LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pompeu, Cristian Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399
Resumo: As geotecnologias expõem novas possibilidades de analisar o espaço que se apresenta cotidianamente, trabalhá-las no ensino e aprendizagem de Geografia pode gerar resultados positivos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo propor o uso da Geotecnologia Moovit no ensino de Geografia tendo como base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A problemática do trabalho buscava responder qual a contribuição da Geotecnologia Moovit para o ensino de Geografia? Os resultados obtidos mostram que os alunos são favoráveis a ferramentas inovadoras que trabalhem os conhecimentos da sala de aula com problemas do cotidiano. Assim, é possível inferir que o uso de geotecnologias, como o Moovit, no ensino e aprendizagem de Geografia contribui de forma satisfatória na formação de um discente com um pensamento espacial mais crítico e amplo.
id UFRR-3_a9c16c895e63d35995c82e623ae3fa63
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/5399
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIALGeotecnologia MoovitGeografiaEnsinoPensamento espacialCartografia.As geotecnologias expõem novas possibilidades de analisar o espaço que se apresenta cotidianamente, trabalhá-las no ensino e aprendizagem de Geografia pode gerar resultados positivos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo propor o uso da Geotecnologia Moovit no ensino de Geografia tendo como base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A problemática do trabalho buscava responder qual a contribuição da Geotecnologia Moovit para o ensino de Geografia? Os resultados obtidos mostram que os alunos são favoráveis a ferramentas inovadoras que trabalhem os conhecimentos da sala de aula com problemas do cotidiano. Assim, é possível inferir que o uso de geotecnologias, como o Moovit, no ensino e aprendizagem de Geografia contribui de forma satisfatória na formação de um discente com um pensamento espacial mais crítico e amplo.Universidade Federal de Roraima2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/539910.18227/2177-4307.acta.v15i39.5399ACTA GEOGRÁFICA; v. 15, n. 39 (2021): Set./Dez. 2021; 190-2162177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399/3471Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos Junior, José Luiz FerreiraPompeu, Cristian Lima2022-10-11T18:15:31Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5399Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-11T18:15:31Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
title LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
spellingShingle LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira
Geotecnologia Moovit
Geografia
Ensino
Pensamento espacial
Cartografia.
title_short LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
title_full LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
title_fullStr LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
title_full_unstemmed LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
title_sort LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
author Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira
author_facet Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira
Pompeu, Cristian Lima
author_role author
author2 Pompeu, Cristian Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira
Pompeu, Cristian Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologia Moovit
Geografia
Ensino
Pensamento espacial
Cartografia.
topic Geotecnologia Moovit
Geografia
Ensino
Pensamento espacial
Cartografia.
description As geotecnologias expõem novas possibilidades de analisar o espaço que se apresenta cotidianamente, trabalhá-las no ensino e aprendizagem de Geografia pode gerar resultados positivos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo propor o uso da Geotecnologia Moovit no ensino de Geografia tendo como base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A problemática do trabalho buscava responder qual a contribuição da Geotecnologia Moovit para o ensino de Geografia? Os resultados obtidos mostram que os alunos são favoráveis a ferramentas inovadoras que trabalhem os conhecimentos da sala de aula com problemas do cotidiano. Assim, é possível inferir que o uso de geotecnologias, como o Moovit, no ensino e aprendizagem de Geografia contribui de forma satisfatória na formação de um discente com um pensamento espacial mais crítico e amplo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399
10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5399
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399/3471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 15, n. 39 (2021): Set./Dez. 2021; 190-216
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937500176384