OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Lins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simas, Raquel, Vargas, Tatiana Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1178
Resumo: Em agosto de 2015, o Grupo de Estudos da Diversidade de Gênero do Campus São Cristóvão III do Colégio Pedro II, organizou a I Semana da Diversidade de Gênero. Como uma das atividades do evento, oferecemos uma oficina intitulada Currículos generificados, corpos educados, aberta à comunidade escolar. O objetivo dessa oficina era discutir as formas pelas quais o currículo escolar extrapola a visão tradicional simplista de uma seleção de conteúdos e atua na formação de pessoas (Silva, 1999), moldando corpos femininos e masculinos dentro da lógica da matriz heterossexual. Essa matriz, conforme definida por Butler (2007 [1990]) determina que, para uma pessoa entrar na categoria “gente”, é preciso haver coerência entre sexo, gênero aparente (“expressão de gênero”), desejo pelo “sexo” oposto e prática sexual. 
id CP2-1_b1d508e72b24565c86f5e326cb10b0da
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1178
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIAEm agosto de 2015, o Grupo de Estudos da Diversidade de Gênero do Campus São Cristóvão III do Colégio Pedro II, organizou a I Semana da Diversidade de Gênero. Como uma das atividades do evento, oferecemos uma oficina intitulada Currículos generificados, corpos educados, aberta à comunidade escolar. O objetivo dessa oficina era discutir as formas pelas quais o currículo escolar extrapola a visão tradicional simplista de uma seleção de conteúdos e atua na formação de pessoas (Silva, 1999), moldando corpos femininos e masculinos dentro da lógica da matriz heterossexual. Essa matriz, conforme definida por Butler (2007 [1990]) determina que, para uma pessoa entrar na categoria “gente”, é preciso haver coerência entre sexo, gênero aparente (“expressão de gênero”), desejo pelo “sexo” oposto e prática sexual. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1178Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 19: Gênero e Educação; 81-841983-007610.33025/rps.v0i19reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1178/870Rocha, Luciana LinsSimas, RaquelVargas, Tatiana Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T17:20:43Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1178Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-13T17:20:43Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rocha, Luciana Lins
title_short OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort OFICINA “CURÍCULOS GENERIFICADOS, CORPOS EDUCADOS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Rocha, Luciana Lins
author_facet Rocha, Luciana Lins
Simas, Raquel
Vargas, Tatiana Prado
author_role author
author2 Simas, Raquel
Vargas, Tatiana Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Lins
Simas, Raquel
Vargas, Tatiana Prado
description Em agosto de 2015, o Grupo de Estudos da Diversidade de Gênero do Campus São Cristóvão III do Colégio Pedro II, organizou a I Semana da Diversidade de Gênero. Como uma das atividades do evento, oferecemos uma oficina intitulada Currículos generificados, corpos educados, aberta à comunidade escolar. O objetivo dessa oficina era discutir as formas pelas quais o currículo escolar extrapola a visão tradicional simplista de uma seleção de conteúdos e atua na formação de pessoas (Silva, 1999), moldando corpos femininos e masculinos dentro da lógica da matriz heterossexual. Essa matriz, conforme definida por Butler (2007 [1990]) determina que, para uma pessoa entrar na categoria “gente”, é preciso haver coerência entre sexo, gênero aparente (“expressão de gênero”), desejo pelo “sexo” oposto e prática sexual. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1178
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1178/870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 19: Gênero e Educação; 81-84
1983-0076
10.33025/rps.v0i19
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175419645952