CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza de Macedo Zappa, Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3133
Resumo: Esse texto apresenta reflexões a respeito de um projeto realizado considerando o interesse, as curiosidades e as experiências de uma turma de Educação Infantil, com crianças de 5/6 anos de idade, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. O projeto desenvolvido desencadeou a construção de um livro literário escrito e ilustrado pelas próprias crianças dessa turma e intitulado: Como Viramos Detetives. Por conta de todo o percurso e história desse projeto, a turma passou a ser reconhecida como Turma Detetives e resolveu contar essa experiência em forma de um livro fazendo seu lançamento em uma Manhã de Autógrafos.  Nessa práxis, afirmamos nosso compromisso, respeito e garantia com o que Candido (2004) chama de direito à Literatura e nesse escrito demonstramos que além do direto, a criança também pode produzir Literatura e se relacionar com a língua escrita de maneira contextualizada e significativa em oposição a sistematização desse ensino através de práticas mecânicas e descontextualizadas. Em simultâneo, consideramos o direito ao convívio com a natureza e na primeira página do livro, as crianças demonstram esse amor inato pela vida ao ar livre, de contato e respeito com nosso meio ambiente e com o desenrolar do projeto percebemos também a ampliação do sentimento de pertencimento das crianças pelo espaço escolar.
id CP2-1_aa9b4af7a8fdc09b7dbad0ffdb900b62
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3133
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITAEducação InfantilLiteraturaAutoriaCrianças.Esse texto apresenta reflexões a respeito de um projeto realizado considerando o interesse, as curiosidades e as experiências de uma turma de Educação Infantil, com crianças de 5/6 anos de idade, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. O projeto desenvolvido desencadeou a construção de um livro literário escrito e ilustrado pelas próprias crianças dessa turma e intitulado: Como Viramos Detetives. Por conta de todo o percurso e história desse projeto, a turma passou a ser reconhecida como Turma Detetives e resolveu contar essa experiência em forma de um livro fazendo seu lançamento em uma Manhã de Autógrafos.  Nessa práxis, afirmamos nosso compromisso, respeito e garantia com o que Candido (2004) chama de direito à Literatura e nesse escrito demonstramos que além do direto, a criança também pode produzir Literatura e se relacionar com a língua escrita de maneira contextualizada e significativa em oposição a sistematização desse ensino através de práticas mecânicas e descontextualizadas. Em simultâneo, consideramos o direito ao convívio com a natureza e na primeira página do livro, as crianças demonstram esse amor inato pela vida ao ar livre, de contato e respeito com nosso meio ambiente e com o desenrolar do projeto percebemos também a ampliação do sentimento de pertencimento das crianças pelo espaço escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3133Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 23-412525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3133/2279Souza de Macedo Zappa, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3133Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
title CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
spellingShingle CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
Souza de Macedo Zappa, Cristina
Educação Infantil
Literatura
Autoria
Crianças.
title_short CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
title_full CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
title_fullStr CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
title_full_unstemmed CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
title_sort CRIANÇAS AUTORAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA
author Souza de Macedo Zappa, Cristina
author_facet Souza de Macedo Zappa, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza de Macedo Zappa, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Literatura
Autoria
Crianças.
topic Educação Infantil
Literatura
Autoria
Crianças.
description Esse texto apresenta reflexões a respeito de um projeto realizado considerando o interesse, as curiosidades e as experiências de uma turma de Educação Infantil, com crianças de 5/6 anos de idade, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. O projeto desenvolvido desencadeou a construção de um livro literário escrito e ilustrado pelas próprias crianças dessa turma e intitulado: Como Viramos Detetives. Por conta de todo o percurso e história desse projeto, a turma passou a ser reconhecida como Turma Detetives e resolveu contar essa experiência em forma de um livro fazendo seu lançamento em uma Manhã de Autógrafos.  Nessa práxis, afirmamos nosso compromisso, respeito e garantia com o que Candido (2004) chama de direito à Literatura e nesse escrito demonstramos que além do direto, a criança também pode produzir Literatura e se relacionar com a língua escrita de maneira contextualizada e significativa em oposição a sistematização desse ensino através de práticas mecânicas e descontextualizadas. Em simultâneo, consideramos o direito ao convívio com a natureza e na primeira página do livro, as crianças demonstram esse amor inato pela vida ao ar livre, de contato e respeito com nosso meio ambiente e com o desenrolar do projeto percebemos também a ampliação do sentimento de pertencimento das crianças pelo espaço escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3133
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3133/2279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 23-41
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180903698432