ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Vítor Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790
Resumo: Neste artigo busco trazer a Antropologia para dentro da Educação Básica, percebendo o ofício do etnógrafo como revelador de “atos cognitivos” – olhar, ouvir e (d)escrever, que podem colaborar, na práxis cotidiana do(a) professor(a) na sala de aula, tanto na produção de conhecimento sobre a escola quanto na sua pedagogia com os discentes. Ao considerar que o ofício docente deve ser pautado em uma ação reflexiva e (auto)crítica em relação ao outro, pensando principalmente na relação simbiótica entre a pesquisa e a docência, compreendo que a etnografia pode colaborar na pedagogia de aprender com o outro. Ao olhá-lo cuidadosamente, ao ouvi-lo atentamente, estando presente de corpo inteiro, pode-se vislumbrar outra possibilidade de se pensar e produzir conhecimento. Assim, o trabalho destaca a valorização dos encontros intersubjetivos cotidianos presentes na escola entre professores, discentes e funcionários, na tentativa de elaboração de um saber que compreenda a diferença e a diversidade cultural existente no ambiente escolar. 
id CP2-1_c10dc358c4dc9f2c3388fca0ee910e5d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1790
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docenteAntropologiaEscola básicaAtos cognitivosEtnógrafoDocente.Neste artigo busco trazer a Antropologia para dentro da Educação Básica, percebendo o ofício do etnógrafo como revelador de “atos cognitivos” – olhar, ouvir e (d)escrever, que podem colaborar, na práxis cotidiana do(a) professor(a) na sala de aula, tanto na produção de conhecimento sobre a escola quanto na sua pedagogia com os discentes. Ao considerar que o ofício docente deve ser pautado em uma ação reflexiva e (auto)crítica em relação ao outro, pensando principalmente na relação simbiótica entre a pesquisa e a docência, compreendo que a etnografia pode colaborar na pedagogia de aprender com o outro. Ao olhá-lo cuidadosamente, ao ouvi-lo atentamente, estando presente de corpo inteiro, pode-se vislumbrar outra possibilidade de se pensar e produzir conhecimento. Assim, o trabalho destaca a valorização dos encontros intersubjetivos cotidianos presentes na escola entre professores, discentes e funcionários, na tentativa de elaboração de um saber que compreenda a diferença e a diversidade cultural existente no ambiente escolar. Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 2-122525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790/1284Pimenta, Vítor Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1790Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
title ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
spellingShingle ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
Pimenta, Vítor Gonçalves
Antropologia
Escola básica
Atos cognitivos
Etnógrafo
Docente.
title_short ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
title_full ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
title_fullStr ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
title_full_unstemmed ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
title_sort ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
author Pimenta, Vítor Gonçalves
author_facet Pimenta, Vítor Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Vítor Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Escola básica
Atos cognitivos
Etnógrafo
Docente.
topic Antropologia
Escola básica
Atos cognitivos
Etnógrafo
Docente.
description Neste artigo busco trazer a Antropologia para dentro da Educação Básica, percebendo o ofício do etnógrafo como revelador de “atos cognitivos” – olhar, ouvir e (d)escrever, que podem colaborar, na práxis cotidiana do(a) professor(a) na sala de aula, tanto na produção de conhecimento sobre a escola quanto na sua pedagogia com os discentes. Ao considerar que o ofício docente deve ser pautado em uma ação reflexiva e (auto)crítica em relação ao outro, pensando principalmente na relação simbiótica entre a pesquisa e a docência, compreendo que a etnografia pode colaborar na pedagogia de aprender com o outro. Ao olhá-lo cuidadosamente, ao ouvi-lo atentamente, estando presente de corpo inteiro, pode-se vislumbrar outra possibilidade de se pensar e produzir conhecimento. Assim, o trabalho destaca a valorização dos encontros intersubjetivos cotidianos presentes na escola entre professores, discentes e funcionários, na tentativa de elaboração de um saber que compreenda a diferença e a diversidade cultural existente no ambiente escolar. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790/1284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 2-12
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180184375296