A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Helen de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261
Resumo: Este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de ensino híbrido de língua inglesa que considera a interconexão de práticas sociais e educacionais em comunidades de aprendizagem complementares: a presencial e a virtual. A proposta tem como principal premissa o aluno como protagonista de sua aprendizagem, a concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado – que ocorre em diversos espaços sociais – e a importância de o professor abrir espaço para que os alunos tragam para a sala de aula conteúdos, atividades e ferramentas que façam parte de sua vivência, a fim de que eles se influenciem e interrelacionem com aqueles advindos da escola. A fundamentação teórica compreende o conceito de comunidade (KILPATRICK et al., 2003), a abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), que abarca o conceito de affordance (GIBSON, 1986) e a teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Como resultado, verificou-se que os aprendizes desenvolveram sua proficiência na língua inglesa, puderam estreitar laços com colegas e familiares e tiveram autonomia para escolherem os assuntos a serem abordados nas atividades desenvolvidas.  
id CP2-1_a49a8c14c00efe797337f1014638ec2f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3261
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidadesComunidades de aprendizagemLíngua inglesaTecnologias digitais.Este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de ensino híbrido de língua inglesa que considera a interconexão de práticas sociais e educacionais em comunidades de aprendizagem complementares: a presencial e a virtual. A proposta tem como principal premissa o aluno como protagonista de sua aprendizagem, a concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado – que ocorre em diversos espaços sociais – e a importância de o professor abrir espaço para que os alunos tragam para a sala de aula conteúdos, atividades e ferramentas que façam parte de sua vivência, a fim de que eles se influenciem e interrelacionem com aqueles advindos da escola. A fundamentação teórica compreende o conceito de comunidade (KILPATRICK et al., 2003), a abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), que abarca o conceito de affordance (GIBSON, 1986) e a teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Como resultado, verificou-se que os aprendizes desenvolveram sua proficiência na língua inglesa, puderam estreitar laços com colegas e familiares e tiveram autonomia para escolherem os assuntos a serem abordados nas atividades desenvolvidas.  Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 217-2322525-28792525-287910.33025/ceb.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261/2080Faria, Helen de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T16:28:04Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3261Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T16:28:04Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
title A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
spellingShingle A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
Faria, Helen de Oliveira
Comunidades de aprendizagem
Língua inglesa
Tecnologias digitais.
title_short A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
title_full A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
title_fullStr A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
title_full_unstemmed A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
title_sort A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
author Faria, Helen de Oliveira
author_facet Faria, Helen de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Helen de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades de aprendizagem
Língua inglesa
Tecnologias digitais.
topic Comunidades de aprendizagem
Língua inglesa
Tecnologias digitais.
description Este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de ensino híbrido de língua inglesa que considera a interconexão de práticas sociais e educacionais em comunidades de aprendizagem complementares: a presencial e a virtual. A proposta tem como principal premissa o aluno como protagonista de sua aprendizagem, a concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado – que ocorre em diversos espaços sociais – e a importância de o professor abrir espaço para que os alunos tragam para a sala de aula conteúdos, atividades e ferramentas que façam parte de sua vivência, a fim de que eles se influenciem e interrelacionem com aqueles advindos da escola. A fundamentação teórica compreende o conceito de comunidade (KILPATRICK et al., 2003), a abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), que abarca o conceito de affordance (GIBSON, 1986) e a teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Como resultado, verificou-se que os aprendizes desenvolveram sua proficiência na língua inglesa, puderam estreitar laços com colegas e familiares e tiveram autonomia para escolherem os assuntos a serem abordados nas atividades desenvolvidas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261/2080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 217-232
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180965564416