Por isso, a escola precisa se redefinir para manter sua importância e seu papel na sociedade atual.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/800Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 116-1332525-28792525-287910.33025/ceb.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/800/659Novais, Elaine Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:08:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/800Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:08:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
title A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
spellingShingle A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
Novais, Elaine Lopes
escola
modernidade
pós modernidade
crise
paradigmas
title_short A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
title_full A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
title_fullStr A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
title_full_unstemmed A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
title_sort A Crise de Paradigmas na Escola Atual: Uma Escola Moderna em um Mundo Pós Moderno
author Novais, Elaine Lopes
author_facet Novais, Elaine Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Elaine Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv escola
modernidade
pós modernidade
crise
paradigmas
topic escola
modernidade
pós modernidade
crise
paradigmas
description Este artigo, parte de uma tese acerca da construção da (in)disciplina na escola, tem como objetivo discutir as mudanças pela qual a escola atual tem passado, devido ao fato da mesma estar inserida no contexto sócio-histórico da pós-modernidade. A escola não pode mais ser a mesma criada no século XIX, mas ainda não consegue se reconstruir como uma instituição que representa e reproduz a sociedade atual, com seus valores, crenças e verdades. Conclui-se que a instituição escolar precisa se reconstruir para reencontrar seu espaço no contexto de uma sociedade pós-moderna. Ela ainda possui um status muito importante na sociedade atual, uma vez que é o espaço obrigatório de formação, para qual são enviados as crianças e os jovens de cada cidade, estado, país. No entanto, seu status simbólico, sua relevância, seu papel, estão cada vez menos claros e definidos. Por isso, a escola precisa se redefinir para manter sua importância e seu papel na sociedade atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/800
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/800/659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 1 n. 2 (2016): Práticas de Sala de Aula; 116-133
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v1i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180152918016