A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Juracy Assmann
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mügge, Ernani, Alles, Seli Blume
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154
Resumo: Este artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho.
id UFRGS-7_32a7f63bbe87a329013f1bcdd0e10d2d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/77154
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Tecnologia aliada à Leitura de Textos LiteráriosEnsino médioLiteraturaMetodologiaTecnologiasA Tecnologia aliada à Leitura de Textos LiteráriosEste artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7715410.22456/1982-1654.77154Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45977https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45978Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Juracy AssmannMügge, ErnaniAlles, Seli Blume2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/77154Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
title A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
spellingShingle A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
Saraiva, Juracy Assmann
Ensino médio
Literatura
Metodologia
Tecnologias
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
title_short A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
title_full A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
title_fullStr A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
title_full_unstemmed A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
title_sort A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
author Saraiva, Juracy Assmann
author_facet Saraiva, Juracy Assmann
Mügge, Ernani
Alles, Seli Blume
author_role author
author2 Mügge, Ernani
Alles, Seli Blume
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Juracy Assmann
Mügge, Ernani
Alles, Seli Blume
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Literatura
Metodologia
Tecnologias
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
topic Ensino médio
Literatura
Metodologia
Tecnologias
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
description Este artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154
10.22456/1982-1654.77154
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.77154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45977
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45978
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183540424704