O uso de imagens de satélite como suporte para o aprendizado significativo da cartografia no ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/220 |
Resumo: | A educação cartográfica, fundamental para o estudo da geografia, tem sido negligenciada no ensino básico e necessita de novas ferramentas para tornar seu aprendizado mais efetivo. Diante das inúmeras transformações que o mundo atual enfrenta e dada à rapidez dessa evolução tecnológica, torna-se fundamental que a postura pedagógica dos profissionais de educação compartilhe essas mudanças nas salas de aula, através de ações e materiais didáticos que comunguem nessa mesma direção. Dessa forma, este trabalho apresenta uma contribuição para uma prática mais motivadora, associando a utilização das geotecnologias, em especial as técnicas do Sensoriamento Remoto, no ensino dos conceitos básicos da cartografia para alunos das séries iniciais do 2o segmento do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem lúdica e interativa, as atividades propostas, de caráter prático, tiveram como objetivo principal, tornar os alunos sujeitos na construção do saber cartográfico, na busca de uma aprendizagem mais prazerosa, significativa e inclusiva. A utilização das novas tecnologias, cada vez mais presente nos dias atuais, além de contribuir para a educação cartográfica de crianças e adolescentes, possibilita uma ampliação da percepção do espaço vivido e de suas transformações. Neste contexto, a utilização e difusão de imagens de satélite como suporte para esse processo de aprendizagem no ambiente escolar pode contribuir para a formação de um cidadão mais consciente e participativo na construção de uma sociedade que possibilite a todos a garantia do atendimento de suas necessidades atuais e futuras. |
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O uso de imagens de satélite como suporte para o aprendizado significativo da cartografia no ensino fundamentalCartografia EscolarGeotecnologiaSensoriamento RemotoEducação.Ensino de geografiaA educação cartográfica, fundamental para o estudo da geografia, tem sido negligenciada no ensino básico e necessita de novas ferramentas para tornar seu aprendizado mais efetivo. Diante das inúmeras transformações que o mundo atual enfrenta e dada à rapidez dessa evolução tecnológica, torna-se fundamental que a postura pedagógica dos profissionais de educação compartilhe essas mudanças nas salas de aula, através de ações e materiais didáticos que comunguem nessa mesma direção. Dessa forma, este trabalho apresenta uma contribuição para uma prática mais motivadora, associando a utilização das geotecnologias, em especial as técnicas do Sensoriamento Remoto, no ensino dos conceitos básicos da cartografia para alunos das séries iniciais do 2o segmento do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem lúdica e interativa, as atividades propostas, de caráter prático, tiveram como objetivo principal, tornar os alunos sujeitos na construção do saber cartográfico, na busca de uma aprendizagem mais prazerosa, significativa e inclusiva. A utilização das novas tecnologias, cada vez mais presente nos dias atuais, além de contribuir para a educação cartográfica de crianças e adolescentes, possibilita uma ampliação da percepção do espaço vivido e de suas transformações. Neste contexto, a utilização e difusão de imagens de satélite como suporte para esse processo de aprendizagem no ambiente escolar pode contribuir para a formação de um cidadão mais consciente e participativo na construção de uma sociedade que possibilite a todos a garantia do atendimento de suas necessidades atuais e futuras. Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/220Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 119-1252358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/220/213Vieira, Denise MariaCarvalho, Vânia Maria Salomon Guaycuru deZani, Maíra Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:37:12Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/220Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:37:12Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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