ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634 |
Resumo: | Esse trabalho pretende abordar os desdobramentos de uma prática pedagógica desenvolvida em uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa justifica-se pela dificuldade que os alunos têm em apropriar-se da leitura e da escrita. A proposta pedagógica teve como eixo principal a oralidade, a partir da obra de Tarsila do Amaral e buscou-se valorizar e incentivar os relatos da memória de modo a reconstruir coletivamente as histórias de vida dos discentes. O tema gerador da aula surgiu pela necessidade de proporcionar estratégias de ensino que contemplassem as experiências dos indivíduos e que motivassem a oralidade como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados da experiência apontaram para um aprimoramento significativo da aprendizagem e para a valorização das experiências de vida e da memória dos alunos como elemento de consolidação da autoestima dos sujeitos no panorama de uma educação humanizadora. |
id |
CP2-1_9822bb3c7fe8c924fd07d7eea5fe95e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3634 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTOAlfabetização de Jovens e AdultosLetramentoEnsino-Aprendizagem.Esse trabalho pretende abordar os desdobramentos de uma prática pedagógica desenvolvida em uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa justifica-se pela dificuldade que os alunos têm em apropriar-se da leitura e da escrita. A proposta pedagógica teve como eixo principal a oralidade, a partir da obra de Tarsila do Amaral e buscou-se valorizar e incentivar os relatos da memória de modo a reconstruir coletivamente as histórias de vida dos discentes. O tema gerador da aula surgiu pela necessidade de proporcionar estratégias de ensino que contemplassem as experiências dos indivíduos e que motivassem a oralidade como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados da experiência apontaram para um aprimoramento significativo da aprendizagem e para a valorização das experiências de vida e da memória dos alunos como elemento de consolidação da autoestima dos sujeitos no panorama de uma educação humanizadora.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 166-1702525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634/2541Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Luciene Guida2024-06-06T21:38:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3634Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:38:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
title |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO Cardoso, Luciene Guida Alfabetização de Jovens e Adultos Letramento Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
author |
Cardoso, Luciene Guida |
author_facet |
Cardoso, Luciene Guida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Luciene Guida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de Jovens e Adultos Letramento Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Alfabetização de Jovens e Adultos Letramento Ensino-Aprendizagem. |
description |
Esse trabalho pretende abordar os desdobramentos de uma prática pedagógica desenvolvida em uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, numa escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa justifica-se pela dificuldade que os alunos têm em apropriar-se da leitura e da escrita. A proposta pedagógica teve como eixo principal a oralidade, a partir da obra de Tarsila do Amaral e buscou-se valorizar e incentivar os relatos da memória de modo a reconstruir coletivamente as histórias de vida dos discentes. O tema gerador da aula surgiu pela necessidade de proporcionar estratégias de ensino que contemplassem as experiências dos indivíduos e que motivassem a oralidade como ponto de partida para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados da experiência apontaram para um aprimoramento significativo da aprendizagem e para a valorização das experiências de vida e da memória dos alunos como elemento de consolidação da autoestima dos sujeitos no panorama de uma educação humanizadora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3634/2541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 166-170 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180989681664 |