USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085 |
Resumo: | Diante da dificuldade de alguns estudantes compreenderem e relacionarem conceitos ensinados na disciplina de Física, no Ensino Médio, é importante buscar estratégias que facilitem e motivem a construção do conhecimento, além de utilizar diferentes ferramentas para avaliação do processo de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no ensino da Física. Para tanto, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na qual aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais foram promovidas no estudo de conteúdos de corrente elétrica e circuito elétrico. O instrumento de avaliação utilizado nesta intervenção pedagógica foi a elaboração de mapas conceituais pelos estudantes. Neste trabalho, é apresentada a análise qualitativa destes mapas, considerando os critérios de hierarquização, proposições, ligação cruzada e exemplos. Com base na investigação científica, verificou-se que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem, permitindo levantar indícios de uma aprendizagem significativa. |
id |
CP2-1_b74185beefe5c3ce9d0e239773635a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2085 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICAMapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa.Diante da dificuldade de alguns estudantes compreenderem e relacionarem conceitos ensinados na disciplina de Física, no Ensino Médio, é importante buscar estratégias que facilitem e motivem a construção do conhecimento, além de utilizar diferentes ferramentas para avaliação do processo de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no ensino da Física. Para tanto, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na qual aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais foram promovidas no estudo de conteúdos de corrente elétrica e circuito elétrico. O instrumento de avaliação utilizado nesta intervenção pedagógica foi a elaboração de mapas conceituais pelos estudantes. Neste trabalho, é apresentada a análise qualitativa destes mapas, considerando os critérios de hierarquização, proposições, ligação cruzada e exemplos. Com base na investigação científica, verificou-se que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem, permitindo levantar indícios de uma aprendizagem significativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 60-762525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085/1408Manhães, Marcelle de OliveiraCarvalho, Adelson SiqueiraBatista, Silvia Cristina Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2085Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
title |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
spellingShingle |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA Manhães, Marcelle de Oliveira Mapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. |
title_short |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
title_full |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
title_fullStr |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
title_sort |
USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA |
author |
Manhães, Marcelle de Oliveira |
author_facet |
Manhães, Marcelle de Oliveira Carvalho, Adelson Siqueira Batista, Silvia Cristina Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Adelson Siqueira Batista, Silvia Cristina Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manhães, Marcelle de Oliveira Carvalho, Adelson Siqueira Batista, Silvia Cristina Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. |
topic |
Mapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. |
description |
Diante da dificuldade de alguns estudantes compreenderem e relacionarem conceitos ensinados na disciplina de Física, no Ensino Médio, é importante buscar estratégias que facilitem e motivem a construção do conhecimento, além de utilizar diferentes ferramentas para avaliação do processo de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no ensino da Física. Para tanto, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na qual aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais foram promovidas no estudo de conteúdos de corrente elétrica e circuito elétrico. O instrumento de avaliação utilizado nesta intervenção pedagógica foi a elaboração de mapas conceituais pelos estudantes. Neste trabalho, é apresentada a análise qualitativa destes mapas, considerando os critérios de hierarquização, proposições, ligação cruzada e exemplos. Com base na investigação científica, verificou-se que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem, permitindo levantar indícios de uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085/1408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 60-76 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v3i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180208492544 |