O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. |
id |
UFSC_1f9d4180b114348c8f87bd2bd7aad232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182291 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL IMapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.O mapa conceitual possibilita ao estudante a estruturação e organização dos significados criados por ele, valorizando seu conhecimento prévio e incentivando a aprendizagem significativa. Esse trabalho apresenta o uso do mapa conceitual como ferramenta à sistematização do ensino-aprendizagem dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola privada da cidade de Joinville, em Santa Catarina. A apresentação e avaliação dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes ocorreram de forma qualitativa, descrevendo a construção e compreensão de suas etapas, assim como as características conforme as atividades propostas. Enquanto estratégia de aprimoramento da utilização dos mapas, as atividades iniciaram em grupos com cinco integrantes até a individualização do processo. Além do uso do tablet e do aplicativo HalnaMind, o estímulo da apresentação oral em cartazes e por meio digital, instigou os estudantes a se fazerem claros e objetivos na exposição de seus trabalhos. Constata-se que os estudantes compreenderam como criar um mapa conceitual e que se apropriaram da técnica para seus estudos, sem precisar memorizar termos e conteúdos estudados. O mapa conceitual é uma ferramenta que, se inserida na grade curricular desde os anos iniciais da educação básica, estimulará os estudantes a compreensão e discussão dos temas de estudo.Joinville, SCPfützenreuter, Andréa H.Universidade Federal de Santa CatarinaGodoy, Lilian Miranda2017-12-15T14:02:06Z2017-12-15T14:02:06Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T14:02:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T14:02:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I Godoy, Lilian Miranda Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes. |
title_short |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
author |
Godoy, Lilian Miranda |
author_facet |
Godoy, Lilian Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pfützenreuter, Andréa H. Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Lilian Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes. |
topic |
Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Estudantes. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15T14:02:06Z 2017-12-15T14:02:06Z 2017-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652109782974464 |