CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão inicial sobre o papel docente na transformação da escola para a construção de um caminho contra hegemônico para o ensino de ciências. Nosso objetivo ao trazer esse tema para discussão é compreender mais profundamente quais aspectos são mais relevantes na formação do professor de ciências capaz de desenvolver um prática contra-hegemônica. Para iniciar o debate, nos apropriaremos do entendimento de Ernesto Laclau sobre o conceito de hegemonia construída a partir do discurso a concebendo como uma intervenção discursiva que busca a universalização de um discurso tendo como partida as ausências no campo social. Entendemos, assim como o autor, que o conceito de hegemonia traduz um discurso particular e este passa a representar algo maior que ele. Acompanhando nossa reflexão chamamos para conversa Henry Giroux por sustentar que o professor ao assumir seu papel de intelectual transformador, alcança um caminhar pedagógico contra hegemônico capaz de educar os alunos para uma ação social transformadora. Para tal, três questões se tornam centrais: entender a natureza desse conhecimento científico que almejamos; ter o pleno conhecimento dos fatores que sustentam a escola em um fluxo contínuo de manutenção de um discurso hegemônico; e uma reflexão sobre os objetivos de ensinarmos ciência. |
id |
CP2-1_bb54b9486e85ecfe65c1a307f1797021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1792 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciênciasformação de professoresensino de ciênciascontra-hegemonia.Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão inicial sobre o papel docente na transformação da escola para a construção de um caminho contra hegemônico para o ensino de ciências. Nosso objetivo ao trazer esse tema para discussão é compreender mais profundamente quais aspectos são mais relevantes na formação do professor de ciências capaz de desenvolver um prática contra-hegemônica. Para iniciar o debate, nos apropriaremos do entendimento de Ernesto Laclau sobre o conceito de hegemonia construída a partir do discurso a concebendo como uma intervenção discursiva que busca a universalização de um discurso tendo como partida as ausências no campo social. Entendemos, assim como o autor, que o conceito de hegemonia traduz um discurso particular e este passa a representar algo maior que ele. Acompanhando nossa reflexão chamamos para conversa Henry Giroux por sustentar que o professor ao assumir seu papel de intelectual transformador, alcança um caminhar pedagógico contra hegemônico capaz de educar os alunos para uma ação social transformadora. Para tal, três questões se tornam centrais: entender a natureza desse conhecimento científico que almejamos; ter o pleno conhecimento dos fatores que sustentam a escola em um fluxo contínuo de manutenção de um discurso hegemônico; e uma reflexão sobre os objetivos de ensinarmos ciência. Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 29-412525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792/1286Trevisano, RodrigoQueiroz, Glória Regina Pessôa CampelloSilva, Lais Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1792Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
title |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
spellingShingle |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências Trevisano, Rodrigo formação de professores ensino de ciências contra-hegemonia. |
title_short |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
title_full |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
title_fullStr |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
title_sort |
CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências |
author |
Trevisano, Rodrigo |
author_facet |
Trevisano, Rodrigo Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello Silva, Lais Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello Silva, Lais Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisano, Rodrigo Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello Silva, Lais Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores ensino de ciências contra-hegemonia. |
topic |
formação de professores ensino de ciências contra-hegemonia. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão inicial sobre o papel docente na transformação da escola para a construção de um caminho contra hegemônico para o ensino de ciências. Nosso objetivo ao trazer esse tema para discussão é compreender mais profundamente quais aspectos são mais relevantes na formação do professor de ciências capaz de desenvolver um prática contra-hegemônica. Para iniciar o debate, nos apropriaremos do entendimento de Ernesto Laclau sobre o conceito de hegemonia construída a partir do discurso a concebendo como uma intervenção discursiva que busca a universalização de um discurso tendo como partida as ausências no campo social. Entendemos, assim como o autor, que o conceito de hegemonia traduz um discurso particular e este passa a representar algo maior que ele. Acompanhando nossa reflexão chamamos para conversa Henry Giroux por sustentar que o professor ao assumir seu papel de intelectual transformador, alcança um caminhar pedagógico contra hegemônico capaz de educar os alunos para uma ação social transformadora. Para tal, três questões se tornam centrais: entender a natureza desse conhecimento científico que almejamos; ter o pleno conhecimento dos fatores que sustentam a escola em um fluxo contínuo de manutenção de um discurso hegemônico; e uma reflexão sobre os objetivos de ensinarmos ciência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792/1286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 29-41 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v3i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180187521024 |