Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Patricia Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Branco, Cristina Ferreira, Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do, Cunha, Marta Lyrio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770
Resumo: O artigo apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente do Colégio X - Campus S, no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo como recorte o planejamento do ambiente Moodle, o processo de formação dos professores para sua utilização, bem como a divulgação para a comunidade escolar, da dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Analisamos a experiência à luz dos conceitos de mediação da aprendizagem de Vygotsky, saberes profissionais envolvidos na formação docente de Tardif, os cenários do ensino remoto emergencial de Magalhães e o modelo teórico-metodológico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) de Mishra e Koehler. A experiência evidenciou a importância de um processo de formação continuada que propicie a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas e de priorizar a mediação da aprendizagem através da interação professor-aluno, nos momentos síncronos ou assíncronos, como forma de reforçar o aprendizado e principalmente motivar e estimular os alunos.
id CP2-1_9dc0432f5d60ae0e6152fb031c9c2018
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3770
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuadaO artigo apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente do Colégio X - Campus S, no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo como recorte o planejamento do ambiente Moodle, o processo de formação dos professores para sua utilização, bem como a divulgação para a comunidade escolar, da dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Analisamos a experiência à luz dos conceitos de mediação da aprendizagem de Vygotsky, saberes profissionais envolvidos na formação docente de Tardif, os cenários do ensino remoto emergencial de Magalhães e o modelo teórico-metodológico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) de Mishra e Koehler. A experiência evidenciou a importância de um processo de formação continuada que propicie a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas e de priorizar a mediação da aprendizagem através da interação professor-aluno, nos momentos síncronos ou assíncronos, como forma de reforçar o aprendizado e principalmente motivar e estimular os alunos.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770/2390Vasconcellos, Patricia RibeiroBranco, Cristina FerreiraNascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho doCunha, Marta Lyrio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-29T20:53:23Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3770Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-12-29T20:53:23Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
title Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
spellingShingle Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
Vasconcellos, Patricia Ribeiro
title_short Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
title_full Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
title_fullStr Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
title_full_unstemmed Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
title_sort Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
author Vasconcellos, Patricia Ribeiro
author_facet Vasconcellos, Patricia Ribeiro
Branco, Cristina Ferreira
Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do
Cunha, Marta Lyrio da
author_role author
author2 Branco, Cristina Ferreira
Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do
Cunha, Marta Lyrio da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Patricia Ribeiro
Branco, Cristina Ferreira
Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do
Cunha, Marta Lyrio da
description O artigo apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente do Colégio X - Campus S, no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo como recorte o planejamento do ambiente Moodle, o processo de formação dos professores para sua utilização, bem como a divulgação para a comunidade escolar, da dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Analisamos a experiência à luz dos conceitos de mediação da aprendizagem de Vygotsky, saberes profissionais envolvidos na formação docente de Tardif, os cenários do ensino remoto emergencial de Magalhães e o modelo teórico-metodológico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) de Mishra e Koehler. A experiência evidenciou a importância de um processo de formação continuada que propicie a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas e de priorizar a mediação da aprendizagem através da interação professor-aluno, nos momentos síncronos ou assíncronos, como forma de reforçar o aprendizado e principalmente motivar e estimular os alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770/2390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181847416832