A geografia da Educação de Jovens e Adultos de nível fundamental na cidade do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2749 |
Resumo: | O presente texto expõe algumas reflexões sobre a abordagem geográfica na análise de indicadores educacionais que giram em torno da escolarização de ensino fundamental de jovens e adultos trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo do estudo é coletar informações referentes ao atendimento e à demanda por cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisar a maneira com que os dados se apresentam no espaço geográfico da cidade. Como procedimento metodológico, foram utilizados os dados da amostra do censo demográfico de 2010 relativos à instrução de pessoas com 15 anos ou mais e a partir deles criado o indicador Demanda Potencial para a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental (DPEJAF). Tal indicador foi mapeado com base no recorte da população em três faixas etárias: 15 a 29 anos, 30 a 59 anos e acima de 60 anos. Nos mapas produzidos foram também localizadas as escolas municipais que oferecem a EJA, permitindo, assim, a comparação entre a necessidade de atendimento ao direito à educação e sua oferta por parte do poder público. Como principal resultado, constata-se que o número de escolas não atende à necessidade apontada para todas as faixas etárias levantadas. Junto a isso, evidenciou-se a importância de se aprofundar a análise geográfica não só na interpretação do indicador, mas principalmente na compreensão das características intraurbanas e sua relação com a implementação de políticas públicas relativas à EJA. |
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A geografia da Educação de Jovens e Adultos de nível fundamental na cidade do Rio de JaneiroGeografia da EducaçãoIndicadores EducacionaisEducação de Jovens e AdultosPolíticas EducacionaisPolítica Urbana.Geografia da EducaçãoEducação de Jovens e AdultosPolíticas EducacionaisO presente texto expõe algumas reflexões sobre a abordagem geográfica na análise de indicadores educacionais que giram em torno da escolarização de ensino fundamental de jovens e adultos trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo do estudo é coletar informações referentes ao atendimento e à demanda por cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisar a maneira com que os dados se apresentam no espaço geográfico da cidade. Como procedimento metodológico, foram utilizados os dados da amostra do censo demográfico de 2010 relativos à instrução de pessoas com 15 anos ou mais e a partir deles criado o indicador Demanda Potencial para a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental (DPEJAF). Tal indicador foi mapeado com base no recorte da população em três faixas etárias: 15 a 29 anos, 30 a 59 anos e acima de 60 anos. Nos mapas produzidos foram também localizadas as escolas municipais que oferecem a EJA, permitindo, assim, a comparação entre a necessidade de atendimento ao direito à educação e sua oferta por parte do poder público. Como principal resultado, constata-se que o número de escolas não atende à necessidade apontada para todas as faixas etárias levantadas. Junto a isso, evidenciou-se a importância de se aprofundar a análise geográfica não só na interpretação do indicador, mas principalmente na compreensão das características intraurbanas e sua relação com a implementação de políticas públicas relativas à EJA.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2749Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 12 (2019): DOSSIÊ "GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO"; 39-512358-446710.33025/grgcp2.v6i12reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2749/1743Rua, Emilio RegueraSerra, Enioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T22:54:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2749Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-27T22:54:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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