A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Martha Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086
Resumo: Neste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes.
id CP2-1_b48117e5cced922d9dda4eb7c4bda73e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3086
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII CaxiasNeste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 101-1181983-007610.33025/rps.v0i26reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086/1934Nogueira, Martha Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T16:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3086Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-23T16:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
title A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
spellingShingle A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
Nogueira, Martha Carvalho
title_short A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
title_full A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
title_fullStr A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
title_full_unstemmed A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
title_sort A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
author Nogueira, Martha Carvalho
author_facet Nogueira, Martha Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Martha Carvalho
description Neste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086/1934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 101-118
1983-0076
10.33025/rps.v0i26
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176196640768