Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231 |
Resumo: | Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite |
id |
UNICAMP-30_ffe191be3d01da9d932a98b2d05019ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::393606 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidasAlfabetizaçãoLetramentoEducação de jovens e adultosLeituraEscritaOrientador : Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de jovens e adultos, alunos da FUMEC ¿ Fundação Municipal para a Educação Comunitária - identificando as possíveis relações com as práticas pedagógicas vivenciadas por estes. Tais práticas, por sua vez, referem-se a um processo de alfabetização baseado na perspectiva do letramento. A base teórica utilizada é a abordagem histórico-cultural e os estudos sobre letramento. A metodologia de pesquisa adotada é a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas realizadas com os sujeitos no início e no final do processo, registros feitos pela pesquisadora em diário de campo e anotações feitas pelos alunos, sobre suas práticas de leitura e escrita, em diários individuais de leitura e escrita. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas e anotações feitas por eles em seus diários, demonstram uma ampliação das práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o processo de alfabetização em sala de aulaAbstract: This research is aimed at describing the development of reading and writing practices of young and adult students at FUMEC - Municipal Foundation for Community Education - identifying the possible connections among the pedagogic approaches experienced by them. These practices, refer to a process of teaching to read and write based on the literacy perspective. The theoretical basis used is the historic-cultural approach and studies about literacy. The research methodology used is the qualitative approach of the ethnographic type. Data were collected by means of interviews carried out with the subjetcs at the beginning and at the end of the process, notes taken by the reseacher on a fieldwork journal and notes taken by the students about their writing and reading practices on their individual journals. The results, outcome of both analysis of the answers given by the subjects and notes taken on their journals, give evidence of an enhancement to the writing and reading practices performed by the subjects, this can be related to the pedagogic approaches developed during the literacy process in the classroomMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Giubilei, SoniaFiad, Raquel SalekLarocca, PriscilaSilva, Ezequiel Theodoro daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarella, Lúcia Maria De Santis20072007-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231BARELLA, Lúcia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393606porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:50Zoai::393606Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
title |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
spellingShingle |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas Barella, Lúcia Maria De Santis Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Leitura Escrita |
title_short |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
title_full |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
title_fullStr |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
title_sort |
Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento : descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas |
author |
Barella, Lúcia Maria De Santis |
author_facet |
Barella, Lúcia Maria De Santis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946- Giubilei, Sonia Fiad, Raquel Salek Larocca, Priscila Silva, Ezequiel Theodoro da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barella, Lúcia Maria De Santis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Leitura Escrita |
topic |
Alfabetização Letramento Educação de jovens e adultos Leitura Escrita |
description |
Orientador : Sergio Antonio da Silva Leite |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231 BARELLA, Lúcia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BARELLA, Lúcia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188958847893504 |