Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687 |
Resumo: | Trata-se, neste artigo, de sublinhar alguns contrapontos acerca do papel que o professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho desempenhou no ensino de Geografia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste texto, partimos de análises realizadas no âmbito de duas pesquisas doutorais que perpassaram a temática e analisaram livros didáticos imbricados na história da Geografia escolar. Apesar de não ser geógrafo de formação, o professor Delgado de Carvalho foi catedrático no Colégio Pedro II e peça fundamental no movimento de renovação da Geografia escolar brasileira, trazendo para o debate algumas das ideias da Escola Nova e da Geografia científica europeia, além de enfatizar o papel de um ensino de Geografia que tivesse maior relevância do que o ensino praticado até então, baseado na estéril memorização de dados, datas e fatos histórico-geográficos. Evidenciam-se, também, elementos que permitem apontar alguns contrapontos quanto ao alcance das propostas de renovação do ensino de Geografia no Brasil atribuídas a Delgado de Carvalho, sendo este um processo imbricado nas descontinuidades curriculares. As pesquisas realizadas encaminham a reflexão do reconhecimento da importância e centralidade de atuação de Delgado de Carvalho na constituição da Geografia escolar. No entanto, o alcance de suas obras e suas renovações se mostra limitado pelos indícios contrapostos nas investigações mais recentes da área. |
id |
CP2-1_f39936fac292d7c130a8c3d752b7903c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2687 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontosDelgado de CarvalhoColégio Pedro IIEnsino de GeografiaMétodos de EnsinoLivros Didáticos.Ensino de GeografiaEducação GeográficaTrata-se, neste artigo, de sublinhar alguns contrapontos acerca do papel que o professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho desempenhou no ensino de Geografia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste texto, partimos de análises realizadas no âmbito de duas pesquisas doutorais que perpassaram a temática e analisaram livros didáticos imbricados na história da Geografia escolar. Apesar de não ser geógrafo de formação, o professor Delgado de Carvalho foi catedrático no Colégio Pedro II e peça fundamental no movimento de renovação da Geografia escolar brasileira, trazendo para o debate algumas das ideias da Escola Nova e da Geografia científica europeia, além de enfatizar o papel de um ensino de Geografia que tivesse maior relevância do que o ensino praticado até então, baseado na estéril memorização de dados, datas e fatos histórico-geográficos. Evidenciam-se, também, elementos que permitem apontar alguns contrapontos quanto ao alcance das propostas de renovação do ensino de Geografia no Brasil atribuídas a Delgado de Carvalho, sendo este um processo imbricado nas descontinuidades curriculares. As pesquisas realizadas encaminham a reflexão do reconhecimento da importância e centralidade de atuação de Delgado de Carvalho na constituição da Geografia escolar. No entanto, o alcance de suas obras e suas renovações se mostra limitado pelos indícios contrapostos nas investigações mais recentes da área.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 17-282358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687/1688Mello, Bruno Falararo dePereira, Diego CarlosPezzato, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2687Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
title |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
spellingShingle |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos Mello, Bruno Falararo de Delgado de Carvalho Colégio Pedro II Ensino de Geografia Métodos de Ensino Livros Didáticos. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
title_short |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
title_full |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
title_fullStr |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
title_full_unstemmed |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
title_sort |
Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos |
author |
Mello, Bruno Falararo de |
author_facet |
Mello, Bruno Falararo de Pereira, Diego Carlos Pezzato, João Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Diego Carlos Pezzato, João Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Bruno Falararo de Pereira, Diego Carlos Pezzato, João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Delgado de Carvalho Colégio Pedro II Ensino de Geografia Métodos de Ensino Livros Didáticos. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
topic |
Delgado de Carvalho Colégio Pedro II Ensino de Geografia Métodos de Ensino Livros Didáticos. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
description |
Trata-se, neste artigo, de sublinhar alguns contrapontos acerca do papel que o professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho desempenhou no ensino de Geografia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste texto, partimos de análises realizadas no âmbito de duas pesquisas doutorais que perpassaram a temática e analisaram livros didáticos imbricados na história da Geografia escolar. Apesar de não ser geógrafo de formação, o professor Delgado de Carvalho foi catedrático no Colégio Pedro II e peça fundamental no movimento de renovação da Geografia escolar brasileira, trazendo para o debate algumas das ideias da Escola Nova e da Geografia científica europeia, além de enfatizar o papel de um ensino de Geografia que tivesse maior relevância do que o ensino praticado até então, baseado na estéril memorização de dados, datas e fatos histórico-geográficos. Evidenciam-se, também, elementos que permitem apontar alguns contrapontos quanto ao alcance das propostas de renovação do ensino de Geografia no Brasil atribuídas a Delgado de Carvalho, sendo este um processo imbricado nas descontinuidades curriculares. As pesquisas realizadas encaminham a reflexão do reconhecimento da importância e centralidade de atuação de Delgado de Carvalho na constituição da Geografia escolar. No entanto, o alcance de suas obras e suas renovações se mostra limitado pelos indícios contrapostos nas investigações mais recentes da área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687/1688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 17-28 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i9 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177103659008 |