Currículos em redes no CAP/UERJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Navarone
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263
Resumo: Este estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades.
id CP2-1_9f740f159fa0dd8854c4ec8b0d0e0da7
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2263
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Currículos em redes no CAP/UERJEste estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de estudanteapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 82-891983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263/1551Santos, Bruna Navaroneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2263Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículos em redes no CAP/UERJ
title Currículos em redes no CAP/UERJ
spellingShingle Currículos em redes no CAP/UERJ
Santos, Bruna Navarone
title_short Currículos em redes no CAP/UERJ
title_full Currículos em redes no CAP/UERJ
title_fullStr Currículos em redes no CAP/UERJ
title_full_unstemmed Currículos em redes no CAP/UERJ
title_sort Currículos em redes no CAP/UERJ
author Santos, Bruna Navarone
author_facet Santos, Bruna Navarone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruna Navarone
description Este estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de estudante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263/1551
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 82-89
1983-0076
10.33025/rps.v0i24
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176148406272