A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Anderson Oramisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221
Resumo: Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena.
id UFU-11_41e3cb69ac7ffcf9b478d4d0dd06e7e9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37221
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilConstituição autora e leitora da criançaAtividades pedagógicas intencionais.Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/3722110.14393/PPv20n2a2016-09Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221/19668Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Adriana Mariano RodriguesSantos, Anderson Oramisio2018-04-04T13:01:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37221Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2018-04-04T13:01:57Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Educação Infantil
Constituição autora e leitora da criança
Atividades pedagógicas intencionais.
title_short A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
author_facet Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Santos, Anderson Oramisio
author_role author
author2 Santos, Anderson Oramisio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues
Santos, Anderson Oramisio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Constituição autora e leitora da criança
Atividades pedagógicas intencionais.
topic Educação Infantil
Constituição autora e leitora da criança
Atividades pedagógicas intencionais.
description Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221
10.14393/PPv20n2a2016-09
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221
identifier_str_mv 10.14393/PPv20n2a2016-09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221/19668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280499609600