UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228 |
Resumo: | O presente artigo objetiva estabelecer reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de História, na classe de alfabetização, a partir de atividade específica desenvolvida com crianças do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I. A atividade consiste em um encontro entre estudantes e o professor convidado José Urutau, indígena da etnia Guajajara, para promover a troca de saberes. Apresenta-se a história oral como uma metodologia possível para o ensino da História, na alfabetização, principalmente através do trabalho com projetos escolares (SCHMIDT; CAINELLI, 2009). Elucida-se o processo de planejamento de uma entrevista e seus desdobramentos, com a captação das informações e reflexões estabelecidas. Afirma-se a importância do trabalho com a oralidade na alfabetização, a fim de desenvolver noções de tempo, conceitos históricos e a habilidade de pensar historicamente a realidade social. |
id |
CP2-1_b504a3be8004acb6674261874663556a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2228 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃOEnsino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral.O presente artigo objetiva estabelecer reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de História, na classe de alfabetização, a partir de atividade específica desenvolvida com crianças do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I. A atividade consiste em um encontro entre estudantes e o professor convidado José Urutau, indígena da etnia Guajajara, para promover a troca de saberes. Apresenta-se a história oral como uma metodologia possível para o ensino da História, na alfabetização, principalmente através do trabalho com projetos escolares (SCHMIDT; CAINELLI, 2009). Elucida-se o processo de planejamento de uma entrevista e seus desdobramentos, com a captação das informações e reflexões estabelecidas. Afirma-se a importância do trabalho com a oralidade na alfabetização, a fim de desenvolver noções de tempo, conceitos históricos e a habilidade de pensar historicamente a realidade social.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228/1525SANTOS, Paula Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2228Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
title |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO SANTOS, Paula Gomes dos Ensino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral. |
title_short |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
UMA TARDE NA ALDEIA: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO |
author |
SANTOS, Paula Gomes dos |
author_facet |
SANTOS, Paula Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Paula Gomes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral. |
topic |
Ensino e aprendizagem de História. Alfabetização. História oral. |
description |
O presente artigo objetiva estabelecer reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de História, na classe de alfabetização, a partir de atividade específica desenvolvida com crianças do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I. A atividade consiste em um encontro entre estudantes e o professor convidado José Urutau, indígena da etnia Guajajara, para promover a troca de saberes. Apresenta-se a história oral como uma metodologia possível para o ensino da História, na alfabetização, principalmente através do trabalho com projetos escolares (SCHMIDT; CAINELLI, 2009). Elucida-se o processo de planejamento de uma entrevista e seus desdobramentos, com a captação das informações e reflexões estabelecidas. Afirma-se a importância do trabalho com a oralidade na alfabetização, a fim de desenvolver noções de tempo, conceitos históricos e a habilidade de pensar historicamente a realidade social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2228/1525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180115169280 |