A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483
Resumo: Este tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma "nova escola".ReferênciasARAÚJO, Maristela Midlej Silva. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 515-529, set./dez. 2007.ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.______. Tempos Líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Fiker. Brasília: Editora Brasiliense, 1981.DELEUZE, Guiles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: 34, 1995.FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade. História, teoria e pesquisa - Campinas: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas, Papirus, 2005.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2008.GUIDO, Humberto. Filosofia da Educação: entre o anti-moderno e o ultramoderno. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo (Org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Pereira; Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987.LÉVY , Pierre. A inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouane. 5. ed. São Paulo: Edição Loyola, 2007.MORIN, Edgar. O Método. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2001.______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho, (Org.). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v, 12, n. 34, p. 7-16, jan./abr. 2007.SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.SANTOS, B. de. S. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: _______. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. v. 1, 3. ed. São Paulo. Cortez, 2001. p. 55-117.SEVERINO, Antônio Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, Ano 9, n. 14, p. 34-45, jul./dez. 2006.SILVA, Rafael Cordeiro. A teoria kuhniana da ciência: um discurso de homenagem. Revista Educação & Filosofia. Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 255-272, jul./dez. 1998.Data de registro: 13/08/2010Data de aceite: 15/12/2010
id UFU-2_28a2b9dd8e024d98385e5c8905906858
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4483
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAREducação escolarciência modernacrise de paradigmasEste tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma "nova escola".ReferênciasARAÚJO, Maristela Midlej Silva. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 515-529, set./dez. 2007.ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.______. Tempos Líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Fiker. Brasília: Editora Brasiliense, 1981.DELEUZE, Guiles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: 34, 1995.FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade. História, teoria e pesquisa - Campinas: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas, Papirus, 2005.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2008.GUIDO, Humberto. Filosofia da Educação: entre o anti-moderno e o ultramoderno. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo (Org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Pereira; Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987.LÉVY , Pierre. A inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouane. 5. ed. São Paulo: Edição Loyola, 2007.MORIN, Edgar. O Método. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2001.______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho, (Org.). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v, 12, n. 34, p. 7-16, jan./abr. 2007.SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.SANTOS, B. de. S. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: _______. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. v. 1, 3. ed. São Paulo. Cortez, 2001. p. 55-117.SEVERINO, Antônio Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, Ano 9, n. 14, p. 34-45, jul./dez. 2006.SILVA, Rafael Cordeiro. A teoria kuhniana da ciência: um discurso de homenagem. Revista Educação & Filosofia. Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 255-272, jul./dez. 1998.Data de registro: 13/08/2010Data de aceite: 15/12/2010EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/448310.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p231a250Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 231-2501982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483/9697Copyright (c) 2016 Astrogildo Fernandes da Silva Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Astrogildo Fernandes da Silva2021-03-30T16:45:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4483Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:45:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Educação escolar
ciência moderna
crise de paradigmas
title_short A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_sort A MUDANÇA DE PARADIGMAS DA CIÊNCIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
author Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
author_facet Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
ciência moderna
crise de paradigmas
topic Educação escolar
ciência moderna
crise de paradigmas
description Este tem como objetivo refletir sobre a relação entre o modelo de ciências e a educação escolar. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Existe um diálogo entre modelo de ciências, teoria de aprendizagem e práticas pedagógicas? Como se deu o processo da construção das ciências? Quais as dificuldades, necessidades e possibilidades da educação nesse contexto? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas básicas as obras de Morin (2001), O Método 4, e Levi (2007), A inteligência Coletiva. Ao fazer o exercício de refletir sobre a mudança de paradigmas da Ciência e a relação com a educação escolar, foi possível vislumbrar uma "nova escola".ReferênciasARAÚJO, Maristela Midlej Silva. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 515-529, set./dez. 2007.ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.______. Tempos Líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Fiker. Brasília: Editora Brasiliense, 1981.DELEUZE, Guiles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: 34, 1995.FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade. História, teoria e pesquisa - Campinas: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas, Papirus, 2005.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2008.GUIDO, Humberto. Filosofia da Educação: entre o anti-moderno e o ultramoderno. In: HENZ, Celso Ilgo; ROSSATO, Ricardo (Org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Pereira; Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987.LÉVY , Pierre. A inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouane. 5. ed. São Paulo: Edição Loyola, 2007.MORIN, Edgar. O Método. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2001.______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho, (Org.). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v, 12, n. 34, p. 7-16, jan./abr. 2007.SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.SANTOS, B. de. S. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: _______. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. v. 1, 3. ed. São Paulo. Cortez, 2001. p. 55-117.SEVERINO, Antônio Joaquim. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, Ano 9, n. 14, p. 34-45, jul./dez. 2006.SILVA, Rafael Cordeiro. A teoria kuhniana da ciência: um discurso de homenagem. Revista Educação & Filosofia. Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 255-272, jul./dez. 1998.Data de registro: 13/08/2010Data de aceite: 15/12/2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p231a250
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p231a250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4483/9697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 231-250
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383151034368