A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Queiroz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2556
Resumo: O Colégio Pedro II sustentou ao longo de sua história o caráter modelar, que de certa forma se mantem até a atualidade. Seu acervo, composto pelos mais diversos documentos, muito tem a auxiliar para a compreensão da constituição dos mais diversos campos disciplinares, inclusive da Geografia. No caso da Geografia, devemos nos recordar da importância do Colégio Pedro II para a sua institucionalização, tanto no âmbito da escola básica quanto da academia (ROCHA, 2009, 2014; SILVA, 2012). Desde a sua fundação, o seu quadro docente era formado por ilustres professores, intelectuais reconhecidos pelo “notório saber” selecionados na comunidade letrada do Império e que possuíam diversas formações e atuações, “membros de uma elite intelectual que buscou sua formação inicialmente no exterior e mais tarde no Brasil” (SANTOS, 2009, p. 71).  Logo, não podemos diminuir a importância destes intelectuais e seu papel crucial para a história do pensamento geográfico escolar e universitário brasileiro. Estudos acerca destes professores, de suas trajetórias, e, principalmente, de sua produção didática, podem elucidar importantes informações sobre a situação escolar, a formação docente e o ensino de Geografia ao longo de sua história. Ressaltamos a importância da produção, pois consideramos o livro didático um objeto de “múltiplas facetas” (BITTENCOURT, 1993), sendo, sobretudo, um veículo de valores ideológicos e/ou culturais. Diante de tais fatores, analisaremos, neste artigo, algumas obras publicadas por autores que atuaram como professores do Colégio Pedro II durante o período que se estende do início da Primeira República ao fim do Estado Novo (1889-1945).
id CP2-1_a079e9ddabb44d2d99959b088cf3ace1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2556
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro IIGeografia EscolarHistória do Pensamento GeográficoLivros DidáticosColégio Pedro II.Ensino de GeografiaEducação GeográficaO Colégio Pedro II sustentou ao longo de sua história o caráter modelar, que de certa forma se mantem até a atualidade. Seu acervo, composto pelos mais diversos documentos, muito tem a auxiliar para a compreensão da constituição dos mais diversos campos disciplinares, inclusive da Geografia. No caso da Geografia, devemos nos recordar da importância do Colégio Pedro II para a sua institucionalização, tanto no âmbito da escola básica quanto da academia (ROCHA, 2009, 2014; SILVA, 2012). Desde a sua fundação, o seu quadro docente era formado por ilustres professores, intelectuais reconhecidos pelo “notório saber” selecionados na comunidade letrada do Império e que possuíam diversas formações e atuações, “membros de uma elite intelectual que buscou sua formação inicialmente no exterior e mais tarde no Brasil” (SANTOS, 2009, p. 71).  Logo, não podemos diminuir a importância destes intelectuais e seu papel crucial para a história do pensamento geográfico escolar e universitário brasileiro. Estudos acerca destes professores, de suas trajetórias, e, principalmente, de sua produção didática, podem elucidar importantes informações sobre a situação escolar, a formação docente e o ensino de Geografia ao longo de sua história. Ressaltamos a importância da produção, pois consideramos o livro didático um objeto de “múltiplas facetas” (BITTENCOURT, 1993), sendo, sobretudo, um veículo de valores ideológicos e/ou culturais. Diante de tais fatores, analisaremos, neste artigo, algumas obras publicadas por autores que atuaram como professores do Colégio Pedro II durante o período que se estende do início da Primeira República ao fim do Estado Novo (1889-1945).Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2556Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 27-362358-446710.33025/grgcp2.v4i8reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2556/1664Silva, Elaine Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T17:29:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2556Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-06-08T17:29:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
title A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
spellingShingle A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
Silva, Elaine Queiroz
Geografia Escolar
História do Pensamento Geográfico
Livros Didáticos
Colégio Pedro II.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
title_full A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
title_fullStr A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
title_sort A construção do pensamento geográfico escolar no Brasil: uma análise a partir dos livros didáticos produzidos por professores do Colégio Pedro II
author Silva, Elaine Queiroz
author_facet Silva, Elaine Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elaine Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
História do Pensamento Geográfico
Livros Didáticos
Colégio Pedro II.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Geografia Escolar
História do Pensamento Geográfico
Livros Didáticos
Colégio Pedro II.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description O Colégio Pedro II sustentou ao longo de sua história o caráter modelar, que de certa forma se mantem até a atualidade. Seu acervo, composto pelos mais diversos documentos, muito tem a auxiliar para a compreensão da constituição dos mais diversos campos disciplinares, inclusive da Geografia. No caso da Geografia, devemos nos recordar da importância do Colégio Pedro II para a sua institucionalização, tanto no âmbito da escola básica quanto da academia (ROCHA, 2009, 2014; SILVA, 2012). Desde a sua fundação, o seu quadro docente era formado por ilustres professores, intelectuais reconhecidos pelo “notório saber” selecionados na comunidade letrada do Império e que possuíam diversas formações e atuações, “membros de uma elite intelectual que buscou sua formação inicialmente no exterior e mais tarde no Brasil” (SANTOS, 2009, p. 71).  Logo, não podemos diminuir a importância destes intelectuais e seu papel crucial para a história do pensamento geográfico escolar e universitário brasileiro. Estudos acerca destes professores, de suas trajetórias, e, principalmente, de sua produção didática, podem elucidar importantes informações sobre a situação escolar, a formação docente e o ensino de Geografia ao longo de sua história. Ressaltamos a importância da produção, pois consideramos o livro didático um objeto de “múltiplas facetas” (BITTENCOURT, 1993), sendo, sobretudo, um veículo de valores ideológicos e/ou culturais. Diante de tais fatores, analisaremos, neste artigo, algumas obras publicadas por autores que atuaram como professores do Colégio Pedro II durante o período que se estende do início da Primeira República ao fim do Estado Novo (1889-1945).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2556
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2556/1664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 27-36
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i8
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177068007424