Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770 |
Resumo: | O artigo apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente do Colégio X - Campus S, no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo como recorte o planejamento do ambiente Moodle, o processo de formação dos professores para sua utilização, bem como a divulgação para a comunidade escolar, da dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Analisamos a experiência à luz dos conceitos de mediação da aprendizagem de Vygotsky, saberes profissionais envolvidos na formação docente de Tardif, os cenários do ensino remoto emergencial de Magalhães e o modelo teórico-metodológico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) de Mishra e Koehler. A experiência evidenciou a importância de um processo de formação continuada que propicie a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas e de priorizar a mediação da aprendizagem através da interação professor-aluno, nos momentos síncronos ou assíncronos, como forma de reforçar o aprendizado e principalmente motivar e estimular os alunos. |
id |
CP2-1_9dc0432f5d60ae0e6152fb031c9c2018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3770 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuadaO artigo apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente do Colégio X - Campus S, no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo como recorte o planejamento do ambiente Moodle, o processo de formação dos professores para sua utilização, bem como a divulgação para a comunidade escolar, da dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Analisamos a experiência à luz dos conceitos de mediação da aprendizagem de Vygotsky, saberes profissionais envolvidos na formação docente de Tardif, os cenários do ensino remoto emergencial de Magalhães e o modelo teórico-metodológico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) de Mishra e Koehler. A experiência evidenciou a importância de um processo de formação continuada que propicie a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas e de priorizar a mediação da aprendizagem através da interação professor-aluno, nos momentos síncronos ou assíncronos, como forma de reforçar o aprendizado e principalmente motivar e estimular os alunos.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770/2390Vasconcellos, Patricia RibeiroBranco, Cristina FerreiraNascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho doCunha, Marta Lyrio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-29T20:53:23Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3770Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-12-29T20:53:23Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
title |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
spellingShingle |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada Vasconcellos, Patricia Ribeiro |
title_short |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
title_full |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
title_fullStr |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
title_sort |
Moodle para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência de formação continuada |
author |
Vasconcellos, Patricia Ribeiro |
author_facet |
Vasconcellos, Patricia Ribeiro Branco, Cristina Ferreira Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do Cunha, Marta Lyrio da |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Cristina Ferreira Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do Cunha, Marta Lyrio da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Patricia Ribeiro Branco, Cristina Ferreira Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do Cunha, Marta Lyrio da |
description |
O artigo apresenta o relato da experiência vivenciada pelo corpo docente do Colégio X - Campus S, no decorrer dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo como recorte o planejamento do ambiente Moodle, o processo de formação dos professores para sua utilização, bem como a divulgação para a comunidade escolar, da dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Analisamos a experiência à luz dos conceitos de mediação da aprendizagem de Vygotsky, saberes profissionais envolvidos na formação docente de Tardif, os cenários do ensino remoto emergencial de Magalhães e o modelo teórico-metodológico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) de Mishra e Koehler. A experiência evidenciou a importância de um processo de formação continuada que propicie a reflexão sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas e de priorizar a mediação da aprendizagem através da interação professor-aluno, nos momentos síncronos ou assíncronos, como forma de reforçar o aprendizado e principalmente motivar e estimular os alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3770/2390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 6 n. 6 (2022): V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181847416832 |