Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Bruno Falararo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Diego Carlos, Pezzato, João Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687
Resumo: Trata-se, neste artigo, de sublinhar alguns contrapontos acerca do papel que o professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho desempenhou no ensino de Geografia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste texto, partimos de análises realizadas no âmbito de duas pesquisas doutorais que perpassaram a temática e analisaram livros didáticos imbricados na história da Geografia escolar. Apesar de não ser geógrafo de formação, o professor Delgado de Carvalho foi catedrático no Colégio Pedro II e peça fundamental no movimento de renovação da Geografia escolar brasileira, trazendo para o debate algumas das ideias da Escola Nova e da Geografia científica europeia, além de enfatizar o papel de um ensino de Geografia que tivesse maior relevância do que o ensino praticado até então, baseado na estéril memorização de dados, datas e fatos histórico-geográficos. Evidenciam-se, também, elementos que permitem apontar alguns contrapontos quanto ao alcance das propostas de renovação do ensino de Geografia no Brasil atribuídas a Delgado de Carvalho, sendo este um processo imbricado nas descontinuidades curriculares. As pesquisas realizadas encaminham a reflexão do reconhecimento da importância e centralidade de atuação de Delgado de Carvalho na constituição da Geografia escolar. No entanto, o alcance de suas obras e suas renovações se mostra limitado pelos indícios contrapostos nas investigações mais recentes da área.
id CP2-1_f39936fac292d7c130a8c3d752b7903c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2687
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontosDelgado de CarvalhoColégio Pedro IIEnsino de GeografiaMétodos de EnsinoLivros Didáticos.Ensino de GeografiaEducação GeográficaTrata-se, neste artigo, de sublinhar alguns contrapontos acerca do papel que o professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho desempenhou no ensino de Geografia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste texto, partimos de análises realizadas no âmbito de duas pesquisas doutorais que perpassaram a temática e analisaram livros didáticos imbricados na história da Geografia escolar. Apesar de não ser geógrafo de formação, o professor Delgado de Carvalho foi catedrático no Colégio Pedro II e peça fundamental no movimento de renovação da Geografia escolar brasileira, trazendo para o debate algumas das ideias da Escola Nova e da Geografia científica europeia, além de enfatizar o papel de um ensino de Geografia que tivesse maior relevância do que o ensino praticado até então, baseado na estéril memorização de dados, datas e fatos histórico-geográficos. Evidenciam-se, também, elementos que permitem apontar alguns contrapontos quanto ao alcance das propostas de renovação do ensino de Geografia no Brasil atribuídas a Delgado de Carvalho, sendo este um processo imbricado nas descontinuidades curriculares. As pesquisas realizadas encaminham a reflexão do reconhecimento da importância e centralidade de atuação de Delgado de Carvalho na constituição da Geografia escolar. No entanto, o alcance de suas obras e suas renovações se mostra limitado pelos indícios contrapostos nas investigações mais recentes da área.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 17-282358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687/1688Mello, Bruno Falararo dePereira, Diego CarlosPezzato, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2687Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
title Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
spellingShingle Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
Mello, Bruno Falararo de
Delgado de Carvalho
Colégio Pedro II
Ensino de Geografia
Métodos de Ensino
Livros Didáticos.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
title_full Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
title_fullStr Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
title_full_unstemmed Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
title_sort Delgado de Carvalho e o movimento de renovação da geografia escolar brasileira: alguns contrapontos
author Mello, Bruno Falararo de
author_facet Mello, Bruno Falararo de
Pereira, Diego Carlos
Pezzato, João Pedro
author_role author
author2 Pereira, Diego Carlos
Pezzato, João Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Bruno Falararo de
Pereira, Diego Carlos
Pezzato, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Delgado de Carvalho
Colégio Pedro II
Ensino de Geografia
Métodos de Ensino
Livros Didáticos.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Delgado de Carvalho
Colégio Pedro II
Ensino de Geografia
Métodos de Ensino
Livros Didáticos.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description Trata-se, neste artigo, de sublinhar alguns contrapontos acerca do papel que o professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho desempenhou no ensino de Geografia no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste texto, partimos de análises realizadas no âmbito de duas pesquisas doutorais que perpassaram a temática e analisaram livros didáticos imbricados na história da Geografia escolar. Apesar de não ser geógrafo de formação, o professor Delgado de Carvalho foi catedrático no Colégio Pedro II e peça fundamental no movimento de renovação da Geografia escolar brasileira, trazendo para o debate algumas das ideias da Escola Nova e da Geografia científica europeia, além de enfatizar o papel de um ensino de Geografia que tivesse maior relevância do que o ensino praticado até então, baseado na estéril memorização de dados, datas e fatos histórico-geográficos. Evidenciam-se, também, elementos que permitem apontar alguns contrapontos quanto ao alcance das propostas de renovação do ensino de Geografia no Brasil atribuídas a Delgado de Carvalho, sendo este um processo imbricado nas descontinuidades curriculares. As pesquisas realizadas encaminham a reflexão do reconhecimento da importância e centralidade de atuação de Delgado de Carvalho na constituição da Geografia escolar. No entanto, o alcance de suas obras e suas renovações se mostra limitado pelos indícios contrapostos nas investigações mais recentes da área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2687/1688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 17-28
2358-4467
10.33025/grgcp2.v5i9
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177103659008