Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andrea de FArias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: D'Escoffier, Maria da Glória Moreira, Santos, Rosana Lodi Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2336
Resumo: O presente trabalho visa relatar a experiência com o uso dos jogos matemáticos na ambiência do Laboratório de Informática Educativa em um colégio de ensino básico da rede pública federal durante a Semana da Matemática de 2019. Foram realizadas atividades diferenciadas do segundo ao quinto ano. Nas turmas do terceiro, quarto e quinto anos, o site utilizado foi https://rachacuca.com.br/, onde foram explorados alguns jogos envolvendo desafios de raciocínio lógico. A escolha deste site se justifica pelo propósito de favorecer experiências que estimulem a criação de estratégias na resolução de problemas. Os alunos foram motivados a interagir com jogos de lógica e lançarem mão do pensamento abstrato e alcançarem objetivos segundo as demandas de cada jogo. Os desafios dos jogos foram apresentados para duplas, favorecendo a colaboração entre os alunos para o desenvolvimento de suas habilidades em um espaço de aprendizagem planejado e orientado pelo docente. Para os alunos do segundo ano a experiência com os jogos implicou, ainda, na exposição oral a respeito da compreensão do uso do jogo bem como do conhecimento matemático desenvolvido através dos jogos. A escolha pela expressão oral do processo vivido foi adotada no sentido de desenvolver a percepção do pensamento pela linguagem, conforme nos ensina Vygotsky (2001), uma vez que os jogos abordavam a matemática no nosso cotidiano. A experiência demonstrou que os jogos digitais podem se constituir em ferramentas que fazem convergir as vivências dos alunos, colaborando para o desenvolvimento de habilidades, ampliando o modo de percepção da aprendizagem.
id CP2-1_a87d872fd591e9a8775f221f6039e181
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2336
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciaisO presente trabalho visa relatar a experiência com o uso dos jogos matemáticos na ambiência do Laboratório de Informática Educativa em um colégio de ensino básico da rede pública federal durante a Semana da Matemática de 2019. Foram realizadas atividades diferenciadas do segundo ao quinto ano. Nas turmas do terceiro, quarto e quinto anos, o site utilizado foi https://rachacuca.com.br/, onde foram explorados alguns jogos envolvendo desafios de raciocínio lógico. A escolha deste site se justifica pelo propósito de favorecer experiências que estimulem a criação de estratégias na resolução de problemas. Os alunos foram motivados a interagir com jogos de lógica e lançarem mão do pensamento abstrato e alcançarem objetivos segundo as demandas de cada jogo. Os desafios dos jogos foram apresentados para duplas, favorecendo a colaboração entre os alunos para o desenvolvimento de suas habilidades em um espaço de aprendizagem planejado e orientado pelo docente. Para os alunos do segundo ano a experiência com os jogos implicou, ainda, na exposição oral a respeito da compreensão do uso do jogo bem como do conhecimento matemático desenvolvido através dos jogos. A escolha pela expressão oral do processo vivido foi adotada no sentido de desenvolver a percepção do pensamento pela linguagem, conforme nos ensina Vygotsky (2001), uma vez que os jogos abordavam a matemática no nosso cotidiano. A experiência demonstrou que os jogos digitais podem se constituir em ferramentas que fazem convergir as vivências dos alunos, colaborando para o desenvolvimento de habilidades, ampliando o modo de percepção da aprendizagem.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2336Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2336/1580Castro, Andrea de FAriasD'Escoffier, Maria da Glória MoreiraSantos, Rosana Lodi Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2336Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
title Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
spellingShingle Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
Castro, Andrea de FArias
title_short Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
title_full Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
title_fullStr Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
title_full_unstemmed Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
title_sort Matemática no Laboratório de Informática: experiências desafiadoras para os anos iniciais
author Castro, Andrea de FArias
author_facet Castro, Andrea de FArias
D'Escoffier, Maria da Glória Moreira
Santos, Rosana Lodi Lourenço
author_role author
author2 D'Escoffier, Maria da Glória Moreira
Santos, Rosana Lodi Lourenço
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Andrea de FArias
D'Escoffier, Maria da Glória Moreira
Santos, Rosana Lodi Lourenço
description O presente trabalho visa relatar a experiência com o uso dos jogos matemáticos na ambiência do Laboratório de Informática Educativa em um colégio de ensino básico da rede pública federal durante a Semana da Matemática de 2019. Foram realizadas atividades diferenciadas do segundo ao quinto ano. Nas turmas do terceiro, quarto e quinto anos, o site utilizado foi https://rachacuca.com.br/, onde foram explorados alguns jogos envolvendo desafios de raciocínio lógico. A escolha deste site se justifica pelo propósito de favorecer experiências que estimulem a criação de estratégias na resolução de problemas. Os alunos foram motivados a interagir com jogos de lógica e lançarem mão do pensamento abstrato e alcançarem objetivos segundo as demandas de cada jogo. Os desafios dos jogos foram apresentados para duplas, favorecendo a colaboração entre os alunos para o desenvolvimento de suas habilidades em um espaço de aprendizagem planejado e orientado pelo docente. Para os alunos do segundo ano a experiência com os jogos implicou, ainda, na exposição oral a respeito da compreensão do uso do jogo bem como do conhecimento matemático desenvolvido através dos jogos. A escolha pela expressão oral do processo vivido foi adotada no sentido de desenvolver a percepção do pensamento pela linguagem, conforme nos ensina Vygotsky (2001), uma vez que os jogos abordavam a matemática no nosso cotidiano. A experiência demonstrou que os jogos digitais podem se constituir em ferramentas que fazem convergir as vivências dos alunos, colaborando para o desenvolvimento de habilidades, ampliando o modo de percepção da aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2336
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2336/1580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181803376640