A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261 |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de ensino híbrido de língua inglesa que considera a interconexão de práticas sociais e educacionais em comunidades de aprendizagem complementares: a presencial e a virtual. A proposta tem como principal premissa o aluno como protagonista de sua aprendizagem, a concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado – que ocorre em diversos espaços sociais – e a importância de o professor abrir espaço para que os alunos tragam para a sala de aula conteúdos, atividades e ferramentas que façam parte de sua vivência, a fim de que eles se influenciem e interrelacionem com aqueles advindos da escola. A fundamentação teórica compreende o conceito de comunidade (KILPATRICK et al., 2003), a abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), que abarca o conceito de affordance (GIBSON, 1986) e a teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Como resultado, verificou-se que os aprendizes desenvolveram sua proficiência na língua inglesa, puderam estreitar laços com colegas e familiares e tiveram autonomia para escolherem os assuntos a serem abordados nas atividades desenvolvidas. |
id |
CP2-1_a49a8c14c00efe797337f1014638ec2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3261 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidadesComunidades de aprendizagemLíngua inglesaTecnologias digitais.Este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de ensino híbrido de língua inglesa que considera a interconexão de práticas sociais e educacionais em comunidades de aprendizagem complementares: a presencial e a virtual. A proposta tem como principal premissa o aluno como protagonista de sua aprendizagem, a concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado – que ocorre em diversos espaços sociais – e a importância de o professor abrir espaço para que os alunos tragam para a sala de aula conteúdos, atividades e ferramentas que façam parte de sua vivência, a fim de que eles se influenciem e interrelacionem com aqueles advindos da escola. A fundamentação teórica compreende o conceito de comunidade (KILPATRICK et al., 2003), a abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), que abarca o conceito de affordance (GIBSON, 1986) e a teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Como resultado, verificou-se que os aprendizes desenvolveram sua proficiência na língua inglesa, puderam estreitar laços com colegas e familiares e tiveram autonomia para escolherem os assuntos a serem abordados nas atividades desenvolvidas. Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 217-2322525-28792525-287910.33025/ceb.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261/2080Faria, Helen de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T16:28:04Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3261Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T16:28:04Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
title |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
spellingShingle |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades Faria, Helen de Oliveira Comunidades de aprendizagem Língua inglesa Tecnologias digitais. |
title_short |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
title_full |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
title_fullStr |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
title_full_unstemmed |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
title_sort |
A expansão da sala de aula presencial para a virtual: aprendizagem de língua inglesa com foco em comunidades |
author |
Faria, Helen de Oliveira |
author_facet |
Faria, Helen de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Helen de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades de aprendizagem Língua inglesa Tecnologias digitais. |
topic |
Comunidades de aprendizagem Língua inglesa Tecnologias digitais. |
description |
Este trabalho visa apresentar e discutir uma proposta de ensino híbrido de língua inglesa que considera a interconexão de práticas sociais e educacionais em comunidades de aprendizagem complementares: a presencial e a virtual. A proposta tem como principal premissa o aluno como protagonista de sua aprendizagem, a concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado – que ocorre em diversos espaços sociais – e a importância de o professor abrir espaço para que os alunos tragam para a sala de aula conteúdos, atividades e ferramentas que façam parte de sua vivência, a fim de que eles se influenciem e interrelacionem com aqueles advindos da escola. A fundamentação teórica compreende o conceito de comunidade (KILPATRICK et al., 2003), a abordagem ecológica (VAN LIER, 2004), que abarca o conceito de affordance (GIBSON, 1986) e a teoria da complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Como resultado, verificou-se que os aprendizes desenvolveram sua proficiência na língua inglesa, puderam estreitar laços com colegas e familiares e tiveram autonomia para escolherem os assuntos a serem abordados nas atividades desenvolvidas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3261/2080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 217-232 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180965564416 |