Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477 |
Resumo: | Este trabalho é um ensaio que busca propor algumas reflexões e caminhos possíveis para a inserção dos conteúdos de Geografia Física nos currículos de Geografia na educação básica. Para tal, enquanto abordagem metodológica, articula experiências docentes e proposições teóricas apresentadas nas obras Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, e “Intervenção: Geografia Física Crítica”, de Rebeca Lave, Matthew Wilson e Elizabeth Barron. Nesse diálogo, o texto apresenta inquietações e percepções sobre as condições de inserção das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar, destacando as possibilidades e potencialidade dos saberes da Geografia Física pensada do ponto de vista dos saberes da encruzilhada. |
id |
CP2-1_97c0cd829a44cec492502d45f9c11dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2477 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia EscolarGeografia FísicaGeografia EscolarPedagogia da Encruzilhada.Ensino de GeografiaEste trabalho é um ensaio que busca propor algumas reflexões e caminhos possíveis para a inserção dos conteúdos de Geografia Física nos currículos de Geografia na educação básica. Para tal, enquanto abordagem metodológica, articula experiências docentes e proposições teóricas apresentadas nas obras Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, e “Intervenção: Geografia Física Crítica”, de Rebeca Lave, Matthew Wilson e Elizabeth Barron. Nesse diálogo, o texto apresenta inquietações e percepções sobre as condições de inserção das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar, destacando as possibilidades e potencialidade dos saberes da Geografia Física pensada do ponto de vista dos saberes da encruzilhada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 55-652358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477/1983Oliveira, Sarah Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2477Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
title |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
spellingShingle |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar Oliveira, Sarah Almeida de Geografia Física Geografia Escolar Pedagogia da Encruzilhada. Ensino de Geografia |
title_short |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
title_full |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
title_fullStr |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
title_full_unstemmed |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
title_sort |
Saberes de fresta: a Pedagogia da Encruzilhada e a inserção dos conteúdos de Geografia Física na Geografia Escolar |
author |
Oliveira, Sarah Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Sarah Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sarah Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Física Geografia Escolar Pedagogia da Encruzilhada. Ensino de Geografia |
topic |
Geografia Física Geografia Escolar Pedagogia da Encruzilhada. Ensino de Geografia |
description |
Este trabalho é um ensaio que busca propor algumas reflexões e caminhos possíveis para a inserção dos conteúdos de Geografia Física nos currículos de Geografia na educação básica. Para tal, enquanto abordagem metodológica, articula experiências docentes e proposições teóricas apresentadas nas obras Pedagogia das Encruzilhadas de Luiz Rufino, e “Intervenção: Geografia Física Crítica”, de Rebeca Lave, Matthew Wilson e Elizabeth Barron. Nesse diálogo, o texto apresenta inquietações e percepções sobre as condições de inserção das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar, destacando as possibilidades e potencialidade dos saberes da Geografia Física pensada do ponto de vista dos saberes da encruzilhada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2477/1983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 55-65 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177027112960 |