O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2338 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo primeiramente relatar e, posteriormente refletir sobre as experiências realizadas em aula aliando Português/Literatura às ferramentas utilizadas na Informática. Com projeto iniciado em 2010, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município do Rio de Janeiro, a proposta do uso da Informática teve por prioridade auxiliar os alunos com problemas em sua alfabetização. Ao longo do ano letivo, com os resultados alcançados, este projeto foi se tornando mais abrangente, diversificando as possibilidades e os caminhos do ensino, nos quais os discentes, ao ganharem mais autonomia a partir dos seus próprios conhecimentos sobre a área de Informática, acabam por tornarem-se agentes da sua própria aprendizagem e, consequentemente, letramento. |
id |
CP2-1_bbb8775817a621d48010a68aaeb6b9e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2338 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensinoEste trabalho tem por objetivo primeiramente relatar e, posteriormente refletir sobre as experiências realizadas em aula aliando Português/Literatura às ferramentas utilizadas na Informática. Com projeto iniciado em 2010, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município do Rio de Janeiro, a proposta do uso da Informática teve por prioridade auxiliar os alunos com problemas em sua alfabetização. Ao longo do ano letivo, com os resultados alcançados, este projeto foi se tornando mais abrangente, diversificando as possibilidades e os caminhos do ensino, nos quais os discentes, ao ganharem mais autonomia a partir dos seus próprios conhecimentos sobre a área de Informática, acabam por tornarem-se agentes da sua própria aprendizagem e, consequentemente, letramento.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2338Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2338/1582Figueiredo, Viviane ArenaPinto, Leandro Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2338Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
title |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
spellingShingle |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino Figueiredo, Viviane Arena |
title_short |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
title_full |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
title_fullStr |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
title_full_unstemmed |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
title_sort |
O universo literário aliado às novas tecnologias: propostas e perspectivas diferenciando o ensino |
author |
Figueiredo, Viviane Arena |
author_facet |
Figueiredo, Viviane Arena Pinto, Leandro Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Leandro Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Viviane Arena Pinto, Leandro Trindade |
description |
Este trabalho tem por objetivo primeiramente relatar e, posteriormente refletir sobre as experiências realizadas em aula aliando Português/Literatura às ferramentas utilizadas na Informática. Com projeto iniciado em 2010, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município do Rio de Janeiro, a proposta do uso da Informática teve por prioridade auxiliar os alunos com problemas em sua alfabetização. Ao longo do ano letivo, com os resultados alcançados, este projeto foi se tornando mais abrangente, diversificando as possibilidades e os caminhos do ensino, nos quais os discentes, ao ganharem mais autonomia a partir dos seus próprios conhecimentos sobre a área de Informática, acabam por tornarem-se agentes da sua própria aprendizagem e, consequentemente, letramento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2338 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2338/1582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181806522368 |