USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhães, Marcelle de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Adelson Siqueira, Batista, Silvia Cristina Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085
Resumo: Diante da dificuldade de alguns estudantes compreenderem e relacionarem conceitos ensinados na disciplina de Física, no Ensino Médio, é importante buscar estratégias que facilitem e motivem a construção do conhecimento, além de utilizar diferentes ferramentas para avaliação do processo de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no ensino da Física. Para tanto, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na qual aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais foram promovidas no estudo de conteúdos de corrente elétrica e circuito elétrico. O instrumento de avaliação utilizado nesta intervenção pedagógica foi a elaboração de mapas conceituais pelos estudantes. Neste trabalho, é apresentada a análise qualitativa destes mapas, considerando os critérios de hierarquização, proposições, ligação cruzada e exemplos. Com base na investigação científica, verificou-se que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem, permitindo levantar indícios de uma aprendizagem significativa.
id CP2-1_b74185beefe5c3ce9d0e239773635a8c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2085
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICAMapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa.Diante da dificuldade de alguns estudantes compreenderem e relacionarem conceitos ensinados na disciplina de Física, no Ensino Médio, é importante buscar estratégias que facilitem e motivem a construção do conhecimento, além de utilizar diferentes ferramentas para avaliação do processo de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no ensino da Física. Para tanto, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na qual aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais foram promovidas no estudo de conteúdos de corrente elétrica e circuito elétrico. O instrumento de avaliação utilizado nesta intervenção pedagógica foi a elaboração de mapas conceituais pelos estudantes. Neste trabalho, é apresentada a análise qualitativa destes mapas, considerando os critérios de hierarquização, proposições, ligação cruzada e exemplos. Com base na investigação científica, verificou-se que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem, permitindo levantar indícios de uma aprendizagem significativa.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 60-762525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085/1408Manhães, Marcelle de OliveiraCarvalho, Adelson SiqueiraBatista, Silvia Cristina Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2085Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
title USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
spellingShingle USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Manhães, Marcelle de Oliveira
Mapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa.
title_short USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
title_full USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
title_fullStr USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
title_full_unstemmed USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
title_sort USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
author Manhães, Marcelle de Oliveira
author_facet Manhães, Marcelle de Oliveira
Carvalho, Adelson Siqueira
Batista, Silvia Cristina Freitas
author_role author
author2 Carvalho, Adelson Siqueira
Batista, Silvia Cristina Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manhães, Marcelle de Oliveira
Carvalho, Adelson Siqueira
Batista, Silvia Cristina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa.
topic Mapa conceitual. Avaliação. Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa.
description Diante da dificuldade de alguns estudantes compreenderem e relacionarem conceitos ensinados na disciplina de Física, no Ensino Médio, é importante buscar estratégias que facilitem e motivem a construção do conhecimento, além de utilizar diferentes ferramentas para avaliação do processo de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no ensino da Física. Para tanto, uma intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, na qual aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais foram promovidas no estudo de conteúdos de corrente elétrica e circuito elétrico. O instrumento de avaliação utilizado nesta intervenção pedagógica foi a elaboração de mapas conceituais pelos estudantes. Neste trabalho, é apresentada a análise qualitativa destes mapas, considerando os critérios de hierarquização, proposições, ligação cruzada e exemplos. Com base na investigação científica, verificou-se que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem, permitindo levantar indícios de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2085/1408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 60-76
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180208492544