Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiany Ferrão Pires de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35815
Resumo: Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento.
id UFRGS-2_6cbd3f6cd079b3e3b962278538d8d5ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Daiany Ferrão Pires deFiss, Dóris Maria Luzzardi2011-12-22T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35815000815457Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento.application/pdfporInformática na educaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000815457.pdf000815457.pdfTexto completoapplication/pdf3377147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/1/000815457.pdfbef0719e1c09313d3f86d007a12ec029MD51TEXT000815457.pdf.txt000815457.pdf.txtExtracted Texttext/plain55319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/2/000815457.pdf.txtbbdafa7bac721896a3ce6ae1a43cf677MD52THUMBNAIL000815457.pdf.jpg000815457.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/3/000815457.pdf.jpg6580cc8c70537756d670bc6177ff2db2MD5310183/358152018-10-05 08:16:48.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:16:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
title Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
spellingShingle Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
Souza, Daiany Ferrão Pires de
Informática na educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
title_full Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
title_fullStr Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
title_full_unstemmed Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
title_sort Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
author Souza, Daiany Ferrão Pires de
author_facet Souza, Daiany Ferrão Pires de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiany Ferrão Pires de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Informática na educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-22T01:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815457
url http://hdl.handle.net/10183/35815
identifier_str_mv 000815457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/1/000815457.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/2/000815457.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35815/3/000815457.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bef0719e1c09313d3f86d007a12ec029
bbdafa7bac721896a3ce6ae1a43cf677
6580cc8c70537756d670bc6177ff2db2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419647946752