LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399 |
Resumo: | As geotecnologias expõem novas possibilidades de analisar o espaço que se apresenta cotidianamente, trabalhá-las no ensino e aprendizagem de Geografia pode gerar resultados positivos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo propor o uso da Geotecnologia Moovit no ensino de Geografia tendo como base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A problemática do trabalho buscava responder qual a contribuição da Geotecnologia Moovit para o ensino de Geografia? Os resultados obtidos mostram que os alunos são favoráveis a ferramentas inovadoras que trabalhem os conhecimentos da sala de aula com problemas do cotidiano. Assim, é possível inferir que o uso de geotecnologias, como o Moovit, no ensino e aprendizagem de Geografia contribui de forma satisfatória na formação de um discente com um pensamento espacial mais crítico e amplo. |
id |
UFRR-3_a9c16c895e63d35995c82e623ae3fa63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5399 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIALGeotecnologia MoovitGeografiaEnsinoPensamento espacialCartografia.As geotecnologias expõem novas possibilidades de analisar o espaço que se apresenta cotidianamente, trabalhá-las no ensino e aprendizagem de Geografia pode gerar resultados positivos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo propor o uso da Geotecnologia Moovit no ensino de Geografia tendo como base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A problemática do trabalho buscava responder qual a contribuição da Geotecnologia Moovit para o ensino de Geografia? Os resultados obtidos mostram que os alunos são favoráveis a ferramentas inovadoras que trabalhem os conhecimentos da sala de aula com problemas do cotidiano. Assim, é possível inferir que o uso de geotecnologias, como o Moovit, no ensino e aprendizagem de Geografia contribui de forma satisfatória na formação de um discente com um pensamento espacial mais crítico e amplo.Universidade Federal de Roraima2022-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/539910.18227/2177-4307.acta.v15i39.5399ACTA GEOGRÁFICA; v. 15, n. 39 (2021): Set./Dez. 2021; 190-2162177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399/3471Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos Junior, José Luiz FerreiraPompeu, Cristian Lima2022-10-11T18:15:31Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5399Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-11T18:15:31Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
title |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
spellingShingle |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira Geotecnologia Moovit Geografia Ensino Pensamento espacial Cartografia. |
title_short |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
title_full |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
title_fullStr |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
title_sort |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: A GEOTECNOLOGIA MOOVIT COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL |
author |
Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira |
author_facet |
Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira Pompeu, Cristian Lima |
author_role |
author |
author2 |
Pompeu, Cristian Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos Junior, José Luiz Ferreira Pompeu, Cristian Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geotecnologia Moovit Geografia Ensino Pensamento espacial Cartografia. |
topic |
Geotecnologia Moovit Geografia Ensino Pensamento espacial Cartografia. |
description |
As geotecnologias expõem novas possibilidades de analisar o espaço que se apresenta cotidianamente, trabalhá-las no ensino e aprendizagem de Geografia pode gerar resultados positivos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo propor o uso da Geotecnologia Moovit no ensino de Geografia tendo como base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A problemática do trabalho buscava responder qual a contribuição da Geotecnologia Moovit para o ensino de Geografia? Os resultados obtidos mostram que os alunos são favoráveis a ferramentas inovadoras que trabalhem os conhecimentos da sala de aula com problemas do cotidiano. Assim, é possível inferir que o uso de geotecnologias, como o Moovit, no ensino e aprendizagem de Geografia contribui de forma satisfatória na formação de um discente com um pensamento espacial mais crítico e amplo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399 10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5399 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399 |
identifier_str_mv |
10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5399/3471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; v. 15, n. 39 (2021): Set./Dez. 2021; 190-216 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937500176384 |