CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisano, Rodrigo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello, Silva, Lais Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão inicial sobre o papel docente na transformação da escola para a construção de um caminho contra hegemônico para o ensino de ciências. Nosso objetivo ao trazer esse tema para discussão é compreender mais profundamente quais aspectos são mais relevantes na formação do professor de ciências capaz de desenvolver um prática contra-hegemônica. Para iniciar o debate, nos apropriaremos do entendimento de Ernesto Laclau sobre o conceito de hegemonia construída a partir do discurso a concebendo como uma intervenção discursiva que busca a universalização de um discurso tendo como partida as ausências no campo social. Entendemos, assim como o autor, que o conceito de hegemonia traduz um discurso particular e este passa a representar algo maior que ele. Acompanhando nossa reflexão chamamos para conversa Henry Giroux por sustentar que o professor ao assumir seu papel de intelectual transformador, alcança um caminhar pedagógico contra hegemônico capaz de educar os alunos para uma ação social transformadora. Para tal, três questões se tornam centrais: entender a natureza desse conhecimento científico que almejamos; ter o pleno conhecimento dos fatores que sustentam a escola em um fluxo contínuo de manutenção de um discurso hegemônico; e uma reflexão sobre os objetivos de ensinarmos ciência.
id CP2-1_bb54b9486e85ecfe65c1a307f1797021
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1792
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciênciasformação de professoresensino de ciênciascontra-hegemonia.Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão inicial sobre o papel docente na transformação da escola para a construção de um caminho contra hegemônico para o ensino de ciências. Nosso objetivo ao trazer esse tema para discussão é compreender mais profundamente quais aspectos são mais relevantes na formação do professor de ciências capaz de desenvolver um prática contra-hegemônica. Para iniciar o debate, nos apropriaremos do entendimento de Ernesto Laclau sobre o conceito de hegemonia construída a partir do discurso a concebendo como uma intervenção discursiva que busca a universalização de um discurso tendo como partida as ausências no campo social. Entendemos, assim como o autor, que o conceito de hegemonia traduz um discurso particular e este passa a representar algo maior que ele. Acompanhando nossa reflexão chamamos para conversa Henry Giroux por sustentar que o professor ao assumir seu papel de intelectual transformador, alcança um caminhar pedagógico contra hegemônico capaz de educar os alunos para uma ação social transformadora. Para tal, três questões se tornam centrais: entender a natureza desse conhecimento científico que almejamos; ter o pleno conhecimento dos fatores que sustentam a escola em um fluxo contínuo de manutenção de um discurso hegemônico; e uma reflexão sobre os objetivos de ensinarmos ciência. Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 29-412525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792/1286Trevisano, RodrigoQueiroz, Glória Regina Pessôa CampelloSilva, Lais Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1792Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
title CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
spellingShingle CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
Trevisano, Rodrigo
formação de professores
ensino de ciências
contra-hegemonia.
title_short CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
title_full CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
title_fullStr CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
title_full_unstemmed CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
title_sort CONTRA-HEGEMONIA: um caminho possível para o ensino de ciências
author Trevisano, Rodrigo
author_facet Trevisano, Rodrigo
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Silva, Lais Rodrigues
author_role author
author2 Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Silva, Lais Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisano, Rodrigo
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Silva, Lais Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
ensino de ciências
contra-hegemonia.
topic formação de professores
ensino de ciências
contra-hegemonia.
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão inicial sobre o papel docente na transformação da escola para a construção de um caminho contra hegemônico para o ensino de ciências. Nosso objetivo ao trazer esse tema para discussão é compreender mais profundamente quais aspectos são mais relevantes na formação do professor de ciências capaz de desenvolver um prática contra-hegemônica. Para iniciar o debate, nos apropriaremos do entendimento de Ernesto Laclau sobre o conceito de hegemonia construída a partir do discurso a concebendo como uma intervenção discursiva que busca a universalização de um discurso tendo como partida as ausências no campo social. Entendemos, assim como o autor, que o conceito de hegemonia traduz um discurso particular e este passa a representar algo maior que ele. Acompanhando nossa reflexão chamamos para conversa Henry Giroux por sustentar que o professor ao assumir seu papel de intelectual transformador, alcança um caminhar pedagógico contra hegemônico capaz de educar os alunos para uma ação social transformadora. Para tal, três questões se tornam centrais: entender a natureza desse conhecimento científico que almejamos; ter o pleno conhecimento dos fatores que sustentam a escola em um fluxo contínuo de manutenção de um discurso hegemônico; e uma reflexão sobre os objetivos de ensinarmos ciência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1792/1286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 29-41
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180187521024