A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5
Resumo:  Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico.
id CP2-1_b1354db78147d11a0e61a61040c2f7a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/5
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugarFormação continuada de professoresLugarGeotecnologiasPolíticas públicas de educaçãoGeografia escolar.Ensino de Geografia Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 65-752358-446710.33025/grgcp2.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5/3Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:35:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/5Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:35:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
title A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
spellingShingle A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
Formação continuada de professores
Lugar
Geotecnologias
Políticas públicas de educação
Geografia escolar.
Ensino de Geografia
title_short A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
title_full A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
title_fullStr A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
title_full_unstemmed A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
title_sort A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
author Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
author_facet Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Lugar
Geotecnologias
Políticas públicas de educação
Geografia escolar.
Ensino de Geografia
topic Formação continuada de professores
Lugar
Geotecnologias
Políticas públicas de educação
Geografia escolar.
Ensino de Geografia
description  Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5/3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 65-75
2358-4467
10.33025/grgcp2.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176577273856