A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154 |
Resumo: | Este artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho. |
id |
UFRGS-7_32a7f63bbe87a329013f1bcdd0e10d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/77154 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos LiteráriosEnsino médioLiteraturaMetodologiaTecnologiasA Tecnologia aliada à Leitura de Textos LiteráriosEste artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7715410.22456/1982-1654.77154Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45977https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45978Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Juracy AssmannMügge, ErnaniAlles, Seli Blume2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/77154Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
title |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
spellingShingle |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários Saraiva, Juracy Assmann Ensino médio Literatura Metodologia Tecnologias A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
title_short |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
title_full |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
title_fullStr |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
title_full_unstemmed |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
title_sort |
A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
author |
Saraiva, Juracy Assmann |
author_facet |
Saraiva, Juracy Assmann Mügge, Ernani Alles, Seli Blume |
author_role |
author |
author2 |
Mügge, Ernani Alles, Seli Blume |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Juracy Assmann Mügge, Ernani Alles, Seli Blume |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Literatura Metodologia Tecnologias A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
topic |
Ensino médio Literatura Metodologia Tecnologias A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários |
description |
Este artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154 10.22456/1982-1654.77154 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.77154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45977 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154/45978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183540424704 |