METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Alcantara, Nayara Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Vargas, André Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668
Resumo: O presente estudo objetiva mapear as metodologias ativas e recursos digitais em diferentes áreas do ensino na educação básica no Brasil, destacando suas potencialidades, fragilidades e contribuições. Foram filtrados os artigos que possuem relação com a temática do trabalho e, dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade de artigos por área temática, funcionando como uma guia. Os filtros possibilitaram a seleção de 31 artigos para análise. Para melhor organização, eles foram divididos por temas, para que fosse possível uma leitura mais detalhada e minuciosa. A partir desta pesquisa foi possível detalhar em que segmentos há mais pesquisas no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas e recursos digitais como potencializadores do ensino de Ciências, e em que áreas se fazem necessárias pesquisas mais aprofundadas. Esta revisão possibilitou verificar que as metodologias ativas não são mais usadas apenas como um conjunto de estratégias de sequências didáticas que enriquecem e norteiam a condução das aulas, mas que elas, atreladas aos recursos digitais, potencializam e contribuem na aprendizagem dos estudantes.
id CP2-1_b43b2fd142b60116e0616d9de3a29510
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3668
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕESAprendizagemInovaçãoInstruçãoMétodoTecnologiaO presente estudo objetiva mapear as metodologias ativas e recursos digitais em diferentes áreas do ensino na educação básica no Brasil, destacando suas potencialidades, fragilidades e contribuições. Foram filtrados os artigos que possuem relação com a temática do trabalho e, dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade de artigos por área temática, funcionando como uma guia. Os filtros possibilitaram a seleção de 31 artigos para análise. Para melhor organização, eles foram divididos por temas, para que fosse possível uma leitura mais detalhada e minuciosa. A partir desta pesquisa foi possível detalhar em que segmentos há mais pesquisas no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas e recursos digitais como potencializadores do ensino de Ciências, e em que áreas se fazem necessárias pesquisas mais aprofundadas. Esta revisão possibilitou verificar que as metodologias ativas não são mais usadas apenas como um conjunto de estratégias de sequências didáticas que enriquecem e norteiam a condução das aulas, mas que elas, atreladas aos recursos digitais, potencializam e contribuem na aprendizagem dos estudantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 55-712525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668/2330Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alcantara, Nayara SilvaVargas, André Barbosa2024-06-06T21:29:51Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3668Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:29:51Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
de Alcantara, Nayara Silva
Aprendizagem
Inovação
Instrução
Método
Tecnologia
title_short METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_full METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
author de Alcantara, Nayara Silva
author_facet de Alcantara, Nayara Silva
Vargas, André Barbosa
author_role author
author2 Vargas, André Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Alcantara, Nayara Silva
Vargas, André Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Inovação
Instrução
Método
Tecnologia
topic Aprendizagem
Inovação
Instrução
Método
Tecnologia
description O presente estudo objetiva mapear as metodologias ativas e recursos digitais em diferentes áreas do ensino na educação básica no Brasil, destacando suas potencialidades, fragilidades e contribuições. Foram filtrados os artigos que possuem relação com a temática do trabalho e, dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade de artigos por área temática, funcionando como uma guia. Os filtros possibilitaram a seleção de 31 artigos para análise. Para melhor organização, eles foram divididos por temas, para que fosse possível uma leitura mais detalhada e minuciosa. A partir desta pesquisa foi possível detalhar em que segmentos há mais pesquisas no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas e recursos digitais como potencializadores do ensino de Ciências, e em que áreas se fazem necessárias pesquisas mais aprofundadas. Esta revisão possibilitou verificar que as metodologias ativas não são mais usadas apenas como um conjunto de estratégias de sequências didáticas que enriquecem e norteiam a condução das aulas, mas que elas, atreladas aos recursos digitais, potencializam e contribuem na aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668/2330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 55-71
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v8i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181000167424