Currículos em redes no CAP/UERJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263 |
Resumo: | Este estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades. |
id |
CP2-1_9f740f159fa0dd8854c4ec8b0d0e0da7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2263 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículos em redes no CAP/UERJEste estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de estudanteapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 82-891983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263/1551Santos, Bruna Navaroneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2263Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
title |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
spellingShingle |
Currículos em redes no CAP/UERJ Santos, Bruna Navarone |
title_short |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
title_full |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
title_fullStr |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
title_full_unstemmed |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
title_sort |
Currículos em redes no CAP/UERJ |
author |
Santos, Bruna Navarone |
author_facet |
Santos, Bruna Navarone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruna Navarone |
description |
Este estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de estudante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2263/1551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 82-89 1983-0076 10.33025/rps.v0i24 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176148406272 |