ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Luciene Guida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634
Resumo: Esse trabalho pretende abordar os desdobramentos de uma prática pedagógica desenvolvida em uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa justifica-se pela dificuldade que os alunos têm em apropriar-se da leitura e da escrita. A proposta pedagógica teve como eixo principal a oralidade, a partir da obra de Tarsila do Amaral e buscou-se valorizar e incentivar os relatos da memória de modo a reconstruir coletivamente as histórias de vida dos discentes. O tema gerador da aula surgiu pela necessidade de proporcionar estratégias de ensino que contemplassem as experiências dos indivíduos e que motivassem a oralidade como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados da experiência apontaram para um aprimoramento significativo da aprendizagem e para a valorização das experiências de vida e da memória dos alunos como elemento de consolidação da autoestima dos sujeitos no panorama de uma educação humanizadora.
id CP2-1_9822bb3c7fe8c924fd07d7eea5fe95e9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3634
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTOAlfabetização de Jovens e AdultosLetramentoEnsino-Aprendizagem.Esse trabalho pretende abordar os desdobramentos de uma prática pedagógica desenvolvida em uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa justifica-se pela dificuldade que os alunos têm em apropriar-se da leitura e da escrita. A proposta pedagógica teve como eixo principal a oralidade, a partir da obra de Tarsila do Amaral e buscou-se valorizar e incentivar os relatos da memória de modo a reconstruir coletivamente as histórias de vida dos discentes. O tema gerador da aula surgiu pela necessidade de proporcionar estratégias de ensino que contemplassem as experiências dos indivíduos e que motivassem a oralidade como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados da experiência apontaram para um aprimoramento significativo da aprendizagem e para a valorização das experiências de vida e da memória dos alunos como elemento de consolidação da autoestima dos sujeitos no panorama de uma educação humanizadora.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 166-1702525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634/2541Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Luciene Guida2024-06-06T21:38:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3634Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:38:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
title ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
Cardoso, Luciene Guida
Alfabetização de Jovens e Adultos
Letramento
Ensino-Aprendizagem.
title_short ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
title_full ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
title_sort ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
author Cardoso, Luciene Guida
author_facet Cardoso, Luciene Guida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Luciene Guida
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de Jovens e Adultos
Letramento
Ensino-Aprendizagem.
topic Alfabetização de Jovens e Adultos
Letramento
Ensino-Aprendizagem.
description Esse trabalho pretende abordar os desdobramentos de uma prática pedagógica desenvolvida em uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa justifica-se pela dificuldade que os alunos têm em apropriar-se da leitura e da escrita. A proposta pedagógica teve como eixo principal a oralidade, a partir da obra de Tarsila do Amaral e buscou-se valorizar e incentivar os relatos da memória de modo a reconstruir coletivamente as histórias de vida dos discentes. O tema gerador da aula surgiu pela necessidade de proporcionar estratégias de ensino que contemplassem as experiências dos indivíduos e que motivassem a oralidade como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados da experiência apontaram para um aprimoramento significativo da aprendizagem e para a valorização das experiências de vida e da memória dos alunos como elemento de consolidação da autoestima dos sujeitos no panorama de uma educação humanizadora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634/2541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 166-170
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v8i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180989681664