O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mirella Mota Cavalcante
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldas, Jane Eyre Martins, Soares, Deyse Mara Romualdo, Carvalho, Beatriz Bezerra, Barros, Gracy Kelly Amaral, Lima, Luciana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26543
Resumo: SILVA, Mirella Mota Cavalcante et al. O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
id UFC-7_db21e885df2c0306781c6d8f7192d8e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26543
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.Tecnologias digitais.Língua Inglesa.Docência.SILVA, Mirella Mota Cavalcante et al. O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)O objetivo deste trabalho é apresentar a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para promover a docência na Língua Inglesa, a partir da observação da aplicação dessa ferramenta durante o Curso de Extensão Tecnodocência no semestre 2016.1 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesta nova abordagem de ensino para a Língua Estrangeira (LE), os recursos tecnológicos são utilizados para enriquecer a apresentação do conteúdo didático e facilitar uma melhor interação dos alunos com a Língua, tendo em vista a relação entre a Docência e a Aprendizagem Significativa nesse contexto. A experiência a ser relatada considerou a necessidade docente no uso das TDICs para favorecer a compreensão da exposição da questão 95 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2011 para alunos de Licenciatura da UFC que participavam do Curso de Extensão durante às quartas-feiras no período de 13 a 15 horas. Inicialmente foi utilizado um projetor conectado ao computador para a exibição na lousa da temática que envolvia a questão, relativa ao conceito de “Humor” e as “Tirinhas”, para inquirir os conhecimentos prévios dos alunos. Após essa breve interação, foi também projetado um site educativo que retratou o conceito de humor e o uso desse recurso de linguagem. Logo em seguida, a questão de inglês do ENEM foi exposta para a resolução. Tratava-se de uma tirinha em inglês, embora o enunciado e as alternativas para resposta estivessem em português. Não obstante, a opção correta foi encontrada sem dificuldades. A interação da turma foi considerável e o processo de aprendizagem pareceu satisfatório. Contudo, a indicação de um dicionário online para a tradução da Tirinha exposta poderia ter sido evidenciada, mesmo que a compreensão textual produzida tenha sido relevante. Apesar disso, foi possível constatar a eficácia do uso das TDICs para favorecer a atividade docente em Língua Inglesa como um recurso legítimo educacional.2017-10-10T12:06:06Z2017-10-10T12:06:06Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, M. M. C; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; LIMA, L; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26543Silva, Mirella Mota CavalcanteCaldas, Jane Eyre MartinsSoares, Deyse Mara RomualdoCarvalho, Beatriz BezerraBarros, Gracy Kelly AmaralLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26543Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-03T12:51:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
title O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
spellingShingle O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Tecnologias digitais.
Língua Inglesa.
Docência.
title_short O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
title_full O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
title_fullStr O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
title_sort O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa.
author Silva, Mirella Mota Cavalcante
author_facet Silva, Mirella Mota Cavalcante
Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lima, Luciana
author_role author
author2 Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lima, Luciana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mirella Mota Cavalcante
Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lima, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais.
Língua Inglesa.
Docência.
topic Tecnologias digitais.
Língua Inglesa.
Docência.
description SILVA, Mirella Mota Cavalcante et al. O uso das tecnologias digitais como recurso educacional para a docência na língua inglesa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-10T12:06:06Z
2017-10-10T12:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, M. M. C; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; LIMA, L; (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26543
identifier_str_mv SILVA, M. M. C; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; LIMA, L; (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806774155673600