A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086 |
Resumo: | Neste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes. |
id |
CP2-1_b48117e5cced922d9dda4eb7c4bda73e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3086 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII CaxiasNeste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 101-1181983-007610.33025/rps.v0i26reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086/1934Nogueira, Martha Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T16:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3086Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-23T16:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
title |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
spellingShingle |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias Nogueira, Martha Carvalho |
title_short |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
title_full |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
title_fullStr |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
title_full_unstemmed |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
title_sort |
A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias |
author |
Nogueira, Martha Carvalho |
author_facet |
Nogueira, Martha Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Martha Carvalho |
description |
Neste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3086/1934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 101-118 1983-0076 10.33025/rps.v0i26 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176196640768 |