A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221 |
Resumo: | Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena. |
id |
UFU-11_41e3cb69ac7ffcf9b478d4d0dd06e7e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37221 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilConstituição autora e leitora da criançaAtividades pedagógicas intencionais.Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/3722110.14393/PPv20n2a2016-09Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221/19668Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Adriana Mariano RodriguesSantos, Anderson Oramisio2018-04-04T13:01:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37221Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2018-04-04T13:01:57Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues Educação Infantil Constituição autora e leitora da criança Atividades pedagógicas intencionais. |
title_short |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues |
author_facet |
Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues Santos, Anderson Oramisio |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Anderson Oramisio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Adriana Mariano Rodrigues Santos, Anderson Oramisio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Constituição autora e leitora da criança Atividades pedagógicas intencionais. |
topic |
Educação Infantil Constituição autora e leitora da criança Atividades pedagógicas intencionais. |
description |
Os estudos teóricos mostram que, para colaborar na constituição autora e leitora da criança, o professor deve primeiramente compreender como se dá o desenvolvimento infantil, as principais atividades da criança em cada idade psicológica na qual se encontra e as atividades pedagógicas que deverá disponibilizar no processo educativo. Educação Infantil é compreendida como um espaço que transcende a visão assistencialista do cuidar, tornando-se um espaço para educar. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a constituição autora e leitora de crianças pequenas segundo a Teoria Histórico-Cultural, em suas relações com o espaço da Educação Infantil. Para a Teoria Histórico-Cultural o sujeito torna-se humano ao se apropriar dos objetos da cultura histórica socialmente construídos. Fundamentamos teoricamente o estudo em autores como Vygotsky, Mukhina e Elkonin. Em Vygotsky, buscamos os princípios da pré-história da linguagem escrita, encontramos os fundamentos da linguagem, desenvolvimento e aprendizagem; Mukhina e Elkonin nos proporcionaram os princípios da atividade objetal e, em Elkonin, e a importância do brincar na aprendizagem infantil. Com base nesses e nos demais autores consultados, buscamos identificar como ocorre a constituição autora e leitora da criança pequena. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221 10.14393/PPv20n2a2016-09 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221 |
identifier_str_mv |
10.14393/PPv20n2a2016-09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37221/19668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280499609600 |