METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Paula da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alencar, Maria Fernanda dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614
Resumo: Este texto busca compreender as metodologias de ensino desenvolvidas por professores da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a permanência dos estudantes da EJA na escola, considerando a seguinte questão “De que modo a metodologia de ensino desenvolvida pelos professores da EJA influenciam a permanência de jovens e adultos na escola”? Para fundamentar nossa pesquisa, acolhemos as contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de investigação a observação junto aos docentes e o questionário aberto com os estudantes da EJA. Após essa trajetória, concluímos que as metodologias de ensino influenciam na permanência dos estudantes da EJA na escola considerando o desenvolvimento e a preocupação com práticas que busquem a motivação e o reconhecimento do estudante como um ser de saber e de possibilidades.
id CP2-1_aacc4721f90ff95b0e20e2225e612262
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2614
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLAEducação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola.Este texto busca compreender as metodologias de ensino desenvolvidas por professores da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a permanência dos estudantes da EJA na escola, considerando a seguinte questão “De que modo a metodologia de ensino desenvolvida pelos professores da EJA influenciam a permanência de jovens e adultos na escola”? Para fundamentar nossa pesquisa, acolhemos as contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de investigação a observação junto aos docentes e o questionário aberto com os estudantes da EJA. Após essa trajetória, concluímos que as metodologias de ensino influenciam na permanência dos estudantes da EJA na escola considerando o desenvolvimento e a preocupação com práticas que busquem a motivação e o reconhecimento do estudante como um ser de saber e de possibilidades.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 17-362525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614/2318Silva, Tânia Paula daAlencar, Maria Fernanda dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2614Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
title METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
spellingShingle METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
Silva, Tânia Paula da
Educação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola.
title_short METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
title_full METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
title_fullStr METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
title_full_unstemmed METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
title_sort METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
author Silva, Tânia Paula da
author_facet Silva, Tânia Paula da
Alencar, Maria Fernanda dos Santos
author_role author
author2 Alencar, Maria Fernanda dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia Paula da
Alencar, Maria Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola.
topic Educação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola.
description Este texto busca compreender as metodologias de ensino desenvolvidas por professores da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a permanência dos estudantes da EJA na escola, considerando a seguinte questão “De que modo a metodologia de ensino desenvolvida pelos professores da EJA influenciam a permanência de jovens e adultos na escola”? Para fundamentar nossa pesquisa, acolhemos as contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de investigação a observação junto aos docentes e o questionário aberto com os estudantes da EJA. Após essa trajetória, concluímos que as metodologias de ensino influenciam na permanência dos estudantes da EJA na escola considerando o desenvolvimento e a preocupação com práticas que busquem a motivação e o reconhecimento do estudante como um ser de saber e de possibilidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614/2318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 17-36
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180524113920