Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35815 |
Resumo: | Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento. |
id |
UFRGS-2_6cbd3f6cd079b3e3b962278538d8d5ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35815 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Daiany Ferrão Pires deFiss, Dóris Maria Luzzardi2011-12-22T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35815000815457Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento.application/pdfporInformática na educaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000815457.pdf000815457.pdfTexto completoapplication/pdf3377147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/1/000815457.pdfbef0719e1c09313d3f86d007a12ec029MD51TEXT000815457.pdf.txt000815457.pdf.txtExtracted Texttext/plain55319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/2/000815457.pdf.txtbbdafa7bac721896a3ce6ae1a43cf677MD52THUMBNAIL000815457.pdf.jpg000815457.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/3/000815457.pdf.jpg6580cc8c70537756d670bc6177ff2db2MD5310183/358152018-10-05 08:16:48.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:16:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
title |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
spellingShingle |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais Souza, Daiany Ferrão Pires de Informática na educação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
title_full |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
title_fullStr |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
title_sort |
Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais |
author |
Souza, Daiany Ferrão Pires de |
author_facet |
Souza, Daiany Ferrão Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daiany Ferrão Pires de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
contributor_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Informática na educação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-22T01:19:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35815 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815457 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35815 |
identifier_str_mv |
000815457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/1/000815457.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/2/000815457.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/3/000815457.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bef0719e1c09313d3f86d007a12ec029 bbdafa7bac721896a3ce6ae1a43cf677 6580cc8c70537756d670bc6177ff2db2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069650845696 |