A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5 |
Resumo: | Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico. |
id |
CP2-1_b1354db78147d11a0e61a61040c2f7a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/5 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugarFormação continuada de professoresLugarGeotecnologiasPolíticas públicas de educaçãoGeografia escolar.Ensino de Geografia Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 65-752358-446710.33025/grgcp2.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5/3Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T14:35:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/5Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T14:35:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
title |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
spellingShingle |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da Formação continuada de professores Lugar Geotecnologias Políticas públicas de educação Geografia escolar. Ensino de Geografia |
title_short |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
title_full |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
title_fullStr |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
title_full_unstemmed |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
title_sort |
A formação continuada dos professores de geografia no Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar |
author |
Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da |
author_facet |
Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Lugar Geotecnologias Políticas públicas de educação Geografia escolar. Ensino de Geografia |
topic |
Formação continuada de professores Lugar Geotecnologias Políticas públicas de educação Geografia escolar. Ensino de Geografia |
description |
Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/5/3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2014): GIRAMUNDO, PRIMEIRA EDIÇÃO; 65-75 2358-4467 10.33025/grgcp2.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176577273856 |