UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Paula Gomes dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228
Resumo: O presente artigo objetiva estabelecer reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de História, na classe de alfabetização, a partir de atividade específica desenvolvida com crianças do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I. A atividade consiste em um encontro entre estudantes e o professor convidado José Urutau, indígena da etnia Guajajara, para promover a troca de saberes. Apresenta-se a história oral como uma metodologia possível para o ensino da História, na alfabetização, principalmente através do trabalho com projetos escolares (SCHMIDT; CAINELLI, 2009). Elucida-se o processo de planejamento de uma entrevista e seus desdobramentos, com a captação das informações e reflexões estabelecidas. Afirma-se a importância do trabalho com a oralidade na alfabetização, a fim de desenvolver noções de tempo, conceitos históricos e a habilidade de pensar historicamente a realidade social.
id CP2-1_b504a3be8004acb6674261874663556a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2228
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃOEnsino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral.O presente artigo objetiva estabelecer reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de História, na classe de alfabetização, a partir de atividade específica desenvolvida com crianças do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I. A atividade consiste em um encontro entre estudantes e o professor convidado José Urutau, indígena da etnia Guajajara, para promover a troca de saberes. Apresenta-se a história oral como uma metodologia possível para o ensino da História, na alfabetização, principalmente através do trabalho com projetos escolares (SCHMIDT; CAINELLI, 2009). Elucida-se o processo de planejamento de uma entrevista e seus desdobramentos, com a captação das informações e reflexões estabelecidas. Afirma-se a importância do trabalho com a oralidade na alfabetização, a fim de desenvolver noções de tempo, conceitos históricos e a habilidade de pensar historicamente a realidade social.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228/1525SANTOS, Paula Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2228Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
title UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
SANTOS, Paula Gomes dos
Ensino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral.
title_short UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
title_full UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
title_sort UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
author SANTOS, Paula Gomes dos
author_facet SANTOS, Paula Gomes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Paula Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral.
topic Ensino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral.
description O presente artigo objetiva estabelecer reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de História, na classe de alfabetização, a partir de atividade específica desenvolvida com crianças do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I. A atividade consiste em um encontro entre estudantes e o professor convidado José Urutau, indígena da etnia Guajajara, para promover a troca de saberes. Apresenta-se a história oral como uma metodologia possível para o ensino da História, na alfabetização, principalmente através do trabalho com projetos escolares (SCHMIDT; CAINELLI, 2009). Elucida-se o processo de planejamento de uma entrevista e seus desdobramentos, com a captação das informações e reflexões estabelecidas. Afirma-se a importância do trabalho com a oralidade na alfabetização, a fim de desenvolver noções de tempo, conceitos históricos e a habilidade de pensar historicamente a realidade social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228/1525
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180115169280