METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668 |
Resumo: | O presente estudo objetiva mapear as metodologias ativas e recursos digitais em diferentes áreas do ensino na educação básica no Brasil, destacando suas potencialidades, fragilidades e contribuições. Foram filtrados os artigos que possuem relação com a temática do trabalho e, dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade de artigos por área temática, funcionando como uma guia. Os filtros possibilitaram a seleção de 31 artigos para análise. Para melhor organização, eles foram divididos por temas, para que fosse possível uma leitura mais detalhada e minuciosa. A partir desta pesquisa foi possível detalhar em que segmentos há mais pesquisas no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas e recursos digitais como potencializadores do ensino de Ciências, e em que áreas se fazem necessárias pesquisas mais aprofundadas. Esta revisão possibilitou verificar que as metodologias ativas não são mais usadas apenas como um conjunto de estratégias de sequências didáticas que enriquecem e norteiam a condução das aulas, mas que elas, atreladas aos recursos digitais, potencializam e contribuem na aprendizagem dos estudantes. |
id |
CP2-1_b43b2fd142b60116e0616d9de3a29510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3668 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕESAprendizagemInovaçãoInstruçãoMétodoTecnologiaO presente estudo objetiva mapear as metodologias ativas e recursos digitais em diferentes áreas do ensino na educação básica no Brasil, destacando suas potencialidades, fragilidades e contribuições. Foram filtrados os artigos que possuem relação com a temática do trabalho e, dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade de artigos por área temática, funcionando como uma guia. Os filtros possibilitaram a seleção de 31 artigos para análise. Para melhor organização, eles foram divididos por temas, para que fosse possível uma leitura mais detalhada e minuciosa. A partir desta pesquisa foi possível detalhar em que segmentos há mais pesquisas no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas e recursos digitais como potencializadores do ensino de Ciências, e em que áreas se fazem necessárias pesquisas mais aprofundadas. Esta revisão possibilitou verificar que as metodologias ativas não são mais usadas apenas como um conjunto de estratégias de sequências didáticas que enriquecem e norteiam a condução das aulas, mas que elas, atreladas aos recursos digitais, potencializam e contribuem na aprendizagem dos estudantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2024-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 55-712525-28792525-287910.33025/ceb.v8i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668/2330Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alcantara, Nayara SilvaVargas, André Barbosa2024-06-06T21:29:51Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3668Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-06-06T21:29:51Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES de Alcantara, Nayara Silva Aprendizagem Inovação Instrução Método Tecnologia |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIGITAIS EM DIFERENTES ÁREAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
author |
de Alcantara, Nayara Silva |
author_facet |
de Alcantara, Nayara Silva Vargas, André Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, André Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Alcantara, Nayara Silva Vargas, André Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Inovação Instrução Método Tecnologia |
topic |
Aprendizagem Inovação Instrução Método Tecnologia |
description |
O presente estudo objetiva mapear as metodologias ativas e recursos digitais em diferentes áreas do ensino na educação básica no Brasil, destacando suas potencialidades, fragilidades e contribuições. Foram filtrados os artigos que possuem relação com a temática do trabalho e, dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade de artigos por área temática, funcionando como uma guia. Os filtros possibilitaram a seleção de 31 artigos para análise. Para melhor organização, eles foram divididos por temas, para que fosse possível uma leitura mais detalhada e minuciosa. A partir desta pesquisa foi possível detalhar em que segmentos há mais pesquisas no Brasil sobre a utilização de metodologias ativas e recursos digitais como potencializadores do ensino de Ciências, e em que áreas se fazem necessárias pesquisas mais aprofundadas. Esta revisão possibilitou verificar que as metodologias ativas não são mais usadas apenas como um conjunto de estratégias de sequências didáticas que enriquecem e norteiam a condução das aulas, mas que elas, atreladas aos recursos digitais, potencializam e contribuem na aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3668/2330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação Básica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 8 n. 1 (2024); 55-71 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v8i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181000167424 |