O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Lilian Miranda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
id UFSC_1f9d4180b114348c8f87bd2bd7aad232
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182291
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IMapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.O mapa conceitual possibilita ao estudante a estruturação e organização dos significados criados por ele, valorizando seu conhecimento prévio e incentivando a aprendizagem significativa. Esse trabalho apresenta o uso do mapa conceitual como ferramenta à sistematização do ensino-aprendizagem dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola privada da cidade de Joinville, em Santa Catarina. A apresentação e avaliação dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes ocorreram de forma qualitativa, descrevendo a construção e compreensão de suas etapas, assim como as características conforme as atividades propostas. Enquanto estratégia de aprimoramento da utilização dos mapas, as atividades iniciaram em grupos com cinco integrantes até a individualização do processo. Além do uso do tablet e do aplicativo HalnaMind, o estímulo da apresentação oral em cartazes e por meio digital, instigou os estudantes a se fazerem claros e objetivos na exposição de seus trabalhos. Constata-se que os estudantes compreenderam como criar um mapa conceitual e que se apropriaram da técnica para seus estudos, sem precisar memorizar termos e conteúdos estudados. O mapa conceitual é uma ferramenta que, se inserida na grade curricular desde os anos iniciais da educação básica, estimulará os estudantes a compreensão e discussão dos temas de estudo.Joinville, SCPfützenreuter, Andréa H.Universidade Federal de Santa CatarinaGodoy, Lilian Miranda2017-12-15T14:02:06Z2017-12-15T14:02:06Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T14:02:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T14:02:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Godoy, Lilian Miranda
Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes.
title_short O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Godoy, Lilian Miranda
author_facet Godoy, Lilian Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pfützenreuter, Andréa H.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Lilian Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes.
topic Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T14:02:06Z
2017-12-15T14:02:06Z
2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109782974464