METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614 |
Resumo: | Este texto busca compreender as metodologias de ensino desenvolvidas por professores da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a permanência dos estudantes da EJA na escola, considerando a seguinte questão “De que modo a metodologia de ensino desenvolvida pelos professores da EJA influenciam a permanência de jovens e adultos na escola”? Para fundamentar nossa pesquisa, acolhemos as contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de investigação a observação junto aos docentes e o questionário aberto com os estudantes da EJA. Após essa trajetória, concluímos que as metodologias de ensino influenciam na permanência dos estudantes da EJA na escola considerando o desenvolvimento e a preocupação com práticas que busquem a motivação e o reconhecimento do estudante como um ser de saber e de possibilidades. |
id |
CP2-1_aacc4721f90ff95b0e20e2225e612262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2614 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLAEducação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola.Este texto busca compreender as metodologias de ensino desenvolvidas por professores da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a permanência dos estudantes da EJA na escola, considerando a seguinte questão “De que modo a metodologia de ensino desenvolvida pelos professores da EJA influenciam a permanência de jovens e adultos na escola”? Para fundamentar nossa pesquisa, acolhemos as contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de investigação a observação junto aos docentes e o questionário aberto com os estudantes da EJA. Após essa trajetória, concluímos que as metodologias de ensino influenciam na permanência dos estudantes da EJA na escola considerando o desenvolvimento e a preocupação com práticas que busquem a motivação e o reconhecimento do estudante como um ser de saber e de possibilidades.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 17-362525-28792525-287910.33025/ceb.v7i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614/2318Silva, Tânia Paula daAlencar, Maria Fernanda dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T17:44:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2614Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-08-30T17:44:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
title |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA Silva, Tânia Paula da Educação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola. |
title_short |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
title_full |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
title_sort |
METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DA EJA E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA |
author |
Silva, Tânia Paula da |
author_facet |
Silva, Tânia Paula da Alencar, Maria Fernanda dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Maria Fernanda dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tânia Paula da Alencar, Maria Fernanda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Metodologias de Ensino. Permanência na escola. |
description |
Este texto busca compreender as metodologias de ensino desenvolvidas por professores da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a permanência dos estudantes da EJA na escola, considerando a seguinte questão “De que modo a metodologia de ensino desenvolvida pelos professores da EJA influenciam a permanência de jovens e adultos na escola”? Para fundamentar nossa pesquisa, acolhemos as contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de investigação a observação junto aos docentes e o questionário aberto com os estudantes da EJA. Após essa trajetória, concluímos que as metodologias de ensino influenciam na permanência dos estudantes da EJA na escola considerando o desenvolvimento e a preocupação com práticas que busquem a motivação e o reconhecimento do estudante como um ser de saber e de possibilidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2614/2318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 2 (2022); 17-36 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180524113920 |